fbpx

Pres. e irmã Oaks falam sobre casamento e disforia de gênero

Presidente Oaks pede a jovens adultos Santos dos Últimos Dias que vivam os 2 grandes mandamentos, busquem o casamento e aborda a disforia de gênero

“Qualquer pessoa que não trate indivíduos que enfrentam desafios de identidade de gênero com amor e dignidade não está alinhada com os ensinamentos dos dois grandes mandamentos”, disse ele.

Presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro na Primeira Presidência, reafirmou as posições da Igreja sobre relacionamentos do mesmo sexo e identidade de gênero e reiterou que os seguidores de Jesus Cristo são ordenados tanto a amar a Deus e sua lei quanto a amar aqueles que experimentam disforia de gênero e atração pelo mesmo sexo.

Ele e sua esposa, Irmã Kristen Oaks, falaram para uma audiência mundial de adultos com idades entre 18 e 30 anos em um devocional transmitido do teatro do Conference Center no centro de Salt Lake City, Utah. Eles sentaram-se juntos de mãos dadas em cima de uma pequena mesa redonda marrom no palco do teatro lotado, com 850 lugares, e falaram em turnos.

Eles falaram sobre o papel e o momento do casamento e dos filhos. Eles também convidaram seus ouvintes a serem alegres. Misturaram seus conselhos sérios com muitas brincadeiras que arrancaram risos, especialmente quando falaram sobre namoro.

Defender a verdade

O Presidente Oaks disse que eles intitularam sua apresentação “Defender a verdade” em referência à declaração do presidente da Igreja, Russell M. Nelson, “Conheça a verdade e defenda-a, mesmo que a verdade não seja popular politicamente”.

Irmã Oaks disse aos jovens adultos para buscarem a Deus ao defenderem suas crenças sagradas.

“Busquem as palavras ditas hoje à noite, as palavras do nosso profeta, as escrituras, o Plano de Salvação e suas bênçãos patriarcais”, disse ela.

“Orem e o Senhor estará com vocês. Isso não significa que nenhum de nós passará incólume, mas significa que não estaremos sozinhos e seguiremos adiante guiados e protegidos do mal ao nosso redor. Significa que conheceremos a verdade e nos deleitaremos no Espírito.”

O Presidente Oaks disse que uma sociedade cada vez mais secularizada está se tornando em tempos estressantes para os membros da Igreja, mas ele disse aos jovens adultos para terem bom ânimo e persistirem através da adversidade por meio do evangelho de Jesus Cristo.

Ele reafirmou a doutrina da Igreja do Plano de Salvação – que todas as pessoas existiam em um estado pré-mortal antes do nascimento, seguido pela vida mortal e depois vida após a morte, que inclui ressurreição para todos e um julgamento final.

O propósito de nossa vida na Terra, Atos 2, é crescer em direção ao nosso destino de vida eterna. Fazemos isso ao superar o que o Livro de Mórmon descreve como a oposição em todas as coisas, incluindo muitas tentações de violar os mandamentos de Deus.

Enfrentar e superar a tentação, nos aproximarmos de Deus por meio de escolhas corretas e nos arrependermos das erradas nos ajuda a alcançar o crescimento eterno, que é o propósito da vida mortal dos filhos de Deus.

Casamento, família e o propósito da vida

Os jovens adultos riram enquanto o Presidente Oaks sorria ao dizer que a primeira verdade sobre a qual eles falariam era o casamento.

Ele disse que o casamento está em claro declínio nos Estados Unidos e em outros lugares.

“Os líderes da Igreja de Jesus Cristo estão particularmente preocupados com as mudanças recentes na natureza e extensão do casamento nos Estados Unidos”, disse ele. “Isso inclui a crescente tendência dos cidadãos americanos, incluindo alguns jovens Santos dos Últimos Dias dignos, de adiar o casamento.”

O Presidente Oaks afirmou que o casamento é central para o propósito da vida terrena e da vida após a morte, e que o poder da criação é um presente precioso que deve ser expresso apenas dentro do casamento entre um homem e uma mulher.

Os Santos dos Últimos Dias se destacam do mundo por acreditarem que é um mandamento central multiplicar e repovoar a Terra dentro do casamento entre um homem e uma mulher.

O Presidente Oaks disse que o adiamento do casamento leva ao adiamento do crescimento pessoal dentro de um relacionamento de marido e mulher, como qualidades como sacrifício e humildade. Também há menos oportunidades para trabalhar juntos para “construir o Reino de Deus”.

“O mais importante é que isso significa menos crianças nascendo para crescer com as bênçãos do evangelho”, disse ele.

O adiamento ou desvalorização das crianças é evidente em uma nova pesquisa publicada pelo The Wall Street Journal, segundo ele. A pesquisa apontou que a importância que os adultos atribuem à ter filhos diminuiu nos últimos 25 anos, de 66% para 33%.

A Irmã Oaks, que se casou aos 53 anos, também compartilhou exemplos do que os jovens adultos perdem ao adiar o namoro, o casamento e os filhos.

“Aprendemos a sacrificar e servir de poucas outras maneiras. Quando era solteira, sempre procurava oportunidades para servir. Agora, todas as noites, meu projeto de serviço é sentar-me diretamente em frente a mim”, disse ela, provocando risos. “Aprendo a amar melhor e ajudar meu marido; tenho um amigo com quem rio e choro. Tenho um defensor, professor e torcedor que, por sua vez, me ajuda.”

Veja também: Igreja anuncia novas diretrizes para “fortalecer os jovens adultos solteiros”

Disforia de gênero

O Presidente e a irmã Oaks falaram sobre as dificuldades relacionadas à orientação sexual e a identidade de gênero e como os membros da Igreja devem navega-las.

“Meu primeiro conselho é lembrar que, independentemente das variações na diversidade das criações de nosso Pai Celestial, Ele nos ama a todos, e Seu plano perfeito de felicidade tem um lugar para todos”, disse ele.

Embora ele tenha afirmado que Deus revelou repetidamente que criou homens e mulheres, ele disse que os membros da Igreja podem amar os outros e encontrar pontos em comum sem comprometer essas verdades.

O Presidente Oaks repetiu declarações anteriores que ele fez sobre a disforia de gênero “assumir formas diferentes em momentos diferentes na vida de uma pessoa” e que aqueles que são afetados por ela e suas famílias devem ter uma visão de longo prazo e confiar em princípios eternos.

Ele explicou ensinamentos anteriores sobre equilibrar o amor e a lei do evangelho.

“Muitos de nós têm a tendência de dar menos atenção ao amar o próximo e dar ênfase excessiva à observância da lei (mandamentos)”, disse ele.

Essa é a sua própria tendência, por causa de sua formação jurídica e porque o primeiro grande mandamento de amar a Deus inclui observar Seus mandamentos. É mais fácil julgar a si mesmo e aos outros com base na obediência à lei.

“Agora acredito que esse objetivo pode ser expresso de maneira melhor tentando viver ambos os mandamentos de uma maneira mais completa”, disse ele. “Qualquer pessoa que não trate indivíduos que enfrentam desafios de identidade de gênero com amor e dignidade não está alinhada com os ensinamentos dos primeiro e segundo grandes mandamentos.”

Presidente Oaks disse que os membros da Igreja devem seguir o exemplo divino de Jesus Cristo, que se absteve de julgar a mulher pega em adultério. Em vez disso, Cristo pediu àqueles que queriam julgá-la ou aplicar a lei imediatamente que examinassem a si mesmos primeiro. Ele sabia que a lei seria aplicada no tribunal do julgamento após esta vida.

Então, “o Salvador aplicou o poder do amor”, disse o Presidente Oaks. “Ele misericordiosamente se recusou a condenar a mulher, e aquele ato amoroso a elevou a uma nova vida, incluindo o arrependimento. … O Salvador estendeu amor e misericórdia ao se abster de condenar e depois afirmou a lei ao dizer ‘vá e não peques mais'”.

Presidente Oaks disse que um número recorde de adolescentes americanos está lidando com ansiedade, vício em rede social e drogas. Jovens santos dos últimos dias, segundo ele, se beneficiam do conhecimento do evangelho.

“Vocês sabem que são filhos de Deus, uma herança divina única. Deus os ama. Ele é um mentor poderoso e promete ajudá-los se vocês o buscarem da maneira que Ele ensinou. Estabeleçam em suas mentes e em suas prioridades pessoais a poderosa verdade de que vocês são amados filhos de Deus. Seu amor lhes concede o autorrespeito, a força e a motivação para enfrentarem os problemas que enfrentam em suas vidas”, disse ele.

“E nunca esqueçam que Seus servos os amam. Nós os amamos”, acrescentou.

Atração pelo mesmo sexo

Ele reiterou que a Igreja ensina que o sentimento de atração romântica por alguém do mesmo sexo em si não é um pecado, mas os membros da Igreja não devem agir com base nesses sentimentos.

“À medida que as pessoas e os membros da família experimentam tais sentimentos, devem ter cuidado com os rótulos”.

Ele compartilhou um trecho de vídeo e citações do devocional mundial para jovens adultos do ano passado, quando o Presidente Nelson disse que os rótulos são limitantes, divisórios e restritivos.

“Nenhum identificador deve substituir ou ter prioridade sobre esses três designações: ‘filho de Deus’, ‘filho do convênio’ e ‘discípulo de Jesus Cristo'”, disse o Presidente Nelson.

Presidente Oaks também repetiu a declaração do Presidente Nelson de que “qualquer identificador que não seja compatível com essas três designações básicas acabará por decepcioná-lo. Outros rótulos vão desapontar você com o tempo porque eles não têm o poder de levá-lo em direção à vida eterna no reino celestial de Deus”.

Fonte: Deseret News

Veja também: Igreja anuncia novas diretrizes para “fortalecer os jovens adultos solteiros”

Assista ao devocional:

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *