A Igreja de Jesus Cristo e o templo do milênio no Missouri

Em meados de julho de 1831, Joseph Smith e alguns missionários mórmons visitaram Independence, Missouri. Depois de chegar, o profeta recebeu uma revelação designando Independence como o “lugar central” da futura cidade de Sião ou a Nova Jerusalém, onde o templo do milênio seria construído.
Na quarta-feira, 3 de agosto de 1831, Joseph e outros que estavam com ele dedicaram um lote especial de terra “above de um lote não muito longe do tribunal” para um futuro templo. Aquele não seria qualquer templo, mas o templo do milênio, para o qual Jesus voltaria.
No dia anterior, 2 de agosto de 1831, doze homens representando as doze tribos de Israel se reuniram a cerca de 20 km a oeste de Independence para consagrar a terra para a reunião dos santos e, simbolicamente, lançar os alicerces da cidade de Sião ao colocarem solenemente o primeiro tronco para uma casa.
Antes que os santos pudessem construir uma Casa do Senhor na cidade, eles foram expulsos para o norte em 1833. Cinco anos mais tarde, foram perseguidos e tiveram que sair de todo o estado, deixando para trás seus sonhos de construir Sião e o templo.

O terreno do templo em Independence é vendido
Como Brigham Young e diversas famílias de santos migraram para as montanhas rochosas no oeste, a propriedade foi vendida pela família do bispo da Igreja, Edward Partridge, que havia falecido. Partridge havia pago $130 pelo terreno original de 63,27 acres.
Em 1850, Granville Hedrick, que liderava três congregações que haviam surgido a partir da restauração da Igreja em Illinois, recebeu uma revelação instruindo-o, assim como os seus seguidores, a mudar para o Condado de Jackson. Em 1867, eles começaram a adquirir os lotes que compunham o local onde Joseph Smith tinha dedicado para o templo. Hedrick, então, acreditava que um templo seria construído no início da década seguinte. No entanto, nenhuma estrutura de templo foi edificada.
Enquanto escavavam para a fundação de um templo em 1929, a Igreja de Cristo encontrou as pedras de esquina nordeste e sudeste marcadas por Joseph Smith. No entanto, com a chegada da Grande Depressão, a construção foi interrompida e o templo nunca foi erguido. Hoje, essas pedras estão em exposição na sede da Igreja de Cristo.
O terreno do templo de Independence foi o centro de controvérsias no início da década de 1890, quando a igreja Comunidade de Cristo, na época conhecida como A Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (RLDS), processou os proprietários do terreno do templo, a igreja fundada por Hendrick, a Igreja de Cristo (Temple Lot).
Os líderes da RLDS reivindicavam a propriedade do terreno do templo, posicionando-se como os verdadeiros sucessores daquela igreja. A poligamia tornou-se um ponto central do litígio, já que a RLDS não permitia a pluralidade, mas muitos membros da igreja de Nauvoo relataram que Joseph Smith a ensinava como um princípio e prática restaurados.

Negociações
Em 1900, representantes da Igreja de Cristo (Temple Lot) visitaram Salt Lake City e fizeram propostas para construir um templo em colaboração com a liderança da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Os líderes da Igreja de Jesus Cristo declinaram, mas naquela época ficaram interessados em quaisquer próximas oportunidades de adquirir qualquer parte dos 63 acres originais.
Em 1904, líderes de Utah adquiriram cerca de 20 acres da terra que foi dedicada em 1831. A propriedade que permaneceu em posse da Igreja de Cristo (Temple Lot) é cerca de 2 acres.
Hoje, o local do Temple Lot fica a sudoeste do cruzamento da Lexington Street com a River Boulevard, em Independence, Missouri. No local está a sede da Igreja de Cristo. A leste e ao sul do terreno estão, respectivamente, o Templo e o Auditório da Comunidade de Cristo.
A sudeste, na Walnut Street, encontram-se o centro de visitantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o escritório da Missão Missouri Independence e o centro de estaca para a Estaca Independence Missouri.
Em 1971, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dedicou um centro de visitantes, que oferece informações sobre o significado histórico e profético da área.
Antes da Segunda Vinda de Jesus Cristo, um edifício magnífico—o Templo da Nova Jerusalém—será erguido no local do Temple Lot, cumprindo a revelação recebida por Joseph Smith quase dois séculos atrás.

O Temple Lot, a Segunda Vinda de Jesus Cristo e o Milênio
Para os Santos dos Últimos Dias, o Temple Lot em Independence está diretamente ligado às promessas da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Em 1831, o profeta Joseph Smith identificou Independence como o “lugar central” de Sião, ou a Nova Jerusalém, onde um templo sagrado seria erguido em preparação para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.
A construção deste templo é vista como um passo essencial para o estabelecimento do Milênio, um período de mil anos de paz e retidão que seguirá a Segunda Vinda.
Embora desafios históricos tenham impedido a edificação do templo até o momento, a expectativa permanece de que, antes do retorno de Cristo, o Templo da Nova Jerusalém será construído, cumprindo as profecias e preparando o mundo para o Milênio.
O compromisso em preservar lugares históricos da Restauração
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias sempre demonstrou interesse em preservar e cuidar de locais históricos significativos para a Restauração. Em 2024 a Igreja comprou o Templo de Kirtland e outras propriedades ligadas a Joseph Smith e aos primeiros anos da Igreja de Jesus Cristo.
Essas aquisições demonstram o compromisso contínuo de proteger lugares sagrados que, assim como o Temple Lot em Independence, estão conectados às promessas da Segunda Vinda de Cristo e à construção de Sião.
Fontes: Third Hour, churchofjesuschristtemples.org
Veja também:
Locais históricos da Igreja para conhecer
Templo de Kirtland é aberto para visitação pública
“Santos, Volume 4” já está disponível em português