fbpx

Como Conseguir o Que Você Deseja

criança-mimadaEla sempre consegue tudo! Ainda posso ouvir minha irmã reclamando para os meus pais, quando éramos crianças. Ela sempre acreditava que eu pegava a fatia de bolo maior, ou que meus pais me favoreciam de alguma maneira. Algumas vezes, todos queremos ficar com a fatia maior, afinal, qual é o problema em se querer sempre mais e do melhor? Porém, eu acredito que, apesar dos recursos limitados, juntos podemos obter sempre mais.

Eles sempre querem mais

Meus filhos, como a maioria das crianças, estão sempre insatisfeitos. Eles sempre querem mais. “Isso não é justo,” me disse uma de minhas filhas. Eu sei que essa é uma frase que os pais escutam frequentemente. A verdade, é que, eu não compro tudo igual para todos os meus filhos. Por exemplo, se um dos meus filhos esta precisando de um par de sapatos, eu não vou comprar mais cinco apenas para agradar os outros. Eu não acho que devemos ser justos nesse sentido. Mesmo assim, eu fui atrás para saber mais a respeito. O que causa esta insatisfação infantil? “Ela sempre consegue tudo o que quer,” disse uma de minhas filhas, apontando para a outra. Eu pensei a respeito. E é verdade. Mas, também, não é apenas minha culpa.

Tenho uma filha que realmente é muito habilidosa em conseguir o que quer. Como ela consegue? Era uma pergunta intrigante. Eu perguntei a mim mesma, como alguém consegue “tudo” o que deseja de mim? Eu gosto de sempre dizer sim e ajudar as pessoas. Mas, o que faz ser mais fácil para alguns conseguir o que se deseja? Eu acho que a resposta pode ser encontrada no modo proativo que ela negocia comigo.

Como conseguir

Já que uma negociação assertiva pode ser útil e também tão difícil de se aprender, eu resolvi escrever a receita para “conseguir tudo o que se deseja.”

  • Identifique o que você realmente deseja e solicite com antecedência, especialmente se for importante e precisa ser executado em um tempo especifico.
  • Seja atento aos detalhes de sua necessidade e explique porque você precisa daquilo.
  • Assuma que a pessoa deseja lhe ajudar, mas também escute as respostas com paciência e empatia. Sabendo que o pedido pode ser inconveniente e dando tempo para se levar em consideração sem uma reação emocional.
  • Não use chantagens emocionais. Seja paciente.
  • Se possível, identifique os motivos pelos quais a pessoa poderia não atender suas expectativas. Se a pessoa não se mostrar acessível, espere o momento oportuno.
  • Compreenda que a pessoa também tem necessidades.
  • Se possível, estabeleça um plano que satisfaça ambas as partes, onde ambos saiam ganhando. Assim, o seu se torna também o meu desejo.
  • Não peça somente. Esteja disposto a contribuir.
  • Esteja aberto a fazer mudanças ou desistir de alguns aspectos. (se você deseja algo bem feito, faça você mesmo).
  • Não se esqueça de lembrar a pessoa o quanto aquilo é importante para você. Em geral, as pessoas não conseguem focar em algo por muito tempo, por isso, elas podem te decepcionar sem querer. Não leve isso contra você, porque na maioria das vezes não é pessoal.
  • Seja responsável pelo o que você quer, sempre. Se ninguém puder ajudá-lo ou fazer o que você deseja, ou até mesmo, te decepcionar, seja capaz de resolver os seus próprios problemas e persista de uma outra maneira até obter o que deseja, todos apreciam essa qualidade.
  • Aceite desculpas e não guarde rancor. O que passou, passou e não ha nada que podemos fazer para consertar. Podemos sempre fazer melhor da próxima vez. Nunca é demais pedir desculpas. Mas, nunca culpe ninguém por não ter conseguido o que desejava.

Identificar o que queremos

Quando identificamos o que precisamos ou desejamos, e então, fazemos nosso próprio planejamento, esforço, negociações e perseverança para que nossos sonhos se realizem de modo apropriado, edificamos nossa autoconfiança. Ser assertivo é ser autoconfiante.

Para obter ainda melhores resultados, podemos usar a citação de Dale Carnegie, autora do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas:

Primeiro desperte na outra pessoa um desejo. Aquele que consegue fazer isso tem o mundo a seus pés. Aquele que não pode anda um caminho solitário.

Como Huck Finn podemos nos sentir abençoados em ajudar os outros, e dar-lhes a oportunidade de obterem o que desejam, certamente queremos ajudar aqueles que também querem nos ajudar, e ambos se beneficiam.

Atreva-se a considerar e pedir o que você deseja e precisa

Atreva-se a se preparar

Encontrar maneiras que podem beneficiar a todos,

e não seja tão rápido em apontar o dedo

se cairmos.

Todos nós nos sujamos juntos.

| Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *