fbpx

7 vezes C. S. Lewis foi citado na conferência geral

C.S. Lewis

C. S. Lewis tornou-se cristão depois de ter conversado com J.R.R. Tolkien, outro famoso astro literário. Ele se tornou, em suas próprias palavras, “o converso mais abatido e relutante de toda a Inglaterra.”

Lewis tornou-se um dos pensadores cristãos mais influentes da era moderna. Ele tem sido citado com frequência por líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nas Conferência Geral da Igreja, bem como nas devocionais da BYU.

Aqui estão sete vezes C. S. Lewis foi citado pelos líderes da Igreja.

Citações de C. S. Lewis na conferência geral

No discurso de outubro de 2021 “O maior de todos os bens“, o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, cita C. S. Lewis teorizando que Deus diria:

“Não quero (…) seu tempo[,] (…) seu dinheiro (…) [ou] seu trabalho [tanto quanto] quero você. [Quanto a esta árvore que você está podando,] não quero cortar um ramo aqui e outro ali; quero abater [tudo]. [Quanto a este dente,] não quero [raspá-lo], [revesti-lo] ou [obturá-lo]. [Quero] arrancá-lo. [Na verdade, quero que você] me entregue todo o seu ser natural (…) [e] dar-lhe-ei um novo ser.  Na verdade, dar-lhe-ei de Mim mesmo: Minha (…) vontade se tornará [sua vontade]”.

“Cartas de um Diabo a Seu Aprendiz” é uma das obras mais famosas de Lewis. O Élder Michael J. Teh, dos Setenta, citou essas cartas em seu discurso em outubro de 2007 “De pequenas coisas“. Ele citou o seguinte conselho das “enganosas” cartas:

“A despeito do que você faça, sempre haverá um pouco de bondade e um pouco de maldade na alma do seu alvo.  O ideal é fazê-lo canalizar essa malevolência para os mais próximos, que ele vê todos os dias, e a benignidade para os mais distantes e desconhecidos.  Assim a maldade se torna bem real e a bondade, amplamente imaginária.”

A irmã Michelle Craig, a primeira conselheira na Presidência Geral das Moças, fez referência à seguinte citação de Lewis em seu discurso de outubro de 2018 “Descontentamento Divino“:

“Imaginem-se como uma casa viva.  Deus entra e reconstrói essa casa.  A princípio, você talvez não consiga entender o que Ele está fazendo.  Ele está consertando as calhas e eliminando as goteiras do telhado e assim por diante. Vocês sabiam que esse trabalho precisava ser feito e, por isso, não se surpreendem.  Mas, então, Ele começa a derrubar partes da casa de um modo que dói absurdamente. (…) [Você percebe] que Ele está construindo uma casa bem diferente daquela que você imaginou. (…) Você pensou que estava [sendo] transformado em uma bela casinha de campo, mas Ele está construindo um palácio.  E um palácio no qual Ele mesmo pretende morar”.

O Élder Dale E. Miller, dos Setenta, citou o “Mere Christianity” de Lewis em seu discurso de outubro de 2004 “Levar paz e cura para a alma“:

“[Deus] pode dedicar a cada um de nós uma quantidade infinita de atenção.  Ele não precisa lidar conosco como grupo.  Estamos tão a sós com Ele quanto estaríamos se fôssemos o único ser que Ele tivesse criado.  Quando Cristo morreu, Ele o fez por nós individualmente, como se só houvesse eu ou você sobre a face da Terra”.

Veja também: Como Jesus Cristo pode ser uma fonte de água viva?

O Élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, citou “o grande divórcio” de Lewis durante seu discurso de abril de 2018 “Trabalho de templo e história da família: Selar e curar“:

“[Os mortais] falam o seguinte sobre o sofrimento terreno: ‘Nenhuma felicidade futura pode compensar essas coisas’, sem saber que os céus, uma vez alcançados, agirão de trás para frente, transformando até mesmo a agonia em glória. (…) Os bem-aventurados dirão: ‘Nunca vivemos em qualquer outro lugar que não nos céus’”.

O Élder James E. Faust, do Quórum dos Doze Apóstolos, referiu-se ao que chamou de “tácticas diabólicas” de “Cartas de um Diabo a Seu Aprendiz” no seu discurso de outubro de 1987 “O grande imitador”:

“Dir-se-á que estes são pecados muito pequenos; e, sem dúvida, como todos os jovens tentadores, está ansioso por poder denunciar uma maldade espetacular. Não importa quão pequenos sejam os pecados, desde que seu efeito cumulativo seja afastar o homem da luz e sair para o nada. Na verdade, o caminho mais seguro para o inferno é o caminho gradual — o declive gentil, suave sob os pés, sem curvas bruscas, sem marcos, sem sinalização.”

O Élder Neal L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, citou Lewis em seu discurso de abril de 2017 “Vencer o mundo“:

“Cristo diz: ‘Dê-me tudo.  Não quero um pouco do seu tempo, do seu dinheiro ou do seu trabalho: Quero você’”

Quantas vezes Lewis foi citado na conferência geral?

Embora Lewis tenha sido citado em publicações da igreja mais de 100 vezes, ele foi citado mais de 30 vezes na conferência geral. C. S. Lewis foi o não – Santo dos Últimos Dias mais citado durante a Conferência Geral, de acordo com Deseret News,

Qual é a citação mais famosa de C. S. Lewis?

Embora Lewis tenha muitas citações famosas, uma delas é: “acredito no cristianismo como acredito que o sol nasceu — não apenas porque o vejo, mas porque por ele vejo todo o resto.”

Por que Lewis é mais conhecido?

Lewis é o autor por trás da popular série de livros infantis “As Crônicas de Nárnia.” Ele também é conhecido por sua teologia cristã em obras como “Mere Christianity” e “a Grief Observed.” Ele foi um escritor prolífico, mas seu livro com mais vendas é “O leão, a bruxa e o guarda-roupa”.

Quando C. S. Lewis se converteu ao cristianismo?

Em 1931. Quando Lewis andou com Tolkien na caminhada de Addison na Universidade de Oxford, ele e Tolkien tiveram uma conversa sobre mitologia e simbolismo. Quando ele foi para casa naquela noite, Ele escreveu sobre a experiência e passou a acreditar em Jesus Cristo. Ele se juntou à Igreja da Inglaterra, para leve consternação de Tolkien, como ele era católico.

Fonte: Deseret News

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *