fbpx

Sociedade de Socorro: um resumo da história de uma das maiores organizações de mulher no mundo

Este ano a Sociedade de Socorro, uma das maiores organizações de mulheres em todo o mundo, completa 182 anos. E hoje, representa muito mais do que uma simples organização onde mulheres cristãs compartilham o evangelho restaurado de Jesus Cristo.

A Sociedade de Socorro é um lugar de refúgio, amizade e amor ao próximo, onde mulheres do mundo inteiro dividem experiências de vida, fé e milagres.

Sob inspiração divina, esta organização foi criada com o propósito de “ajudar a preparar as mulheres para as bênçãos da vida eterna, ajudando-as a aumentar a fé e retidão pessoal, fortalecer a família e o lar, e auxiliar os necessitados”.

Seu lema é “A caridade nunca falha” e reflete o exemplo do ministério de Jesus Cristo na terra.

Confira um resumo da história da Sociedade de Socorro desde sua criação até agora.

Uma organização de mulheres

Tudo começou com 20 mulheres pioneiras no estado de Illinois nos Estados Unidos. Hoje, a Sociedade de Socorro tem mais de 7,5 milhões de mulheres em todo o mundo.

Veja também: 180 anos da Sociedade de Socorro: um convite especial às mulheres

Até hoje, esta organização teve 18 presidentes gerais da e outras milhares de mulheres que serviram e servem como presidentes em suas alas e estacas.  Essa é a linha do tempo das presidentes gerais da Sociedade de Socorro e o tempo que elas serviram em seu chamado:

O início (1842 – 1877)

Foto de um Salão da Sociedade de Socorro.

Durante a organização da Sociedade de Socorro em 1842, o profeta Joseph Smith afirmou: “A Igreja nunca esteve perfeitamente organizada até que as mulheres estivessem organizadas desta forma”. Nessa reunião inicial, 20 mulheres estavam presentes e outras oito foram admitidas na organização, mesmo estando ausentes.

Conforme os santos foram forçados a sair de Nauvoo após a morte do profeta Joseph Smith em 1844, a organização da Sociedade de Socorro suspendeu suas atividades enquanto os santos se mudavam para o oeste. A última reunião da organização em Nauvoo foi realizada em 16 de março de 1844.

Eliza R. Snow, a primeira secretária da sociedade sob a presidência de Emma Smith, levou o “Livro de Registros” da organização com ela na travessia pelas planícies.

Embora a Sociedade de Socorro não tenha sido oficialmente restabelecida entre os santos assentados no Vale do Lago Salgado até 1867, Emmeline B. Wells registrou várias organizações de socorro menores formadas entre as mulheres locais, em uma tentativa para continuar o trabalho da Sociedade de Socorro no vale já em 1851.

Originalmente chamada de “Sociedade de Socorro Feminina”, o termo “feminina” foi tirado em 1973.

A sociedade de Socorro da Estaca Weber, em Ogden, Utah, foi a primeira Sociedade de Socorro de estaca, estabelecida em 1877.

Edifício da Sociedade de Socorro (1889 – 1956)

À esquerda,foto do terreno onde seria construído o edifício da Sociedade de Socorro e à direita foto do edifício hoje.

A primeira conferência geral da Sociedade de Socorro foi realizada no Assembly Hall na Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, no dia 6 de abril de 1889.

Embora os planos para um “edifício para mulheres” para abrigar a sede central da Sociedade de Socorro já tivessem sido apresentados em 1896, o edifício em si não foi concluído até 1956. Esforços significativos para a construção do edifício não foram realizados até depois da Segunda Guerra Mundial.

A irmã Belle Spafford abriu o terreno para a construção do Edifício da Sociedade de Socorro no dia 1º de outubro de 1953, e foi dedicado pelo Presidente David O. McKay no dia 3 de outubro de 1956.

Revista da Sociedade de Socorro  (1966 – 1971)

Foto da capa da Revista da Sociedade de Socorro de janeiro de 1930.

O periódico The Woman’s Exponent serviu como registro da organização por meio de sua publicação, feita por anos em Salt Lake City. No entanto, no ano de 1914, a organização estabeleceu sua própria publicação separada, a Revista da Sociedade de Socorro, que se tornou o principal registro da organização na época.

Em 1966, a revista foi publicada em espanhol, a primeira edição em idioma estrangeiro da revista — “Revista de la Sociedad de Socorro”.

O livro “History of Relief Society 1842-1966” [História da Sociedade de Socorro 1842-1966] foi publicado por membros da junta geral da Sociedade de Socorro para trazer a história da organização atualizada, após o centenário em 1942.

No livro, membros da junta registraram sua emoção por terem alcançado cerca de 300 mil membros da organização no mundo todo.

Filhas em Meu Reino (2004 – 2014)

Imagem da capa do livro Filhas em Meu Reino

O primeiro treinamento de liderança mundial para a Sociedade de Socorro e outras organizações de mulheres da Igreja começou em 2004.

Em 2006, o número de membros da Sociedade de Socorro chegou a 6 milhões.

Em 2011, a Igreja publicou um livro sobre a história da Sociedade de Socorro, detalhando a fé das mulheres ao longo dos anos. O livro “Filhas em Meu Reino” não é um relato abrangente, mas descreve a história e o trabalho da Sociedade de Socorro por meio de relatos bíblicos, informais e biográficos.

Em 2014, a Reunião Geral para Mulheres da Conferência Geral foi alterada para incluir todas as mulheres com 8 anos de idade ou mais.

Pode ser interessante: “A Sociedade de Socorro é uma organização que tem o poder de mudar o mundo”

Você faz parte desta história? Deixa aqui nos comentários.

Fonte: Church News

| História da Igreja

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *