fbpx

5 curiosidades sobre a estátua Christus do escultor Bertel Thorvaldsen

estátua Christus

Com a visitação pública do Templo de Roma Itália definido para começar este mês, muitas fotos do templo e do Centro de Visitantes têm circulado na mídia. Entre as fotos mais divulgadas está uma da bela estátua Christus no Centro de Visitantes. Esta representação icônica do Salvador é conhecida dos membros da Igreja, mas nem sempre foi assim. Confira como surgiu esta estátua e como posteriormente ganhou sua fama no mundo da Igreja.

1. Há cinco esboços/modelos conhecidos da estátua Christus: três modelos de gesso e dois de desenhos feitos à lápis.

A inspiração para a estátua Christus de Bertel Thorvaldsen é desconhecida e pode ter vindo de seu estudo de esculturas gregas clássicas, principalmente o trabalho de Rafael. Existem outras potenciais inspirações, mas pelo fato de Thorvaldsen raramente manter seus desenhos ou modelos, nós provavelmente jamais saberemos a evolução precisa da estátua.

Todos os cinco modelos estão no Museu de Thorvaldsen em Copenhague, na Dinamarca.

2. Esquetes e modelos anteriores do Christus tinham os braços de Cristo levantado acima da cabeça.

Existem várias teorias de como a estátua acabou ficando com os braços estendidos para baixo como é hoje:

Essa última versão está relacionada com um dos primeiros modelos de argila de Thorvaldsen. Nesta versão, os braços erguidos caíram durante a noite da posição superior acima da cabeça de Cristo à sua cintura. Thorvaldsen, ao ver esta nova posição, rapidamente tornou-a permanente.

3. Tanto o Presidente Spencer W. Kimball e o Élder Steven L. Richards consideraram a estátua “inspiradora”.

Christus Replica

O Presidente Spencer W. Kimball, depois de ver a estátua Christus e Os Doze Apóstolos de Thorvaldsen na Igreja de Nossa Senhora, afirmou que “o homem que criou estas estátuas foi certamente inspirado pelo Senhor”.

Em outra ocasião, em setembro de 1950, o Élder Richards (na época membro da Superintendência Geral da Escola Dominical) e sua esposa Irene visitaram a Igreja de Nossa Senhora enquanto estavam em Copenhague. De acordo com Philip Richards, filho do Élder e da Irmã Richards, enquanto seus pais estavam na catedral dinamarquesa ficaram admirados e inspirados ao ver a estátua Christus e “seu pai começou a ter a ideia de deveria haver uma réplica da estátua na Praça do Templo”. Mais alguns anos se passariam até que a inspiração se tornasse realidade.

4. Stephen L. Richards tinha uma réplica da estátua original feita e em seguida a doou para a Igreja.

Em 7 de junho de 1957, o Comitê de construção da Igreja reuniu-se com a primeira Presidência para apresentar a sua proposta de utilizar uma réplica em mármore da estátua de Thorvaldsen na Praça do Templo. Apesar da Presidência da Praça do Templo sentisse que uma estátua de Cristo daquele porte devesse ser colocada na Praça, eles ficaram apreensivos com a reação que a Primeira Presidência teria a essa proposta. Afinal de contas, uma estátua de Cristo nunca tinha sido uma parte da adoração tradicional dos santos.

A estátua terminada encomendada por Richards tinha mais de 3 metros de altura e pesava cerca de 5 mil quilos. Surpreendentemente, o Presidente Richards foi acometido de uma doença grave e faleceu apenas alguns dias antes da estátua acabada chegar a Salt Lake City. Infelizmente, ele nunca viu a estátua que ele esperava que se tornasse um legado para a Igreja.

5. A estátua Christus da Praça do Templo quase foi exibida em área externa.

Os planos originais na Praça do Templo incluíam a exibição externa da estátua Christus . Mas membros do Comitê de Construção expressaram preocupação com a exposição da figura ao clima rigoroso das montanhas de Salt Lake City. Isso deu origem a ideia de uma casa para o Christus. O Christus seria exposto em uma rotunda de vidro no edifício do Gabinete de informações, que mais tarde se tornou o Centro de visitantes Norte. Era para ser o ponto focal do edifício e de todo o local. Durante a construção, devido a enormidade da estátua Christus, os construtores tiveram que colocar a estátua na estrutura e construir em torno dela.

A apresentação final da imponente estátua levou muitos anos, e após uma rampa em espiral ser terminada, murais pintados e luz de luminárias adicionadas, o Christus foi aberto para a visualização pública em 1967. Hoje, existem 15 estátuas expostas pela Igreja nos Centros de Visitantes do templo em Salt Lake City, Los Angeles, Nova Zelândia, Havaí, Arizona, Washington D.C., Cidade do México, Nauvoo, Oakland, St George, Utah; Palmyra, Nova Iorque; Monte Cumorah; Independência, Missouri e São Paulo, Brasil; e uma estátua itinerante, além de uma estátua doada ao Museu de Imigração islandês em Reykjavik, Islândia.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

História das estátuas Christus e os 12 apóstolos no templo de Roma

| Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *