fbpx

O que são Ramos, Distritos, Alas e Estacas?

Edifício Mórmon

Se você já participou de alguma reunião de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou conhece algum santo dos últimos dias, com certeza já ouviu falar essas palavras acima. Mas você sabe o que elas significam?

Nesse artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre cada um desses termos.

As congregações de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são organizadas geograficamente e os membros frequentam as reuniões perto de sua casa.  Nossas congregações locais levam o nome de Alas ou Ramos. Se fizermos um comparativo com nomes usados pelos nossos irmãos católicos, Alas e Ramos seriam as paróquias. Assim como cada paróquia tem seu nome, nossas Alas e Ramos também têm. Às vezes, os nomes são dos bairros onde estão localizados ou da cidade.  Então, se ouvir falar em Ramo Campo Belo, saberá que se trata de uma congregação que fica na cidade de Campo Belo, lá em Minas Gerais.

Ramos e Alas

A diferença entre Ramos e Alas, está basicamente no tamanho delas. Ramo poderia ser definido como uma unidade menor da Igreja. Normalmente, os Ramos estão em cidades menores ou onde a Igreja está ainda começando. Alas seriam as unidades maiores da Igreja, com mais membros. Em sua maioria, as Alas se formam em grandes cidades ou quando a Igreja está já algum tempo naquele local. Podemos mencionar ainda, os Grupos. Os Grupos são unidades menores que Ramos, não tão comuns, mas você pode encontrar algum pelo Brasil.

Os Ramos são liderados por um homem que é chamado Presidente de Ramo e as Alas são lideradas por um homem que é chamado de Bispo. Tanto os presidentes de Ramo quanto os Bispos são cargos voluntários que se renovam após determinado tempo. No ramo haverá o presidente de ramo e seus dois conselheiros, formando a presidência do ramo e na Ala haverá o Bispo e seus dois conselheiros, formando o Bispado.

Não há uma formação acadêmica para que um homem seja chamado para servir como presidente de Ramo ou Bispo. Não se estuda para ser presidente de ramo ou bispo, como acontece com alguns pastores e com todos os padres. Os bispos e presidentes de Ramo podem ser comparados aos pastores, anciãos (no caso das Testemunhas de Jeová) e aos padres.

Se Alas e Ramos são unidades da Igreja, o que vem a ser Estacas e Distritos?

apresentação da igreja

Estacas e Distritos

Assim como na igreja católica, um grupo de paróquias forma uma diocese, um grupo de ramos forma um distrito e um conjunto de alas forma uma estaca!

Em resumo, quando há vários ramos, a união deles formará algo que chamaremos de Distrito. E quando tivermos um conjunto de alas, teremos uma Estaca. Em uma Estaca, é possível ter várias Alas e incluir alguns ramos também.

O distrito é liderado pelo presidente do distrito e dois conselheiros, que juntos formam a presidência do distrito. E a estaca, é liderada pelo presidente da estaca e também dois conselheiros, formando a presidência da estaca.

Ficou mais claro agora? Se você ainda tiver qualquer dúvida, escreva para nós! Ficaremos felizes em ajudar. E se você quiser localizar uma unidade da Igreja mais próxima de você, basta procurar aqui.

Relacionado:

 

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Uma cruz com um céu estrelado ao fundo
Por que os santos dos últimos dias não usam o símbolo da cruz?
Deus faz com sejamos humildes para sermos curados

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *