fbpx

11 histórias incríveis de templos que sobreviveram a desastres naturais

Com 170 templos dedicados em todo o mundo e vários desastres naturais acontecendo em todo o mundo, não há dúvida de que, em algum momento, esses edifícios sagrados podem ser vítimas ou cercados por algum tipo de tempestade ou catástrofe.

Felizmente, os templos são construídos com um padrão incrivelmente alto de construção e, na maioria das vezes, resistem a temporais, terremotos e tempestades.

Conheça 11 exemplos de templos santos dos últimos dias em todo o mundo que resistiram a algum desastre.

Templo de Salt Lake – 2020

Quando um terremoto de magnitude 5.7 atingiu Utah em março de 2020, o Templo de Salt Lake, no qual a renovação e as atualizações sísmicas já estavam em andamento, sofreu pequenos danos. O mais notável foi a perda da trombeta da estátua do anjo Morôni, junto com o deslocamento de várias pedras pequenas do pináculo.

Templo de Houston Texas – 2017

Em 2017, inundações do furacão Harvey devastaram o Texas e muitas fotos do Templo de Houston Texas cercado por águas de inundação foram publicadas nas redes sociais. Por fim, o Templo de Houston Texas teve alguns danos à medida que as enchentes invadiam o seu terreno, inundando o anexo do templo, o porão e o piso principal. Após um curto fechamento para reparar os danos, o templo foi reaberto novamente em abril de 2018.

Templo de Gila Valley Arizona – 2017

Em junho de 2017, o Gila Valley Central compartilhou uma foto de Jon Johnson mostrando o fogo que queimava o terreno atrás do Templo Gila Valley Arizona. De acordo com o Eastern Arizona Courier, o incêndio foi um dos muitos incêndios florestais no Arizona que fizeram com que o governador declarasse estado de emergência.

Templo de Suva Fiji – 2016

Em fevereiro de 2016, o Presidente Henry B. Eyring rededicou o Templo de Suva Fiji. Na noite anterior, o ciclone Winston havia devastado a área, com ventos que atingiram 282 quilômetros milhas por hora. Mas a manhã amanheceu clara e calma, permitindo que a rededicação acontecesse.

Pode ser interessante: Por que o Presidente Russell M. Nelson designa os apóstolos para dedicarem templos?

Templo de Bountiful – 2016

Em maio de 2016, um raio atingiu o anjo Moroni no topo do Templo de Bountiful Utah, arrancando parte da cabeça da estátua e deixando um buraco nas costas. A estátua foi substituída em junho de 2016.

Templo de Santiago Chile – 2010

Um terremoto de magnitude 8.8 sacudiu todo o Chile em fevereiro de 2010, matando mais de 140 pessoas e enviando ondas de choque de tsunami pelo Oceano Pacífico. Embora grande parte do país, incluindo muitos Santos dos Últimos Dias e missionários de tempo integral, tenha passado por algum tipo de angústia ou destruição durante e após o terremoto, nenhum dano significativo ao Templo de Santiago Chile foi relatado. O único impacto no templo foi a trombeta na estátua do anjo Morôni caindo, de acordo com o Church News.

Templo de Tóquio Japão – 2005

Conforme relatado por ChurchofJesusChristTemples.org, em 23 de julho de 2005, um terremoto de magnitude 5,9 atingiu Tóquio, fazendo com que a trombeta na mão do anjo Morôni no Templo de Tóquio Japão caísse. O templo não sofreu grandes danos.

De acordo com uma fonte, devido aos incidentes no Japão e no Chile e outras estátuas que foram danificadas durante tempestades e terremotos, muitas estátuas de Anjo Moroni mais novas têm a trombeta aparafusada à mão direita pela palma da mão.

Veja também: Templo de Washington D.C. reabre para visitação pública após quase 50 anos

Templo de Manti Utah – 2002

Em um evento muito raro, um tornado varreu Utah em 8 de setembro de 2002. Ao passar por Manti, o tornado chegou incrivelmente perto do templo, atingindo-o com sujeira e detritos. Mas o templo emergiu ileso. 

Templo de Oaxaca México – 1999

Dois grandes terremotos testaram a construção do Templo de Oaxaca México antes mesmo de ser concluído. O primeiro, um terremoto de 6,5 com seu epicentro a 320 quilômetros ao norte de Oaxaca, ocorreu em julho de 1999, quando as bases do templo estavam sendo colocadas no lugar. Então, em setembro, quando as paredes externas do templo estavam quase concluídas, um terremoto de três minutos e 7,6 de magnitude atingiu a construção.

Mais de 100 edifícios na cidade foram destruídos ou danificados pelo terremoto de maneira a serem posteriormente condenados. Após o desastre, instrumentos foram usados para verificar todos os ângulos e linhas do templo. “Quando terminamos, descobrimos que o templo não havia se movido um milímetro para fora do quadrado ou do prumo. Foi um milagre”, disse o gerente de projeto do templo, Jay Erekson.

Templo de Apia Samoa – 1991

Em dezembro de 1991, uma das piores tempestades tropicais da história recente atingiu as ilhas da Samoa Ocidental e Americana. Durante cinco dias, o Furacão Val atingiu as ilhas, destruindo mais de 65% das casas nas ilhas.

Quando a tempestade finalmente terminou, todas as 69 capelas da Igreja no oeste de Samoa sofreram alguns danos e a maioria das capelas na Samoa Americana sofreu grandes danos. Apesar do caos em toda a ilha, o Templo de Apia Samoa teve uma quantidade relativamente pequena de danos causados pela água. Além disso, devido a geradores de emergência, uma luz na torre do templo brilhou intensamente durante a tempestade. Um membro disse ao Church News na época: “era a única luz em todo o final da ilha. Destacou-se como um farol na tempestade.”

Templo de St. George Utah – 2002

No início de 1876, antes mesmo de o Templo de St.George Utah ser dedicado, Brigham Young disse a seu filho que o campanário parecia “muito baixo” e que seria corrigido em algum momento no futuro.

Então, em outubro de 1878, uma forte tempestade atravessou o sul de Utah e um raio atingiu e destruiu a Torre do Templo de St.George Utah apenas um ano e meio após sua dedicação. Nenhuma outra parte do templo foi danificada, mas a torre passou por reparos por anos antes que os Santos decidissem aumentar o campanário, consequentemente dando ao templo a aparência que Brigham Young preferia.

Fonte: LDS Living

| Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *