fbpx

Quais são as orientações de segurança para reuniões na Igreja?

Hoje, a falta de segurança, o sentimento de perigo e estar sempre alerta faz parte do nosso cotidiano. Em certos lugares não podemos andar com o celular na mão, somos obrigados a estar agarrados com as nossas mochilas ou bolsas e precisamos constantemente estar atentos ao ambiente em que estamos.

Para entrar em casa precisamos ser rápidos e prestar atenção ao nosso redor. Responsáveis e escolas precisam orientar crianças a como reagir em relação ao perigo. É difícil relaxar. Mas infelizmente essa é uma realidade e precisamos nos adaptar.

Além de nos adaptar, não podemos deixar com que essas situações nos consumam. Garantir nossa segurança é importante, contudo, devemos e podemos nos divertir, passear com a família e congregar na Igreja.

Assim, foi pensando em como garantir a nossa segurança, enquanto adoramos ao Senhor ou nos reunimos em atividades salutares, que a Igreja tem um material completo sobre diretrizes de segurança em atividades.

Em uma recente carta direcionada aos líderes da Igreja, a Primeira Presidência reafirmou essas diretrizes, além de enfatizar a importância das atividades para os membros.

Nessa carta, a Primeira Presidência enfatiza algumas diretrizes de segurança que envolvem o bem estar físico e espiritual dos participantes.

Entre elas está um treinamento para todas as pessoas que servem com crianças e jovens e algumas instruções específicas sobre o treinamento.

Veja a seguir algumas das diretrizes destacadas no comunicado

  • Promova a segurança espiritual, moral, emocional e física dos participantes. Todas as condutas e interações devem ser coerentes com os padrões da Igreja e ser um exemplo de comportamento cristão.
  • Planeje atividades seguras em espírito de oração (ver Manual Geral, item 20.7.6.1). Um bom planejamento de segurança não só protege os participantes, mas também protege a Igreja, os membros e os líderes locais. As atividades devem ser adequadas à idade, à maturidade e à capacidade dos participantes.

Em um outro comunicado de outubro de 2019 direcionado aos líderes e dado pelo então Bispado Presidente, aprendemos sobre outras diretrizes importantes que devem ser aplicadas para a segurança de todos os que desfrutam das atividades e reuniões da Igreja.

segurança na igreja

Veja as orientações presentes no comunicado:

Orientação para os membros da Igreja

  • Sempre siga os sussurros do Espírito Santo.
  • Esteja atento ao que está acontecendo em volta. Saiba o que parece e o que não parece normal.
  • Se você estiver em uma situação (reunião, entrevista, atividade, etc.) que lhe dê a impressão de
  • que algo está errado, saia do local e ligue para o líder responsável, se possível, ou para a polícia.
  • Seja gentil com os visitantes nas reuniões da Igreja; no entanto, se você observar qualquer comportamento fora do comum, informe os líderes locais, se possível, ou chame a polícia.
  • Informe os líderes locais sobre atividades suspeitas nos edifícios da Igreja ou nos seus arredores. Observe o comportamento da pessoa (se é perigoso ou assustador), não a aparência.
  • Evite ficar sozinho nos edifícios da Igreja. Os líderes orientam os membros — especialmente mulheres e jovens — a não ficarem sozinhos nos edifícios da Igreja (ver Manual 1, 8.3.5).
  • Assegure-se de que o estacionamento está seguro antes de sair do veículo. Tranque o veículo que for deixado no estacionamento. Mantenha objetos pessoais fora de vista — inclusive bolsas, aparelhos eletrônicos e controles remotos que abrem portões de garagem. Evite ficar sozinho no estacionamento.
  • Ao sair de um edifício, verifique à sua volta se há alguma coisa suspeita antes de voltar para o veículo.
  • Não entre em um edifício que parece ter sido invadido ou vandalizado. Dependendo da localização, ligue para a pessoa adequada para relatar o ocorrido.
  • Não deixe pacotes, pastas, mochilas ou bolsas sem supervisão. Não toque em bolsas, sacolas ou embalagens suspeitas. Informe os líderes sobre objetos suspeitos.
  • Mantenha as informações da Igreja em segurança. Não tire fotografias de locais onde são guardados documentos da Igreja (como a sala do bispado ou a secretaria), não publique informações pessoais de qualquer pessoa ou dias e horários de entrevistas na internet, exceto por meio dos recursos aprovados pela Igreja para essas informações.
  • Saiba a localização dos alarmes de incêndio e saídas do edifício e conheça os procedimentos de evacuação de emergência do edifício.

Em um outro trecho do comunicado lemos as seguintes instruções que podem ajudar em nossa segurança enquanto estivermos na capela:

  • Em locais onde o risco é maior, pode ser aconselhável ter um homem (ou dois, dependendo das condições locais) andando pelo estacionamento ou propriedade da Igreja durante as atividades da Igreja a fim de mostrar a presença de um segurança. Nesses casos, se confrontados, os líderes devem evitar conflitos em relação a problemas envolvendo a propriedade.
  • Se houver repetição de atividades criminosas no edifício ou na área, talvez seja melhor deixar as luzes da entrada principal acesas e manter todas as entradas trancadas, exceto as necessárias, para dificultar o acesso.

A partir dessas diretrizes, vemos como o Senhor está preocupado com Seus filhos e quer que eles estejam preparados para eventuais situações de risco.

Desse modo, assim como guardamos mandamentos ‘simples’ como fazer oração ou ler as escrituras, precisamos estar atentos ao que o Senhor nos instrui em todos os âmbitos de nossa vida e isso inclui a nossa segurança física.

Como os seus líderes se organizam para ter reuniões e atividades mais seguras em sua área? Compartilhe conosco.

| Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *