fbpx

É fácil ser presidente da Sociedade de Socorro? Veja como ajudar

Quando sabemos como ajudar, mesmo os menores sinais de apoio e amor podem causar um grande impacto em nossas alas e ramos.

A ex-presidente geral da Sociedade de Socorro, Jean B. Bingham, ensinou:

“A Sociedade de Socorro não é apenas um grupo social, a Sociedade de Socorro é uma forma organizada de atender às necessidades. Desejo que todas as pessoas compreendam o poder da Sociedade de Socorro. Quando trabalhamos juntos, temos o potencial e o poder de realmente fazer mudanças no mundo, de coração a coração, quando nos ajudamos mutuamente.”

Aprender a apoiar nossas presidentes da Sociedade de Socorro é uma das maneiras pelas quais podemos liberar o poder dessa instituição divina, e ajudar a fazer mudanças reais no mundo.

Conversei com oito presidentes anteriores e atuais da Sociedade de Socorro para entender o que os membros da ala podem fazer (e talvez não fazer) para ajudar a presidente a cumprir suas responsabilidades e atender às necessidades da ala e da comunidade.

As irmãs com quem falei vêm de uma variedade de locais e situações da ala. Suas percepções também me levaram a considerar minha própria experiência como presidente da Sociedade de Socorro de uma ala de jovens adultos solteiros e como conselheira de uma presidência da Sociedade de Socorro de uma estaca de jovens adultos solteiros.

Então, o que é que eu aprendi? Como podemos ajudar nossas presidentes da Sociedade de Socorro e liberar o poder da Sociedade de Socorro? Bem, podemos começar a partir do momento em que a irmã é chamada para servir.

Servir como presidente da Sociedade de Socorro: comece do início

Animação, antecipação, medo, nervosismo—todas essas emoções e muitas outras podem encher o coração de uma mulher nos dias e semanas após ser chamada como presidente da Sociedade de Socorro.

Nós, como membros da ala, familiares e amigos, podemos usar nossas palavras para ajudar a impulsionar seus pensamentos em direção à confiança e à calma. Por exemplo, podemos oferecer nosso testemunho de que seu chamado vem do Senhor.

McKenzie foi chamada para servir como presidente da Sociedade de Socorro de sua ala familiar em St.Louis, Missouri, quando tinha três filhos pequenos. McKenzie diz:

“A ex-presidente da Sociedade de Socorro me disse que sabia que eu seria presidente desde quando me mudei. Eu só estava na ala há oito meses e ainda me sentia muito nova. As suas palavras encheram-me de paz e confiança.”

Andrea teve uma experiência semelhante quando foi chamada para servir como presidente em sua ala em Utah.

“Quando fui chamada, pedi a um punhado de irmãs da minha ala que viessem até mim durante algumas semanas e me dissessem por que achavam que eu tinha sido chamada.

Na verdade, me ajudou a me sentir mais confiante e apoiada no meu novo papel, embora tivesse muito a aprender. …Isso me ajudou a sentir que o bispo não apenas tirou meu nome de um chapéu, mas que talvez seja realmente aqui que o Pai Celestial quer que eu sirva agora.”

Quando meu próprio bispo me chamou para servir como presidente em nossa ala de jovens adultos solteiros em Salt Lake City, ele cuidadosamente fez questão de me dizer que ele tinha sentido fortemente do Espírito que eu deveria estar neste chamado neste momento.

Ouvir isso do meu bispo foi um lembrete necessário quando me senti nervosa com esta nova oportunidade.

Além disso, as presidentes da Sociedade de Socorro podem buscar sua própria inspiração de que estão no chamado certo. Julie era presidente de uma ala em Utah e descobriu que orar sobre duas perguntas a ajudava a se sentir mais confiante em seu chamado.

A primeira pergunta foi “por que eu?” e a segunda pergunta foi: “porquê agora?”

“Aprender por que ela precisava de mim naquela posição em particular naquele momento foi realmente uma coisa incrível. E me deu uma espécie de ‘permissão’ para fazer exatamente o que ela pediu”, diz ela.

Amar e não comparar

Também podemos ajudar as presidentes da Sociedade de Socorro a sentirem-se entusiasmadas com o que o chamado trará às suas vidas. É claro que haverá desafios, mas ajudá-las a sentir-se entusiasmadas com a oportunidade será encorajador agora e motivador em dias difíceis.

Ramona, de Utah, diz: “Quando fui chamada pela primeira vez como presidente da Sociedade de Socorro [da ala da minha família], estava conversando com minha avó.

Ela também já havia servido como Presidente da Sociedade de Socorro e estava tão animada por mim! Ela disse: ‘você vai adorar esse chamado! Pode parecer desafiador agora, mas vocês passarão a amar tanto as irmãs! Quando forem desobrigadas, ficarão muito tristes, porque irão amá-las muito’.

Ela me ajudou a me sentir animada com o chamado e a importância de amar as irmãs. Ela tinha tanta razão! Chorei no dia em que fui desobrigada, não porque estava a sendo desobrigada, mas porque amava as irmãs e sentiria falta daquela relação especial com elas.”

Por último, é importante que, quando forem chamados novos presidentes, os deixemos seguir a revelação que lhes foi dada e não os comparemos com as lideranças anteriores. Ramona também diz:

“Pessoalmente, isso não aconteceu comigo, mas eu sei de outras que aconteceu: [as pessoas] comparam as coisas que você se sente guiado a fazer com outras pessoas que podem ter feito de forma diferente.

Todos somos chamados pelo Senhor. Todos nós trazemos diferentes dons, habilidades e talentos conosco. Estamos todos buscando revelação pessoal e avançando, liderando da maneira que nos sentimos inspirados a fazer.

No entanto, isso pode ser diferente do que outros o fazem, é assim que deveria ser. Temos de apoiar aqueles que são chamados pelas nossas palavras e ações. Todos nós somos voluntários e temos coisas a aprender também.

Precisamos permitir que outros passem pelo processo de aprendizagem, crescimento, inspiração e revelação.”

Lembre-se que a presidente da Sociedade de Socorro é uma pessoa comum

Várias das irmãs com quem falei mencionaram que pode ser útil que os membros da ala tenham em mente que, apesar de seu chamado, As presidentes da Sociedade de Socorro ainda são membros da ala com necessidades e como qualquer outra pessoa.

Emily G. atuou como presidente da Sociedade de Socorro de sua ala de jovens adultos solteiros em Logan, Utah. Ela diz:

“Um dos maiores equívocos é que as presidentes da Sociedade de Socorro são, de alguma forma, espiritualmente superiores ou ‘crentonas’, por falta de um termo melhor.

Aqui está a minha opinião sobre o que ser chamado para ser presidente da Sociedade de Socorro realmente significa: este chamado é incrivelmente único. É muito trabalhoso e tem muita recompensa.

A melhor recompensa é para a irmã no chamado. O crescimento espiritual que vem de estar neste chamado (quando levado a sério) é intenso e transformador.

Nada ajudará o seu testemunho da caridade de Jesus Cristo a crescer como estar em um chamado de serviço como presidente da Sociedade de Socorro. É um chamado que serve tanto àquela que o recebe como à congregação”.

Rebecca, que é presidente da Sociedade de Socorro em uma estaca em Menlo Park, Califórnia, também expressou o quanto o chamado abençoou sua própria fé. Ela observou ainda que lembrar que cada presidente está fazendo o seu melhor pode criar um ambiente mais amoroso:

“As presidentes da Sociedade de Socorro, como todos os líderes da Igreja, não pediram seus chamados. … Ninguém coloca o nome no chapéu para seleção. As pessoas gostam de reclamar dos bispos ou de outros líderes, e sinto-me desconfortável quando ouço estas coisas.

As queixas são reais e provavelmente justificadas. Todo mundo é humano e propenso a equívocos, tropeços e simplesmente entender algo errado.

No entanto, é útil lembrar que aqueles em chamados de liderança estão fazendo o melhor que podem e estão tentando. Estou entusiasmada por poder consagrar-me a mim e à minha vida a Jesus Cristo. Se eu realmente o amo, vou alimentar Seus cordeiros, um a um”.

Deseret serviu em uma ala de jovens adultos solteiros na Universidade Brigham Young. Ela também encontrou propósito ao se concentrar nos convênios que fez para servir.

“A Sociedade de Socorro é uma organização religiosa, não um clube social”, diz ela. “Não é função da presidente da Sociedade de Socorro ser divertida ou ter decorações fofas ou tornar as coisas divertidas o tempo todo ou lidar com o drama. Seu foco é servir e levar as pessoas a Cristo”.

Como as conselheiras podem ajudar

Geralmente, cada presidente da Sociedade de Socorro tem duas conselheiras chamadas para servir com ela, e seu impacto pode ser enorme. Mesmo ações simples podem percorrer um longo caminho. Ramona diz:

“Minha primeira conselheira me perguntava toda vez que me via, pelo menos uma vez, o que mais ela poderia fazer para me ajudar, e então ela seguia rapidamente e fazia o que eu pedia a ela”.

Nas minhas próprias experiências como presidente, a expressão frequente de uma conselheira de que estava disponível para ajudar foi muito reconfortante.

A ideia de pedir ajuda repetidamente era desconfortável para mim, porque não quero sentir como se estivesse sempre pedindo algo.

Por isso, quando as minhas conselheiras sempre ofereciam verbalmente a sua ajuda, isso me ajudou a relaxar, a me sentir apoiada e a pedir a ajuda de que precisava.

Oferecer este tipo de apoio pode não ser natural para todos, mas o crescimento pode vir com o tempo e a experiência.

Ramona contou que tinha uma conselheira que não parecia feliz com seu chamado para servir na Sociedade de Socorro. Esta irmã não tinha participado anteriormente de atividades e por um tempo pareceu não estar satisfeita quando Ramona pediu-lhe para cuidar das atividades.

“Ela passou pelos movimentos de cumprir seu chamado no início”, diz Ramona.

“Mas, enquanto continuávamos a servir nos três anos seguintes, aconteceu um milagre: ela captou a visão da Sociedade de Socorro e o que ela significava aos olhos do Senhor. Ela serviu e amou as irmãs! Ela chorou quando foi desobrigada da Sociedade de Socorro”.

As irmãs com quem falei também mencionaram outras maneiras pelas quais suas conselheiras têm sido úteis, incluindo familiarização com o manual e preparação para as reuniões da Presidência. Julie acrescentou que aprecia conversas francas com suas conselheiras.

“[Eu aprecio isso] quando elas não me agradam ou me agradecem, mas oferecem feedback honesto”, diz ela. “Eu confio que elas também devem estar em sua posição por causa do que elas podem oferecer neste momento específico, então eu realmente quero saber a opinião honesta elas”.

O trabalho em conjunto do bispo e da presidente da Sociedade de Socorro

Além das conselheiras, as presidentes da Sociedade de Socorro são instruídas a trabalhar em estreita colaboração com o bispo e os membros do conselho da ala. A qualidade destas relações pode ir muito longe.

Ramona disse o seguinte: “todos nós temos um papel a desempenhar na obra do Senhor. No entanto, quando usamos esse poder dado para trabalhar juntos, milagres acontecem. O manto das mulheres e da Sociedade de Socorro é muito importante e necessário, o Senhor revelou isso à liderança da Igreja.

É importante lembrar que, quando servimos na liderança como mulheres, temos um papel importante a desempenhar. O Senhor precisa da nossa contribuição e dos nossos dons na Sua obra”.

Aqui estão alguns insights sobre como os bispos e as líderes da Sociedade de Socorro podem trabalhar juntos. Deseret diz:

“Eu sempre apreciei muito quando meu bispo confiava em mim, pedia minhas opiniões e valorizava minhas idéias sobre as coisas e confiava em minha revelação e idéias sobre como eu estava fazendo as coisas.

O melhor é quando a presidente da Sociedade de Socorro e o bispo se sentem como uma equipe e não como um chefe e seu funcionário”.

Se importar

McKenzie, como já foi referido, tinha três filhos pequenos durante o seu mandato como presidente. Sobre o trabalho com o bispo, ela diz:

“Toda vez que falava com o bispo, ele perguntava sobre a minha família. Ele queria mesmo garantir que a minha família estivesse em primeiro lugar e fosse cuidada. Quando orava numa reunião, ele orava pela minha família e partilhava o seu apreço pelo sacrifício que fazemos para servir.

Aprecio muito isso porque ser presidente da Sociedade de Socorro com três crianças é um desafio. Sei que o bispo está consciente e agradece o nosso serviço, e isso significa muito”.

Enquanto Emily G. servia em uma ala de jovens adultos solteiros, ela achou o conselho de seu bispo muito útil.

“Quando você tem uma Sociedade de Socorro composta por tantos indivíduos únicos com diferentes problemas, medos e forças, pode ser um pouco desanimador pensar em como unificá-los em relação a Cristo”, diz ela.

“Fui abençoada com bispos que deram conselhos e encorajamento perspicazes. Um dos melhores conselhos que recebi de um bispo sobre o assunto foi: ‘não tente chegar a todas as irmãs todas as vezes. Encontre quem em sua mordomia precisa de você agora, e vá até elas agora'”.

Como cada membro pode ajudar

Você não precisa estar na liderança para ter um impacto significativo em sua ala, apoiando sua presidente da Sociedade de Socorro. Cada um de nós, de pequenas formas, pode fazer a nossa parte. Por exemplo, pode ser tão simples como não perguntar há quanto tempo uma presidente está servindo.

“Parece que estamos sempre acompanhando quanto tempo os outros servem”, diz Ramona.

“Especialmente depois de um certo tempo, me perguntavam constantemente quanto tempo eu tinha. Eu não acho que houvesse maus sentimentos por trás disso ou desejo que eu fosse desobrigada ou algo assim, mas precisamos apenas apoiar aqueles chamados até que o Senhor considere adequado desobrigá-los. É o tempo do Senhor, não o nosso”.

Emily G. agradeceu quando as irmãs de sua ala mostraram interesse em conhecê-la pessoalmente.

“Adorei quando as irmãs da minha ala estavam tão entusiasmadas por me conhecer como eu estava por conhecê-las. Como presidente da Sociedade de Socorro, você quer conhecer todas as irmãs em sua administração, e pode ser incrivelmente desanimador quando as irmãs não se importam em conhecê-la.

Agora, não estou dizendo que precisa de ser a melhor amiga da sua presidente, mas mostrar um sorriso e bondade para com ela ajuda muito”.

Outra maneira pela qual as irmãs da ala podem ajudar é obtendo um testemunho pessoal e um compromisso com o programa de ministração.

“Ministrar tornou-se uma prioridade para mim e para a minha presidência”, diz Andrea. “Através das minhas próprias dificuldades, conheço o poder que uma boa ministradora pode ter nas nossas vidas. E também sei o quanto senti falta de ter uma que realmente me visse e me compreendesse.

Muitas pessoas estão deixando a Igreja, pessoas que se sentem invisíveis, inauditas e insatisfeitas. Elas estão espiritualmente famintas e, enquanto estamos encarregadas de nossos próprios testemunhos, uma boa ministradora pode fazer toda a diferença.

Uma boa ministradora pode trazer o amor de Cristo para a vida de um membro, ajudar a dissipar dificuldades e ressentimentos e dar esperança e luz”.

Uma vez que as irmãs tenham um testemunho de ministração, também é importante que elas dediquem algum tempo para entender como o programa funciona.

Estar envolvidas no trabalhjo de ministração

Algumas presidentes com quem falei mencionaram ter de explicar repetidamente às mesmas irmãs porque é que ministramos em companhia, porque é que temos entrevistas de ministração e porque é que as moças são designadas para ministrar.

É claro que qualquer irmã deve sentir-se à vontade para fazer perguntas, mas um pequeno estudo pessoal sobre o programa pode ajudar muito. Por exemplo, as irmãs podem desenvolver um senso de mordomia para aquelas a quem são designadas.

“O trabalho administrativo da Sociedade de Socorro é pesado e leva tempo, mas o trabalho mais importante é no nível micro”, diz Rebecca.

“O programa de ministração, se trabalhado corretamente, é divino e inspirado. Por mais que eu gostaria de ser a ministradora de cada irmã na minha Sociedade de Socorro, não há horas suficientes no meu dia, e eu também sou mãe e esposa.

Uma presidente da Sociedade de Socorro é uma rede de segurança especial ou um porto seguro, que me ajuda a dormir à noite”.

Se as irmãs desejam estar envolvidas nesse nível micro que Rebecca mencionou, uma coisa que elas podem fazer é tomar a iniciativa de ajudar as presidentes a identificar as necessidades na ala.

Julie diz: “não espere que acordemos todos os dias com um pergaminho do céu listando todos os novos acontecimentos e necessidades para aquele dia.

Precisamos da ajuda de outras pessoas para nos informar sobre acidentes, doenças, cirurgias programadas, dificuldades familiares ou coisas para comemorar, como a chegada de novos bebês. Todas as irmãs podem transmitir o que sabem.

Não é fofocar. É uma maneira de cuidar umas das outras, como amigas e irmãs ministradoras são a linha de frente. Elas devem ser aquelas que comunicam as coisas a presidente da Sociedade de Socorro, em vez de a presidente vir até elas para pedir ajuda com a irmã que elas sabem que tem necessidades”.

As irmãs podem considerar reservar alguns minutos para ler a seção do Manual Geral da Igreja sobre ministração para entender melhor seu papel.

Como a presidente da Sociedade de Socorro podem cuidar de si mesmas

E, finalmente, é importante que as presidentes da Sociedade de Socorro cuidem de si mesmas. Aqui estão algumas maneiras pelas quais as irmãs encontraram para ajudá-las a se sentirem preparadas para servir em seus chamados.

Emily G. diz: “Se você está esgotada, não é útil para ninguém. Ficar exausta em nome do seu chamado é uma ideia tola e egoísta. Ninguém é útil se estiver cansado ou exausto. Tive dias que considerava ‘meus dias’ e que eu não fazia nada em relação ao meu chamado.

Não foi fácil, e muitas vezes senti-me egoísta por dedicar esse tempo, especialmente se senti que uma irmã precisava de mim, mas sempre me lembrei de que enviar uma mensagem para dizer a uma irmã que recebi a mensagem dela e que entraria em contato com ela no dia seguinte era o suficiente.

Claro, houve momentos em que surgiam situações que precisavam ser abordadas imediatamente e eu cuidaria delas, mas, honestamente, a maioria das coisas que surgem podem ser abordada no dia seguinte”.

Andrea diz: “tive que me dar alguma margem de manobra para continuar sendo eu mesma e fazer as coisas que sempre amei fazer. Não posso abandonar todos os interesses ou passatempos porque tenho a Sociedade de Socorro para cuidar”.

McKenzie diz: “é importante ter tempo para si mesmo. Estudar, relaxar, frequentar o templo. Para ter tempo de sossego para ponderar. Recebi mais inspiração e orientação enquanto dirigia tranquilamente no carro ou em momentos tranquilos de reflexão do que em qualquer outro momento”.

Deseret diz: “estabeleça limites e delegue. Você pode amar o Senhor e ampliar seu chamado sem estar em seu telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana e fazer tudo sozinha”.

O que o Salvador fez?

Espero que a leitura deste artigo tenha gerado algumas ideias sobre como o Senhor pode apoiar a presidente da Sociedade de Socorro.

Para terminar, gostaria de compartilhar uma outra citação da Presidente Jean B. Bingham. Adoro como suas palavras nos remetem ao Salvador, que está no centro de tudo o que fazemos na Sociedade de Socorro. Ela diz,

Às vezes pensamos que temos de fazer algo grandioso e heroico que “conte” como serviço prestado ao próximo. Contudo, simples atos de serviço podem ter um impacto profundo nos outros, assim como em nós mesmos. O que o Salvador fez? Por meio de Suas dádivas celestiais da Expiação e da Ressurreição — que comemoramos neste lindo domingo de Páscoa —, “ninguém mais exerceu uma influência tão profunda sobre todos os que já viveram e ainda viverão sobre a face da Terra”. Mas Ele também sorriu para as pessoas, falou e caminhou com elas, as ouviu, encontrou tempo para elas, as incentivou, ensinou, alimentou e perdoou. Ele serviu à sua família e a seus amigos, vizinhos e a estranhos, e convidou conhecidos e aqueles a quem amava a desfrutarem das ricas bênçãos de Seu evangelho. Esses atos simples de serviço e amor proveem um modelo para o modo como ministramos hoje”.

Fonte: LDS Living

Veja também:

Sociedade de Socorro: um resumo da história de uma das maiores organizações de mulher no mundo
7 maneiras de ministrar que vão além de levar um bolinho

| Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *