fbpx

O que os mórmons podem comer?

O que os mórmons podem comer?

O que os mórmons podem comer?

Algumas pessoas falam sobre o “código de saúde Mórmon” que na verdade é chamado de Palavra de Sabedoria. Eles tendem a se concentrar no que você não pode ingerir – café, chá preto, álcool, tabaco, drogas – e esquecendo-se que este código também nos diz o que comer. Mórmon é um apelido, que é por vezes utilizado para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e seu código de saúde está em um livro de escritura chamado de Doutrina e Convênios. Este livro contém revelações modernas, a maioria dos quais vem do tempo em que a Igreja estava em seu início.  A Bíblia, o Livro de Mórmon, Pérola de Grande Valor e Doutrina e Convênios são livros usados pelos mórmons como escrituras.

Este código de saúde está na seção 89 de Doutrina e Convênios. (Seção seria o mesmo que capítulos). Emma Smith, esposa do Profeta Joseph Smith, viu o uso excessivo de tabaco, durante uma reunião em sua casa, especialmente desde que os homens começaram a mastigar e cuspir tabaco no chão. Queixava-se para o marido e perguntou-se se um hábito tão imundo era realmente aceitável para o Senhor. Ninguém naquela época sabia que o tabaco é prejudicial à saúde.

Joseph Smith orou para saber se o tabaco era aceitável a Deus. Então o Senhor forneceu orientação única a Joseph Smith, sobre o tabaco, entregando-lhe um código de saúde completo. Após esse código de saúde, como era conhecido, pesquisadores contemporâneos notaram que os mórmons, têm muito menos problemas de saúde do que outras pessoas. Este código contém os princípios básicos de saúde, que em 1833, quando foi revelado, era pouco conhecido. Recomendava-se que as pessoas fizessem mudanças em sua dieta normal.

Esta revelação é baseada na doutrina Mórmon de que o nosso corpo é uma dádiva de Deus. Mórmons descrevem seu corpo como um templo, porque é onde habita o nosso espírito que também criado por Deus. Tratar o corpo com respeito é uma das maneiras de demonstrar amor a Deus e gratidão por este dom que Ele nos deu.

Embora a maior atenção tem sido dada para o que não fazer, com essa revelação também foi dito o que comer para manter o corpo saudável.

Alimentação balanceada

Imagem via brasilescola.uol.

Os Mórmons são aconselhados a comer frutas, verduras, legumes e grãos integrais, que é a base para uma dieta saudável. Algumas ervas são também benéficas para o organismo. Embora seja aceitável que os mórmons comam carne e peixe, eles são ensinados a comê-los com moderação, que é também algo aconselhado pela medicina moderna.

A revelação sugere reservar carne para tempos de fome, inverno e tempo frio. (Em 1800 os tempos eram ruins, sem nenhuma colheita e sem crescimento.)

A promessa foi dada para aqueles que obedecessem a este mandamento:

18 E todos os santos que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas, obedecendo aos mandamentos, receberão saúde para o umbigo e medula para os ossos;

19 E encontrarão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos;

20 E correrão e não se cansarão; e caminharão e não desfalecerão.

21 E eu, o Senhor, faço-lhes uma promessa de que o anjo destruidor passará por eles, como os filhos de Israel, e não os matará. Amém.

(Doutrina e Convênios, seção 89 versículos de 18 a 21)

Embora este mandamento parecesse estranho em 1800, hoje nós entendemos que isso é exatamente como as pessoas devem comer, a fim de ser saudável. Enquanto a maioria das pessoas não seguem esses padrões, a ciência tem, mais uma vez, se encontrado com os ensinamentos de Deus.

Esse artigo foi traduzido do inglês: https://mormonrules.com/list/mormon-rules-what-mormons-can-eat. Imagem principal via cs.elds.org.

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Presidente Thomas S Monson
Thomas S. Monson, Presidente da Igreja SUD foi hospitalizado. Alta...
Aula em Vanuatu - programa piloto de educação da Igreja
Programa piloto da Igreja traz educação à jovens e crianças em...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *