Doutrina e Convênios é um livro repleto conselhos para encontrarmos fé em meio a nossos desafios. Em um vídeo recente do Vem, e Segue-Me, o Élder Gary E. Stevenson compartilhou uma passagem desse livro de escrituras sagradas que se tornou significativa para ele em seu ministério:
“Em verdade, em verdade vos digo: Vós sois criancinhas e ainda não compreendestes quão grandiosas são as bênçãos que o Pai tem nas mãos e preparou para vós; E não podeis suportar tudo agora; contudo, tende bom ânimo, porque eu vos guiarei. Vosso é o reino e são vossas as suas bênçãos e são vossas as riquezas da eternidade”. (Doutrina e Convênios 78: 17-18)
Aqui estão algumas ideias que podemos aprender com essa escritura, especialmente quando enfrentamos provações difíceis.
Confiar em bênçãos que não são vistas
Quando nossos fardos parecerem pesados demais para carregar, podemos confiar nas bênçãos e no plano do Senhor para nós.
“Às vezes as coisas parecessem tão difíceis e desafiadoras que vocês não sabem se conseguirão suportar”, explicou o Élder Stevenson. “O Senhor sabe que enfrentamos essas coisas, e Ele nos dá alguns conselhos maravilhosos [nessa escritura].”
No versículo 17, o Senhor gentilmente nos lembra de ter fé em Seus planos e em Sua perspectiva. “Acho que o Senhor está nos ensinando aqui que há muitas coisas que talvez ainda não vejamos”, disse o Élder Stevenson. “Parte delas são grandes bênçãos que Ele tem reservadas para nós.”
Ao confiarmos na sabedoria e no tempo do Senhor, podemos, por fim, “ter bom ânimo” e encontrar esperança de alívio.

Deixe que Ele o conduza
O Élder Stevenson também sugeriu que podemos encontrar consolo e maior fé ao aceitarmos nosso papel de “criancinhas” no grande esquema da eternidade.
Esse conselho das escrituras me faz lembrar de uma experiência que tive ao fazer uma caminhada com minha irmã anos atrás. Naquela época, ela era jovem e não tinha adquirido a perspectiva de que a dificuldade temporária de nossa caminhada valeria a pena pela bela vista no topo.
Enquanto subia uma colina assustadora, ela ficou cansada e não sabia se conseguiria continuar. Quando ela questionou se deveria continuar, eu a incentivei a caminhar na minha frente. Em seguida, apoiei suas costas com as duas mãos para lhe dar impulso adicional e, assim, chegar ao topo.
Aquela caminhada se tornou uma lembrança favorita para nós dois e sempre refletimos sobre como foi memorável conquistar a colina juntos.
Da mesma forma, o Senhor pode nos ajudar com nossas próprias “montanhas para escalar“, especialmente quando nos sentimos como crianças pequenas lutando para continuar. Quando nossa caminhada metafórica parecer demais para suportar, podemos nos apoiar no Senhor e permitir que Ele nos “conduza”.
Compare as escrituras com sua situação
Embora Doutrina e Convênios tenha sido impresso pela primeira vez em 1835, o Élder Stevenson acredita que essas seções são tão relevantes para nós, santos dos últimos dias, hoje, em 2025. “Todos nós passamos por desafios e aflições como parte da mortalidade”, explicou o apóstolo.
“Acho que isso se dirige diretamente a cada um de nós e é um exemplo de algumas das belas doutrinas, conselhos e orientações que recebemos por meio de doutrina e convênios. As palavras que são nossas, essas revelações divinas que vêm por meio de Doutrina e Convênios, são a palavra de Deus”.
Assista à mensagem completa do Élder Stevenson no player abaixo.
Fonte: LDS Living
Veja também:
- Quais eram as profissões dos apóstolos modernos?
- O que é a ordenança do lava-pés?
- Como é a organização da Igreja de Jesus Cristo?