Élder Holland: Profecia da América do Sul Continua a Se Cumprir
Este artigo foi publicado em LDS.org e traduzido para o mormonsud.net por Esdras Kutomi.
Por Jason Swensen
Quase um século se passou desde que um apóstolo dos últimos dias, o Élder Melvin J. Ballard, profetizou que a América do Sul “será uma potência na Igreja.”
Desde então, milhões – da Colômbia à Argentina e em várias nações no meio – se filiaram à Igreja. Templos encontram-se espalhados no continente. Centenas de estacas foram formadas.
É tentador dizer que as palavras do Élder Ballard foram cumpridas.
Mas tal comentário seria apenas uma meia-verdade. A profecia da América do Sul, de acordo com um dos sucessores apostólicos do Élder Ballard, continua a ser cumprida. O seu verdadeiro poder ainda está para ser realizado.
A América do Sul “é o local de uma das principais congregações da Igreja e continuará a sê-lo”, disse o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Grande parte do crescimento presente e futuro da igreja se concentrará em toda a América Latina”.
Elder Holland não é estranho na América do Sul. Ele e sua esposa, a irmã Patricia Holland, viveram em Santiago por dois anos (2002-2004), quando ele presidiu a Área do Chile. Outras atribuições eclesiásticas os têm levado por todo o continente em numerosas ocasiões.
“Eu amo a América do Sul”, disse ao Church News depois que ele e a irmã Holland retornaram de uma viagem de 10 dias (12-22 fevereiro) pelo Equador e o Peru. “Eu amo tudo na América do Sul, e essa viagem me fez lembrar disso novamente”.
O Apóstolo presidiu duas conferências de liderança do sacerdócio em Quito, Equador, e em Cusco, Peru, juntamente com vários outros encontros de missionários, jovens, jovens adultos solteiros e outros membros.
“Deixei o Equador e o Peru feliz e satisfeito com o crescimento da Igreja, não apenas numericamente, mas também com a crescente maturidade dos líderes e a força que eu vi na juventude”.
Ele foi acompanhado no Equador pelo Élder Hugo Montoya e no Peru pelo Élder Carlos A. Godoy. Elder Montoya e Élder Godoy são setentas autoridade gerais e conselheiros na presidência da área América do Sul Noroeste. Os irmãos foram acompanhados por suas esposas, Irmã Maria Montoya e irmã Monica Godoy.
Para o Élder Holland e outros membros dos Doze, as conferências de liderança do sacerdócio são as principais oportunidades para se reunirem com bispos, presidentes de estaca e os líderes distritais em unidades em todo o mundo.
Os membros do Quórum dos Doze inicialmente participavam de conferências de estaca para estar com os membros locais, aprender as suas necessidades específicas e compartilhar instruções específicas. Mas os números cada vez maiores de estacas torna impossível para os Doze participar de todas as congregações e comunidades em que os membros vivem.
As conferências de liderança do sacerdócio, disse o Élder Holland, permitem que um Apóstolo viaje para se encontrar com líderes locais de uma dúzia ou mais estacas em um encontro.
“Essas reuniões nos permitem aproveitar melhor nosso tempo e influência. Além disso, os líderes locais do sacerdócio vem a nos conhecer em um ambiente mais íntimo “, disse ele. “Uma boa parte das conferências de quatro horas são dedicadas às suas questões e seus problemas. Como o Presidente James E. Faust disse uma vez: “É importante para os homens com chaves estarem com homens com chaves ‘.”
O Élder Holland também aprecia a interação face-a-face e a instrução. “Eu sou um professor da velha guarda”, disse ele com um sorriso, “portanto eu amo dar e receber. ”
Ele também reservou um tempo para se encontrar com os jovens no Equador e no Peru nas conferências missionárias e em devocionais com jovens e jovens adultos solteiros.
A Igreja, observou ele, goza de uma dinâmica especial na América do Sul. Os santos mais velhos dos Últimos Dias têm, através do sacrifício e trabalho duro, estabelecido uma base sólida para seus filhos e netos. Os jovens, por sua vez, estão protegendo sua herança sagrada, servindo no templo, cumprindo chamados de missão e iniciando suas próprias famílias de fé.
A América do Sul tornou-se uma terra de templos, com edifícios dedicados encontrados em várias das principais cidades – de Bogotá, no norte, até Buenos Aires, no sul. E a construção continua. Novos templos foram anunciados ou estão em construção no Peru, no Chile e no Brasil. Enquanto isso, na área América do Sul Noroeste, o presidente Juan A. Uceda, um setenta Autoridade Geral, presidiu a cerimônia de abertura de terra em 20 de fevereiro no local do futuro templo da Colômbia Barranquilla.
Estar na América do Sul foi especialmente bom para o Élder Holland, porque ele esteve com a sua esposa ao seu lado. A doença grave limitou as viagens recentes da irmã Holland. Mas a sua saúde melhorou gradualmente e permitiu a ela voltar a uma área do mundo que os Hollands têm amado.
“A irmã Holland foi corajosa e dedicada ao tentar realizar esta viagem”, disse ele. “Eu sou muito grato que ela foi comigo. Eu me saio melhor com ela ao meu lado”.