Tabernáculos Mórmons: Edifícios Religiosos e Comunitários
SALT LAKE CITY – “Mormonismo em Fotos” é um ensaio fotográfico de MormonNewsroom.org retratando A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e seus membros ao redor do mundo. Hoje nós mostramos fotos (sendo muitas históricas) dos tabernáculos pioneiros mórmons construídos nos primeiros tempos da Igreja.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é conhecida por suas casas de adoração: templos, tabernáculos e casas de reunião. Enquanto cada uma delas é diferente em propósito, elas servem para ajudar as pessoas a se aproximarem de Deus de diversas maneiras.
Para os Mórmons, templos, dos quais teremos em breve 150 em operação, são os lugares mais sagrados da Terra e são utilizados para os mais altos sacramentos da fé – incluindo os casamentos especiais que, na crença Mórmon, unem um casal e seus filhos para a eternidade.
Santos dos Últimos Dias acreditam que os templos são “a casa do Senhor.” Quando um templo é dedicado para uso, apenas os membros devotos da Igreja que observam os princípios básicos da fé podem entrar.
Milhares de casas reuniões foram construídas para acomodar os crescentes 15 milhões de membros em todo o mundo.
Ao contrário de templos, as casas de reuniões (capelas) são abertas ao público em geral durante a semana para várias atividades e reuniões. Todos os visitantes são bem-vindos a participar do culto de domingo para aprender mais sobre os ensinamentos de Jesus Cristo.
Os Santos dos Últimos Dias chamavam suas casas de adoração de uma variedade de coisas no século 19. Tabernáculo, uma dessas variações, estão entre os melhores exemplos históricos da arquitetura dos santo dos últimos dias. Estes tabernáculos são usados não apenas para os cultos de domingo, mas são pontos de encontro da comunidade também. Tabernáculos frequentemente sediam eventos públicos, como shows, formaturas escolares, programas de corais, palestras e funerais. Tabernáculos e outros exemplos de casas de reuniões do século 19 foram em grande parte substituídas por capelas contemporâneas a partir da década de 1960. Estas capelas históricas se tornaram expressões materiais da fé mórmon e da engenhosidade pioneira.
Tabernáculos foram construídos a partir da década de 1840 até a década de 1950, em comunidades dos Santos dos Últimos Dias grandes e pequenas em todo o mundo.
Tabernáculo de Kanesville
O Tabernáculo de Kanesville foi um dos primeiros tabernáculos construídos por Santos dos Últimos Dias. Foi construído por cerca de 200 Santos dos Últimos Dias em apenas duas semanas e meia. Uma vez concluído, Brigham Young foi apoiado como o segundo profeta e presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no novo tabernáculo.
O presente tabernáculo de toras é uma réplica da sala de reunião original. O tabernáculo agora serve como um centro de visitantes da Igreja.
Tabernáculo de Provo
Os planos para a primeira casa de reunião em Provo começaram em 1852, embora o terreno tenha sido dedicado somente quatro anos mais tarde. O tabernáculo foi dedicado em 24 de agosto de 1867, e 52 anos depois, o prédio foi demolido. O tabernáculo maior e mais permanente já havia sido construído e foi dedicado em 1898.
O Tabernáculo de Provo era um ícone da comunidade para a cidade de Provo. Duas conferências gerais da Igreja foram realizadas lá. O presidente dos EUA, William H. Taft, falou assim como outros incontáveis líderes civis, da Igreja e residentes locais. Formaturas do ensino secundário, concertos e eventos especiais foram realizados naquele lugar. Foi renovado e atualizado várias vezes – a última vez em 1986, depois que o Presidente Thomas S. Monson, na época conselheiro na Primeira Presidência da Igreja, dedicou o edifício.
Nas primeiras horas de uma manhã nevada, em 17 dezembro de 2010, um alarme de incêndio ativou e o edifício histórico foi destruído, deixando apenas uma sombra do que costumava ser. Depois de muita oração, discussão, consulta e estudo sobre os restos do edifício, o Presidente Monson anunciou em outubro de 2011 durante a conferência geral uma feliz surpresa: que o templo de Provo City Center seria construído.
O templo de Provo City Center será o 150º templo em funcionamento da Igreja no mundo e o 16º no estado de Utah quando for dedicado domingo, 20 março de 2016.
Tabernáculo de Ogden
A Tabernáculo da estaca Weber foi mais tarde conhecido como o Tabernáculo Pioneiro de Ogden. Esta fotografia foi impressa em um cartão postal publicado pela Ogden News Company por volta de 1940. O tabernáculo foi originalmente construído na década de 1850; as cúpulas e entradas decorativas foram adicionadas em 1896. O edifício havia sido usado como biblioteca genealógica local, mas foi demolida em 1971 para construir o Templo de Ogden Utah, que foi dedicado em 1972.
O último tabernáculo construído pela Igreja foi construída em Ogden em 1956. O edifício foi construído com técnicas e materiais de aço e concreto modernos e reflete estilos arquitetônicos modernos.
Em 2010, a Igreja anunciou que o Templo de Ogden, com quase 40 anos de idade, seria remodelado e que o exterior seria arquitetonicamente alterado. O tabernáculo de 58 anos de idade foi remodelado ao mesmo tempo em que o Templo de Ogden estava sendo construído, e ambos foram dedicados pelo Presidente Thomas S. Monson em setembro de 2014.
Tabernáculo de Bountiful
A comunidade de Bountiful situa-se ao norte de Salt Lake City. A construção do Tabernáculo de Bountiful começou em 1857, e em 1863 foi concluída e inaugurada pelo presidente Heber C. Kimball, na época o primeiro conselheiro na Primeira Presidência da Igreja. O edifício de estilo renascentista grego foi projetado por Augustus Farnham, um membro de Massachusetts que se converteu à Igreja em 1843 e foi missionário na Austrália. O Tabernáculo de Bountiful foi o seu trabalho mais importante, e tornou-se conhecido em todo o mundo. O edifício está listado no Registro Nacional dos Estados Unidos de Lugares Históricos.
Tabernáculo de St. George
O Tabernáculo de St. George foi projetado para ser mais do que um lugar para Santos dos Últimos Dias adorarem. Ele foi e ainda é um local de encontro para a comunidade. Foi inaugurado em 1876 para servir como um edifício de obras públicas, originalmente hospedando reuniões da Igreja.
Hoje ele é aberto ao público e hospeda muitos eventos públicos, tais como concertos. O tabernáculo ganhou o apelido de “joia do deserto”.
No interior, o teto se eleva em 29 pés de altura com uma cornija de gesso, apoiado por 20 colunas. O balcão foi construída com 10 pés acima do chão, nas paredes norte, sul e leste, com duas escadarias circulares no lado leste. O relógio e sino principal da torre estão a 140 pés de altura. O arenito vermelho usado para construir o edifício foi extraído das montanhas mais próximas.
Tabernáculo de Salt Lake
Cerca de 300 milhas de distância de St. George para o norte da cidade do Lago Salgado. Os pioneiros mórmons, junto do Presidente Brigham Young como líder da Igreja, chegaram aqui em 1847.
O Tabernáculo foi concluída em 1867 e é um dos edifícios mais reconhecidos da cidade; ele está ao lado de outro edifício religioso altamente reconhecido, o Templo de Salt Lake.
Um dos aspectos interessantes do Tabernáculo é a forma como o telhado foi construído. Você pode ver como a abóboda foi construída nesse link (em inglês).
Dentro do Tabernáculo encontra-se o mundialmente famoso órgão, que, nas mãos de músicos especializados, acompanha o mundialmente famoso Coro do Tabernáculo Mórmon.
Centenas de reuniões da conferência geral da Igreja foram realizadas no Tabernáculo, e os presidentes dos Estados Unidos falaram de seu púlpito. Todos os domingos, o edifício histórico é o lar do programa Música e a Palavra Proferida (Music and the Spoken Word), a transmissão que ocorre a mais tempo em rádios nos EUA, que apresenta o Coro do Tabernáculo Mórmon. Com a adição da televisão, mais de 4.500 transmissões foram vistas e ouvidas desde que o programa começou em 15 de julho de 1929.
Em 2005, o Tabernáculo foi fechado por dois anos para a restauração da construção e para o estabelecimento de proteções sísmicas (terremotos). O Tabernáculo foi reaberto em 2007 com uma série de melhorias. Uma sessão da conferência geral de abril de 2007 foi realizada no Tabernáculo recentemente remodelado.
Mais ao norte, em Utah, dois outros tabernáculos foram concluídos, em Brigham City e Logan.
Tabernáculo de Brigham City
O local para o Tabernáculo de Brigham City foi escolhido pelo Presidente da Igreja Brigham Young, que depois de visitar um terreno diferente dos selecionados por oficiais locais da Igreja, subiu acima do monte Sagebrush, o ponto mais alto ao longo da avenida principal, e teria afirmado: “Este é o local para o seu tabernáculo”.
Em 8 de maio de 1865, o Presidente Young ajudou a colocar a pedra fundamental para o tabernáculo. Em cerca de 1880 reuniões começaram a realizar-se em uma estrutura um pouco incompleta. Em 1889, decidiram completar a construção adicionando uma torre, balcões, um vestíbulo na parte de trás, contrafortes cobertos de tijolos e outras melhorias. O tabernáculo foi concluído e dedicado em 28 de Outubro de 1890, pelo sucessor do Presidente Young, o Presidente Wilford Woodruff. Após um grande incêndio ter destruído o edifício em 1896, a estrutura foi reconstruída e dedicada em 1897.
Em 23 de setembro de 2012, o Templo de Brigham City Utah foi dedicado na rua em frente ao tabernáculo.
Tabernáculo de Logan
A construção do tabernáculo de Logan foi iniciada em 1865 e levou 27 anos para ser concluída. Durante esse tempo, o trabalho foi adiado duas vezes. Em 1873, o trabalho parou por causa de novos planos para ampliar o tamanho do edifício. O segundo atraso veio em 1877, depois que os trabalhadores concluíram as paredes exteriores e saíram do tabernáculo para terminar o templo de Logan nas proximidades. Ele foi dedicado em 1891 pelo Presidente da Igreja Wilford Woodruff.
O primeiro órgão do tabernáculo de Logan chegou de Louisville, Kentucky, em 1908. Muitas adições e melhorias foram feitas desde então, incluindo um órgão elétrico em 1953. O instrumento é atualmente composto por 44 fileiras de tubos e mais 2.850 tubos individuais controlados por três consoles manuais de pedais.
Tabernáculo de Manti
A Tabernáculo de Manti foi construído por membros locais da Igreja e estava em uso na década de 1880. No entanto, o acabamento do edifício foi adiado por mais de uma década. O edifício foi finalmente dedicado pela Igreja SUD pelo Presidente Joseph F. Smith em 1903. A principal capela tem um teto de 30 pés de altura e uma torre central no estilo vitoriano.
Em 2014, a Igreja iniciou um projeto para preservar o tabernáculo.
Tabernáculo de Paris Idaho
O Tabernáculo de Paris Idaho, localizado ao norte de Bear Lake, foi dedicado em 15 setembro de 1889 pelo Presidente da Igreja Wilford Woodruff.
Custou US$ 50.000 para construir o tabernáculo original, e ele comportava 2.000 pessoas sentadas. O tabernáculo foi adicionado ao Registro Nacional de Lugares Históricos em 1972.
O tabernáculo foi recentemente remodelado em 2004 a 2005 e continua a funcionar como um ponto de encontro para as congregações da estaca Bear Lake Idaho e da comunidade.
Tabernáculo da Estaca Uintah
O Tabernáculo da Estaca Uintah, localizado no leste de Utah em Vernal, foi concluído em 1900 e inaugurado em 1907 pelo Presidente da Igreja Joseph F. Smith. O tabernáculo, construído através dos sacrifícios dos pioneiros mórmons, serviu os Santos dos Últimos Dias por muitos anos.
O Templo de Vernal foi construído dentro do escudo exterior da estrutura original de 1907 e foi dedicado em 1997 pelo Presidente Gordon B. Hinckley.
Tabernáculo de Honolulu Havaí
O Tabernáculo de Honolulu Havaí é rotulado como o “último de sua espécie” a ser construído e está localizado na ilha de Oahu.
A estrutura, com a segunda maior torre na área e uma luz em cima, foi concluída em 1941, cerca de quatro meses antes de Pearl Harbor ser bombardeada. De acordo com o Emérito Setenta Élder David E. Sorensen, durante a oração dedicatória em 17 de agosto de 1941, o Presidente David O. McKay, na época segundo conselheiro na Primeira Presidência, “abençoou o tabernáculo para que não sofresse nenhum prejuízo relacionado com a guerra”. O tabernáculo não foi danificado no fatídico dia 7 de dezembro de 1941.
Há muitos outros tabernáculos históricos localizados em Utah, Califórnia, Idaho, Arizona e Wyoming – cada um construído com o artesanato pioneiro e o sacrifício de pessoas que estavam determinadas a dar o seu melhor para Deus e Seu Filho, Jesus Cristo.
Artigo original em mormonnewsroom.org. Traduzido por Esdras Kutomi.