fbpx

6 Coisas Que Toda Mulher Deve Entender Sobre Namoro na Igreja

Recentemente publicamos um artigo direcionado a ex-missionários e alguns dos erros comuns cometidos por eles ao retornarem para casa e iniciarem a busca por um namoro, relacionamento e companheira eterna. Com o mesmo propósito em mente, discutiremos neste artigo o outro lado da história, ou em outras palavras, alguns dos erros comuns que moças membros da Igreja cometem antes e durante o mesmo processo de busca pelo companheiro ideal, e como evitá-los.

1. A Ideia de Que “Rapazes Devem Gostar de Mim do Jeito Que Sou”

Mencionamos no artigo para os rapazes como a ideia de que as “pessoas devem gostar de mim do jeito que sou” não apenas é falsa, mas destrutiva quando utilizada no contexto do processo de namoro. O problema principal de tal ideia está no fato de que ela é constantemente utilizada por indivíduos (moças ou rapazes) como desculpa ou justificativa para a ausência de mudanças positivas na manutenção de nossa personalidade, espiritualidade e aparência física.

Embora moças tenham o poder de controlar as escolhas que farão no que diz respeito a que tipo de rapazes e homens procurarão para um relacionamento, a atração inicial que alguém sentirá por você (ou que você sente por rapazes) não é uma escolha consciente, de forma a tornar igualmente importante para mulheres (como afirmamos anteriormente que é para homens) o contínuo processo de desenvolvimento pessoal, tanto do interior como do exterior.

É verdade que homens por natureza são “seres visuais.” É entretanto uma ilusão pensar que você precisa ser um modelo de holywwod para atrair a atenção de quem deseja. Homens sentem-se atraídos não apenas por suas características físicas, mas por uma personalidade espontânea, vaidade saudável e sua natural energia feminina.

2. A Ideia de Que o Homem SEMPRE Precisa Agir Primeiro

Sem dúvida esse ponto precisa ser corretamente definido, visto que existe uma visível má concepção do papel do homem e mulher no processo de busca por relacionamentos. Eu de fato acredito que todo homem precisa aprender a tomar a iniciativa e assim agir ativamente e confiantemente quando lidando com mulheres com potencial para namoro. O problema, entretanto, está na falsa concepção alimentada por nossa cultura e sociedade de que mulheres jamais devem agir primeiro, e que serão vistas como “fáceis” se não deixarem os rapazes fazerem todo o trabalho de aproximação.

Moças, confiem em mim, isso não poderia estar mais longe da verdade. A imensa maioria dos homens, dentro ou fora da Igreja, não as valorizarão menos ou as verão como “fáceis” caso você tome a iniciativa em uma aproximação. Embora o atributo da confiança seja por natureza mais atraente em homens do que mulheres, tal característica as diferenciará das outras mulheres de maneira positiva, quando utilizado da maneira correta.

Se um rapaz sorrir para você, não tenha medo de sorrir de volta. Homens devem desenvolver a confiança necessária para chamar qualquer moça para uma dança em um baile, mas não morderemos ou pensaremos menos de você caso essa iniciativa seja tomada por você. Os exemplos podem variar, mas o princípio é o mesmo.

3. Homens Não Entendem as Mensagens Subliminares Femininas

Já se perguntaram alguma vez por que é tão difícil para homens entenderem aqueles sinais ou mensagens que mulheres constantemente inserem em mensagens simples do dia a dia?

Homens pedem seu número, você pede o deles de volta ao invés de prover o seu ou diz que está muito ocupada, e eles não entendem que isso é um sinal de que você não tem interesse. Seu namorado ou marido pergunta se tudo bem para você se eles passarem aquela sexta-feira a noite jogando futebol com os amigos, você com a cara fechada responde “sem problema, se é isso que você quer fazer,” e eles não entendem que quando você diz “sem problema” é porque sim, existe um problema. Uma mulher diz a seu marido que não quer apenas que ele ajude com o serviço de casa, mas quer que ele “queira” ajudar com o serviço de casa. Homens ficarão confusos e se perguntaram por que raios você deseja que eles desejem fazer tarefas domésticas e não compreenderão que para você o que realmente importa é que eles naturalmente e espontaneamente tenham o desejo de lhe ajudar.

Uma lista de exemplos poderia ser citada aqui, mas o princípio é o mesmo para praticamente todos os itens — homens não entendem a mensagem que está nas entrelinhas do que você diz. Sim, para vocês mulheres a mensagem é tão fácil de decifrar como uma equação de 2 + 2 = 4, mas a mente masculina simplesmente não se comunica através de mensagens nas entrelinhas. Se deseja que um homem entenda o que te irrita, frustra ou te faz feliz, simplesmente comunique de maneira simples o que sente e porque sente-se dessa maneira. Para um homem, nada é mais chato e desgastante em um relacionamento do que joguinhos e drama desnecessário por coisas que poderiam simplesmente serem resolvidos com uma melhor comunicação.

4. Missão Não Define Caráter Para Um Relacionamento

É verdade que um rapaz que serviu missão teve a oportunidade de vivenciar experiências como o potencial de transformá-lo e moldar seu caráter positivamente para uma futura relação. O ponto em questão é que o simples fato de um rapaz ter servido missão não é garantia de um relacionamento pefeito ou livre de adversidades, tampouco garante que este tempo foi devidamente e honrosamente utilizado.

É louvável que moças tenham o desejo e meta de se relacionarem com rapazes ex-missionários, mas é imprudente presumir que ele está pronto para um relacionamento sério e casamento no templo apenas por ter carregado uma plaqueta durante dois anos. Ex-missionários que serviram verdadeiramente de maneira honrosa possuem um comportamento e vida pós-missão que torna evidente o tipo de missionários que foram. O mesmo se aplica para o oposto. Ser um ex-missionário é apenas um ponto a ser analisado, através de ações e não de um “certificado de conclusão.” Há ainda muitos homens e rapazes que por uma razão ou outra não tiveram a oportunidade de servir e ainda assim são excelentes almas que em muitos casos verdadeiramente possuem o que precisam para fazer uma mulher feliz.

5. Esperar Estabilidade Financeira de um Ex-Missionário

Um desejo comum de muitas mulheres na Igreja é encontrar para um relacionamento um “pacote completo,” ou em outras palavras, ex-missionários que possuam uma série de características e já estejam em um estágio de estabilidade financeira em suas vidas. Procurar estabilidade financeira em recentes ex-missionários, entretanto, é tão coerente quanto procurar um casamento no templo com não membros da Igreja. Na imensa maioria dos casos, essa é simplesmente uma expectativa irreal e uma ilusão que trará frustração tanto para rapazes quanto para você.

Jovens que acabam de retornar de suas missões frequentemente chegam em casa com poucos ou nenhum recurso, mas com muitas metas e um desejo sincero de alcançá-las através do trabalho e estudo. Alcançar estabilidade financeira, entretanto, é um lento processo que é mais facilmente alcançado em dois, do que sozinho. Moças, todos sabemos que mulheres detestam serem tratadas diferente apenas por suas características físicas, quando em muitos casos, você sabem que possuem muito mais para oferecer. Da mesma forma, poucas coisas irritam mais os homens do que serem medidos por suas aquisições financeiras, quanto ganham ou se possuem carro ou não.

Pergunte a qualquer jovem casal… Nada é mais recompensador do que o sentimento alimentado por muitos casais de que construíram uma vida juntos, trabalhando lado a lado como reais companheiros, por suas aquisições seculares e estabilidade financeira.

6. Não Existe Rapaz Perfeito

Na Conferência de Abril de 2016 o Élder Uchtdorf arrancou risos e aplausos de milhões de membros ao redor do mundo ao afirmar:

“Agora, apenas uma palavra para vocês, nossos irmãos solteiros, que seguem a falsa noção de que precisam primeiro encontrar a “mulher perfeita” antes de começarem a namorar sério ou de se casarem. Meus amados irmãos, quero lembrá-los de que, se houvesse uma mulher perfeita, acham realmente que ela estaria interessada em vocês?.”[1]

Embora a afirmação seja absolutamente verdadeira em relação a muitos homens, é evidente que ela é igualmente verdadeira com relação a muitas mulheres. Em outras palavras, se realmente existisse um homem perfeito, “acham realmente que ele estaria interessado em vocês?”

O Presidente Kimball comentou essa ilusão de “companheiro perfeito” ou “Alma gêmea” quando declarou:

“As “almas gêmeas” são ficção e uma ilusão; e embora todo rapaz e toda moça busque com total diligência e espírito de oração o cônjuge com o qual a vida será a mais compatível e bela possível, é certo que quase todo bom homem e boa mulher podem ter felicidade e um casamento bem-sucedido se ambos estiverem dispostos a pagar o preço.”[2]

Permitamos que o próprio Elder Uchtdorf aponte a direção correta a seguir no que diz respeito a que tipo de rapazes devem procurar:

“No plano de felicidade estabelecido por Deus, não devemos procurar alguém perfeito, mas uma pessoa com quem, ao longo de toda uma vida, possamos nos esforçar juntos para criar um relacionamento amoroso, duradouro e mais perfeito. Essa é a meta.”[1]

Conclusão

Como o título de um famoso livro afirma, “homens são de marte e mulheres são de vênus.” Pensamos, sentimos, agimos, reagimos e respondemos a diversas situações de maneira diferente. São, entretanto, essas mesmas diferenças que permitem que homens e mulheres se completem nos níveis mais distintos e profundos em um relacionamento.

Concorda ou discorda de algum ponto desse artigo? Deixe seu comentário!

Referências

[1] Dieter Uchtdorf. Conferência Geral de Abril de 2016.
[2] Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Spencer W Kimball

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Luiz Botelho
Luiz Botelho serviu na Missão Santa Maria e atualmente mora em Provo-Ut. Estuda Antropologia na Utah Valley University e descobriu na Ciência, História, Filosofia e Teologia sua verdadeira paixão. Atualmente trabalha voluntariamente como Diretor Internacional da FairMormon, é autor do Interpretenefita.com e um dos Diretores da More Good Foundation no Brasil.
Presidente e irmã Uchtdorf na rededicação do templo de Freiberg
Presidente Uchtdorf rededica templo de Freiberg Alemanha
jesus cristo
Jesus Cristo - Na visão de um mórmon, quem foi ele?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *