fbpx

Élder Christofferson dedica o Templo de San Juan Porto Rico

Entre lágrimas de alegria, sorrisos de gratidão e calorosos abraços caribenhos de afeto e fraternidade, milhares de membros da Igreja em Porto Rico se reuniram no domingo, 15 de janeiro, para as sessões dedicatórias do Templo de San Juan Porto Rico, realizadas sob a direção do élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, que foi encarregado da oração dedicatória.

Juntamente com o Élder Christofferson e sua esposa Katherine, outras Autoridades Gerais participaram, incluindo o Élder Benjamin De Hoyos e sua esposa Evelia, o Élder Kevin R. Duncan, Diretor Executivo do Departamento de Templos, e sua esposa Nancy, o Élder Jorge M. Alvarado, Primeiro Conselheiro da Presidência da área do Caribe, e sua esposa Carilú, assim como o bispo W. Christopher Waddell, do Bispado Presidente, e sua esposa Carol.

Templo de San Juan Porto Rico

A cerimônia de dedicação foi realizada em três sessões realizadas às 9 da manhã, 12 da tarde e 15 da tarde, sendo realizada na primeira delas, como é costume, a cerimônia de colocação da pedra angular do Templo de San Juan, uma tradição que se manteve como uma parte simbólica essencial na construção e consagração de templos desde a antiguidade até hoje.

Sobre a tradicional cerimônia, o Élder Christofferson explicou:

“Estamos aqui com o propósito de selar a pedra angular do templo; embora não tenhamos uma pedra angular como tal, é um costume que hoje conservamos. Com isso, estamos reconhecendo a função e o lugar de Jesus Cristo como a pedra angular de nossa fé em nossas vidas”.

A cerimônia de colocação da pedra angular geralmente ocorre durante a primeira sessão dedicatória do templo e inclui uma música inspirada por um coro especial, um breve comentário pela Autoridade presidente e, em seguida, a colocação de um pouco de massa na borda de uma cápsula presente na estrutura do templo para colocar objetos distintos de natureza histórica.

Objetos que demonstram a fé da Igreja em Porto Rico

Durante uma cerimônia de revelação destes objetos realizada pelo Comitê Organizador da casa aberta e a dedicação do Templo de San Juan Porto Rico na última quinta-feira, 12 de Janeiro, em preparação para a dedicação, Héctor Remigio Llanos, historiador da Igreja em Porto Rico, falou sobre a caixa e explicou:

“É uma caixa de metal à prova d’água e construída para esta ocasião na qual são colocados diversos objetos representativos de nossa fé e da Igreja em Porto Rico. Nesta ocasião, incluímos três volumes do livro Santos, exemplares do livro Hinos da Igreja, uma cópia de O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo, uma tríplice combinação das Escrituras, uma recontagem da história da Igreja em Porto Rico, o testemunho escrito de um missionário que serviu em Porto Rico, um texto com a oração dedicatória a ser pronunciada pelo élder D. Todd Christofferson, vários arquivos digitais, cópias das revistas Ensign e A Liahona nas quais destacam histórias dos santos de Porto Rico, um exemplar do livro A Casa do Senhor de James E. Talmage e um folheto com instruções de preparação para participar do templo”.

Durante sua participação no programa dedicatório, sobre o significado dos templos, o Élder Christofferson disse:

Templo de San Juan Porto Rico

“Ao entrar no templo, saímos do mundo temporariamente. Deixamos nossos problemas e desafios à porta e focamos nossas mentes nas coisas de Deus, nas ordenanças e nos convênios de salvação e exaltação. Reorientamos nossos pensamentos e desejos com uma perspectiva divina”. Então, ele acrescentou: “ao sair do templo, notamos que os problemas e desafios que deixamos na porta ainda estão lá. Somos forçados a levá-los a reboque novamente, eles não mudaram, mas, felizmente, o tempo que passamos no templo mudou para nós. Nossa perspectiva é mais segura e precisa. Começamos a ver que o que parecia impossível, com a ajuda do Senhor, pode encontrar solução, e temos uma maior certeza de sua ajuda”.

Por sua vez, o Élder Jorge M. Alvarado, que é porto-riquenho, expressou em lágrimas de emoção seus sentimentos diante deste evento histórico para a ilha de Porto Rico:

“O poder do Senhor está sobre esta terra e sobre este templo. O Espírito que se sente aqui é extraordinário e pude sentir a diferença que há quando o Senhor Vem e aceita sua Casa. Me comove pensar nas bênçãos que o Senhor tem para os santos da ilha de Porto Rico. Estive em várias dedicações e senti um espírito muito especial, mas neste dia tive um poderoso sentimento de que o Senhor está satisfeito com seu povo e que vai ajudá-los a crescer e prosperar”.

“Ele nos ama de todo o seu coração”

Irmão José Rivera e irmã Lily Rivera

O José irmão Rivera, que participou da cerimônia de dedicação estava cheio de uma emoção que mal lhe permitia articular suas palavras.

“Depois do meu batismo, eu pensava sobre esse dia em que chegaria a entrar no templo e acontece que um ano e quatro meses depois saí como missionário e pude ir ao templo. Então, eu me perguntava quando um templo chegaria a Porto Rico; esperei quarenta anos e finalmente a oportunidade foi dada. O sentimento que nos encheu ali dentro continua conosco agora estando nos prédios do templo. A experiência que tivemos foi única e sabemos que essas coisas são verdadeiras”.

A irmã Lilly Rivera, sua esposa, acrescentou agradecida:

“O Pai Celestial me deixou saber mais uma vez que Ele nos ama de todo o seu coração. Estávamos nos preparando para ver a transmissão em nossa estaca e recebemos uma ligação convidando-nos a vir e participar dentro do templo. Então, fomos chamados para ver a cerimônia ao vivo dentro da sala celestial, o que foi uma bênção muito grande para nós. Eu sei que nosso Pai Celestial nos ama, nos ouve e responde nossas orações de várias maneiras. Não só pudemos ver a cerimônia dentro do templo e saudar um apóstolo do Senhor, mas um de nossos netos teve a honra de acompanhá-lo para colocar o cimento na pedra angular. Hoje, fomos grandemente abençoados”.

A fim de proporcionar a oportunidade de participar da cerimônia dedicatória a um número maior de pessoas, os líderes da Igreja habilitaram diferentes facilidades no salão de chegada do templo e nos cinco centros de estaca ao redor da ilha, inclusive nas Ilhas Virgens (St. Croix e St. Thomas) que cerca de 2.122 membros da Igreja compareceram para participar remotamente.

Início das operações

Templo de San Juan Porto Rico

O presidente do Templo Justo Casablanda e sua esposa e diretora do templo Lucy Casablanca.

Mediante esta modalidade, de forma temporária, os centros de reuniões se converteram “em uma extensão do templo”, como expressou Héctor Álvarez, que junto com sua esposa Amarilis Santiago atuaram como coordenadores de eventos da casa aberta e a dedicação do templo durante pouco mais de um ano.

“Foi uma tarefa muito bonita que o Senhor nos deu, estar dia a dia, semana a semana e mês a mês com irmãos muito dedicados que realizaram um grande trabalho, especialmente as irmãs, que deram um toque muito especial a tudo o que aconteceu aqui, vimos milagres no processo, sentimos algo muito especial, o Senhor mudou corações e fez maravilhas nas pessoas que participaram e essa é a nossa recompensa, pela qual somos extremamente agradecidos”, afirmou comovido o irmão Álvarez.

Já dedicado, o templo de San Juan Porto Rico entrará em operação regular para ordenanças pessoais a partir de quarta-feira, 18 de janeiro, com sessões de investidura às quartas e quintas-feiras às 17 horas da tarde e às ‘9 horas da noite, bem como às sextas e sábados às 8 da manhã, 10 da manhã, ao meio dia e às 14 horas da tarde. “As ordenanças vicárias estarão disponíveis a partir de 8 de fevereiro”.

Justo Casablanca, presidente do templo, informou que já estão programadas mais de uma dezena de investiduras e 5 selamentos (cerimônias matrimoniais) para o primeiro dia, além de batismos durante todo o sábado, esperando uma grande demanda de pessoas que receberão ordenanças pela primeira vez nos primeiros dias de operação.

Veja também: Élder Soares faz visita histórica a Porto Rico e Cuba

Fonte Newsroom – Puerto Rico

| Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *