fbpx

5 Dicas Na Procura do Companheiro Ideal

Uma das decisões mais importantes que alguém pode fazer em vida, senão a mais importante, é sem dúvida a escolha de um companheiro eterno. Tal escolha, correta ou incorreta, gera um efeito cascata com consequências que afetarão toda uma vida, gerações e eternidade. Com essa perspectiva, Santos dos Últimos Dias aprendem de maneira contínua o que realmente importa em um relacionamento e entendem que a escolha correta na busca por um companheiro (a) eterno (a) inicia com amizades saudáveis e bons hábitos pessoais e no namoro.

Com o objetivo de ajudar a todos, listamos algumas sugestões e erros comuns cometidos neste processo de decisão.

mormon-juventude-4Manter Uma Boa Aparência

Líderes da Igreja frequentemente aconselham membros e jovens adultos a manterem uma aparência digna e atraente. A forma com que nos vestimos e tratamos nosso próprio corpo diz muito a respeito de quem somos. O Presidente Robert D. Hales sobre isso declarou:

“Assim como os jardins do templo simbolizam o caráter sagrado e reverente do que acontece lá dentro, as roupas que usamos deixam transparecer a beleza e a pureza de nossa alma.”

Que tipo de pensamentos e pessoas atrairemos se o foco da atenção que chamamos for apenas nossa aparência física?

Alma Gêmea

Dentre os muitos pensamentos prejudiciais na procura em um relacionamentos, talvez a maior é a ideia de que precisamos encontrar a chamada “Alma Gêmea”. Tal conceito gera a falsa expectativa de encontrar pessoas perfeitas e a falsa ideia de que somente fulano ou sicrano pode nos fazer feliz. Sobre isto o Presidente Kimball ensinou:

“As “almas gêmeas” são ficção e uma ilusão; e embora todo rapaz e toda moça busque com total diligência e espírito de oração o cônjuge com o qual a vida será a mais compatível e bela possível, é certo que quase todo bom homem e boa mulher podem ter felicidade e um casamento bem-sucedido se ambos estiverem dispostos a pagar o preço. (…)

Não raramente, vemos jovens e adultos solteiros por possuírem listas intermináveis de características e atributos que procuram para permitirem se relacionar com alguém. Procuram alguém bonito, inteligente, fiel, missionário retornado, carinhoso, amoroso, bondoso, altruísta, estudioso, trabalhador, paciente, generoso e que se possível possuam uma vida financeira já estável.

A grande questão é… Se tal pessoa realmente existe e você tiver a oportunidade de encontrá-lo (a), que tipo de pessoa acha que este rapaz ou moça estaria procurando?

Namoro Fora da Igreja

mormon-namoro-2Embora exista pessoas com bons padrões e princípios morais fora da Igreja, os fatos demonstram de maneira clara que há uma extrema maior probabilidade de um membro fiel se esquecer e quebrar seus convênios do que a conversão do namorado (a) não membro. O que precisa estar claro na mente de todo Santo dos Últimos Dias é o princípio de que se o que se deseja é um casamento eterno, o relacionamento com pessoas de diferentes crenças e padrões morais é a maneira mais ineficiente e improvável de se conseguir.

Relacionamentos entre membros e não membros frequentemente resultam em um lar dividido e desentendimentos devido a diferenças de crenças e frustração.

Procurem pessoas que amem mais ao Senhor do que a você. Isto não significa a garantia de um relacionamento ou casamento sem problemas, mas a certeza de que tal pessoa humildemente trabalhará por sua felicidade em todas as coisas, todos os lugares e todos os tempos.

Relacionamento antes, durante e após missão

O Senhor, por intermédio de seus servos ensinou aos jovens a importância de evitar namorar antes dos dezesseis anos de idade. O Presidente Hinckley sobre isto declarou:

“Namorar antes disso pode levar à imoralidade, limitar o número de outros jovens que vocês poderão vir a conhecer e privá-los de experiências que os ajudarão a escolher um parceiro eterno.”

A continuidade de um relacionamento durante o tempo em que um está servindo missão é uma decisão pessoal, mas que precisa ser tomada com a ajuda do Senhor. Dificilmente um missionário (a) conseguirá servir “com todo o coração”, se houver deixado parte dele para trás com alguém. Se optar por manter um relacionamento com alguém que atualmente serve uma missão de tempo integral, evite cartas ou emails que tirem o foco do serviço missionário ou o faça esquecer seu propósito na missão.

mormon-prayer4Para Missionários Retornados: Tendo em mente os tópicos anteriores mencionados, procure manter-se presentes em reuniões, atividades e aulas do Instituto. Você ensinou os princípios e padrões do Evangelho por dois anos. Viva a altura dos ensinamentos que compartilhou, procurando pessoas com experiência compatível e que compartilham deste mesmo padrão.

Muitos membros da Igreja fazem metas intermináveis de estabilidade financeira, trabalho ideal ou conclusão de estudos para depois permitirem assumir compromissos em relacionamentos, casar-se ou terem filhos. Tal pensamento é claramente desencorajado pelo Senhor e de certa forma revela falta de fé no fato de que quando a mão de Deus está sobre um casal, ele prosperará, seja espiritual ou financeiramente.

E se o tempo passar e eu não encontrar alguém?

A todos os fieis membros da Igreja que se esforçam sem êxito para encontrar um companheiro, estendemos nosso respeito e apoio por seu serviço e dedicação, apesar dos momentos de solidão. O Senhor desenvolveu seu plano de maneira a não permitir que algum de seus filhos perca a oportunidade das bençãos de um casamento, mesmo que tais bençãos não aconteçam durante a mortalidade.

Incentivamos tais irmãos e irmãs a permacerem firmes e confiantes nas bençãos divinas com a certeza de que no tempo do Senhor cada promessa realizada será cumprida.

Convidamos todo Santo dos Últimos Dias a elevarem sua fé e perspectiva, procurando relacionar-se com pessoas não apenas pelo que são, mas pelo que um dia se tornarão.

Artigo escrito por Luiz Bothelho

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo

 

| Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *