fbpx

Profeta no Brasil: como se preparar para visita do Presidente Nelson?

Presidente Russell M. Nelson de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Nosso amado profeta, o Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Russell M. Nelson, visitará o Brasil em Setembro. Será a primeira vez que o Presidente Nelson, como Presidente da Igreja virá ao Brasil. Mas a relação do profeta com o Brasil é antiga e solida. Ao analisarmos essa relação e entendermos o papel de um profeta poderemos estar mais preparados para recebermos a paalvra de Deus através de seu servo escolhido.

Conexão do Profeta com o Brasil

A última visita oficial do Presidente Nelson ao Brasil aconteceu em maio de 2004. Na ocasião ele era membro do Quórum dos Doze Apóstolos. Ele visitou Brasília, Taguatinga, São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Maracanaú, Recife e Olinda, e estava acompanhado do Elder  Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos. Foi nessa visita que ele disse:

“O Brasil é uma parte do coração da Igreja”

Ele também disse:

“Houve uma época em que todos os presidentes de missão no Brasil eram importados dos Estados Unidos. Agora, o Brasil é capaz de fornecer não apenas a maioria dos presidentes de missão, mas também nos exportou alguns, para presidir a missão em outros países”

“Os santos são fiéis e diligentes. Em todas as reuniões em que fomos, as capelas festavam cheias.

Ao longo do grande período de crescimento e florescimento da Igreja aqui no Brasil, o que mais me impressiona são os santos individualmente. Eles são tão especiais, conhecem tão bem o Senhor, são tão reverentes à Sua obra.

Falo novamente sobre a força do testemunho individual dos membros. Eles são tão gratos por saber que o evangelho foi restaurado, que a Igreja foi restaurada, que as chaves do sacerdócio. Significa muito para eles.”

O ministério do profeta no Brasil também abrangeu eventos importantes da História da Igreja no Brasil. Ele, por exemplo, dedicou o Centro de Treinamento missionário e participou da dedicação do Templo de Curitiba.

Ao refletir sobre a história da Igreja no Brasil, ele ficou impressionado com o progresso da obra do Senhor. Ele disse:

“Esta é uma poderosa parte da igreja. Esta está se tornando uma parte do coração da igreja. Com uma força real. Os missionários do Brasil estão entre os nossos melhores. Eles não somente servem no Brasil mas também em outros países nos quais eles são chamados.

Aqui a igreja está bem desenvolvida. Esta é agora parte do coração da igreja. É uma alegria ver o progresso que tem sido alcançado. A fé das pessoas [no Brasil] é extraordinária.”

Receber um profeta como profeta

Jesus disse certa vez:

“Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta” (Mateus 10:41)

Isso significa que precisamos estar preparados espiritualmente para receber o Presidente Nelson. Em outras palavras se não o recebermos “na qualidade de um profeta” não teremos o “galardão” ou as bênção maiores que poderiam vir.

Parte da preparação é entender o que é um profeta, qual seu papel e como ele receber revelação para nos guiar.

Um profeta é uma pessoa

“chamada por Deus e que fala em nome Dele. Como mensageiro de Deus, o profeta recebe mandamentos, profecias e revelações do Senhor. Cabe a ele a responsabilidade de dar a conhecer aos homens a vontade e a verdadeira natureza de Deus, além de demonstrar o significado de Seus procedimentos para com eles. O profeta denuncia o pecado e prediz as suas consequências. Ele é um pregador da retidão. Em certas ocasiões o profeta pode ser inspirado a predizer o futuro em benefício da humanidade. A sua responsabilidade principal, entretanto, é prestar testemunho de Cristo. O Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o profeta de Deus na Terra atualmente. Os membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos são apoiados como profetas, videntes e reveladores.” (Tópicos do Evangelho “profeta”)

Falando da necessidade de profetas, o Elder Dieter F. Uchtdorf disse:

“Deus ama todos os Seus filhos. É por isso que nos dirige súplicas tão sinceras por meio de Seus profetas. Assim como queremos o que é melhor para nossos entes queridos, o Pai Celestial deseja o melhor para nós. É por isso que Suas instruções são tão cruciais e por vezes tão urgentes. É por isso que Ele não nos abandonou hoje, mas continua a revelar-nos Sua vontade por meio de Seus profetas. Nosso destino e o de nosso mundo dependem de nossa disposição para dar ouvidos à palavra revelada de Deus para Seus filhos e acatá-la.” (Mensagem da Primeira Presidência, A Liahona, Março de 2012)

Depois de entendermos que o profeta é o porta-voz de Deus na Terra, podemos ajudar outros a se preparar. A carta da Presidência de Área que anuncia a vinda do profeta convida todos a estudar mais as palavras do profeta, estudar o Vem e Segue-me em família e ministrar com amor uns aos outros. Essas boas ações irão nos preparar para receber o Presidente Nelson na altura de seu chamado sagrado.

Essa preparação pode nos conceder bênçãos ainda maiores. Assim como Jesus não pode mostrar mais milagres e dar mais ensinamentos aos judeus, como deu aos nefitas, por não estarem espiritualmente preparados (3 Néfi 19:35) – nós também, poderemos receber maiores bênçãos se estivermos espiritualmente prontos para receber e cumprir o que Deus nos disser.

A presidência da Área Brasil escreveu o seguinte:

Esta será uma grande oportunidade de ouvirmos o presidente da Igreja, o profeta de Deus nesta época atual, que trará instruções, direção e aconselhamento específicos para os santos dos últimos dias no nosso país. Recomendamos que continuem estudando, individualmente e em família, o Vem, e Segue-Me e os discursos do presidente Nelson proferidos nas últimas conferências gerais a fim de se prepararem espiritualmente desde já para este grande acontecimento.

Que possamos, como irmãs e irmãos ministradores, estender esse convite a nossos familiares e amigos para que também participem deste banquete espiritual.

 

| Profetas Hoje
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Pres. Nelson conclui sua viagem de ministração no Pacífico
o brasil
Detalhes sobre a visita do Presidente Russell M. Nelson ao Brasil

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *