3 de Nossas Analogias com Aviões Favoritas do Élder Uchtdorf
Desde que Élder Dieter F. Uchtdorf discursou pela primeira vez em uma conferência geral, os membros de todo mundo têm amado suas histórias sobre aviões e as lições espirituais que ele exemplifica com elas. Na verdade, quando ele começa a falar, muitos de nós pensamos “O que isso tem a ver com aviões?” Veja a seguir uma seleção de três analogias tiradas de suas experiências aeronáuticas do livro “The Gospel at 30,000 Feet.”
Guiado pelo Senhor
Em uma ocasião, minha profissão como um capitão de B-747 me levou para casa em um voo de Dallas, Texas, para Frankfurt, Alemanha. Eu tinha acabado de participar de uma conferência geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias como uma autoridade geral. Mas naquele dia eu estava indo para casa e trabalhando ao mesmo tempo na profissão que eu amava tanto. Uma comissária de bordo perguntou se alguns passageiros poderiam visitar a cabine. Quando eles entraram, eles falaram que eles também estavam na conferência geral e estavam surpresos que tinham uma autoridade geral pilotando o avião que os levava de volta para casa na Alemanha. Nós nos cumprimentamos alegremente e ficamos gratos pela adorável coincidência em nossos planos de viagem.
Enquanto voávamos, o dia se tornou em uma noite sem lua, e incontáveis estrelas cobriam os céus. Eu contemplei essa vista magnífica da cabine, e meus pensamentos me levaram aos diversos milagres que eu presenciei em minha vida.
Um deles aconteceu muitos anos atrás, logo após os horrores da Segunda Guerra Mundial. Eu fui batizado quando tinha 8 anos de idade em Zwickau, Sachsen, na Alemanha oriental. Isto aconteceu por causa da Irmã Ewig, uma irmã corajosa, carinhosa, e cheio de cabelos brancos que compartilhou o evangelho restaurado de Jesus Cristo para meus avós e pais. Eles não hesitaram em aceitar o desafio de seguir os sussurros do Espírito e aceitar uma nova religião. Como eu os amo por causa disso! Em 1952, minha família teve que partir daquela parte de nossa terra natal, pensando que nunca mais voltariam para lá. Nós fomos para Frankfurt, onde eu fui ordenado como um diácono e ensinado a apreciar o valor do trabalho e serviço pelos sérios, mas amáveis líderes da Igreja.
Ao mesmo tempo, no coração da Alemanha ocidental, outra senhora maravilhosa, recentemente viúva em seus 30 anos de idade, estava aterrorizada pelas dificuldades insuportáveis do futuro. Ela tinha duas filhas jovens e sentia-se sozinha em suas difíceis circunstâncias em um país sem esperança. Em um momento de incrível angústia, dois jovens missionários tocaram sua campainha e trouxeram a mensagem de luz, verdade e esperança. E ela a aceitou.
Eu sou eternamente grato a Irmã Ewig, aqueles diligentes missionários americanos, e Irmã Carmen Reich (que se tornou minha sogra) por sua fé, força, coragem e disposição de ouvir a calma e mansa voz. Minha vida se tornou muito diferente por causa do entendimento miraculoso desses grandes indivíduos.
Em 1976, Presidente Monson abençoou meu país com promessa que iam muito além da lógica ou raciocínio político. Era uma promessa profética que requeria milagres dos dias modernos. E os milagres aconteceram.
1989, o muro de Berlin caiu, e um ano depois, a Alemanha foi reunida. As fronteiras foram aumentadas, e Sião foi capaz de ser investida do alto. Há agora dois templos na Alemanha, e logo teremos 14 templos na Europa, e outros no futuro. O reino de Deus está se expandindo rapidamente em todas as partes do mundo, inclusive além das fronteiras geográfica e políticas de antigamente. Missionários estão servindo em lugares nos quais precisamos procurar no dicionário ou não podemos achar facilmente nos mapas. Verdadeiramente, estes são milagres modernos.
Voltamos agora para aquela noite escura acima do Atlântico Norte. Ao direcionar nossa grande aeronave para nosso destino, nós tínhamos que ser extremamente cuidadosos e precisos ao inserir as coordenadas geográficas no sistema de navegação. O sistema de navegação dependia das informações que nós fornecíamos antes de decolar. Esta informação tinha que ser verdadeira e valida por que era a fundação para todas as nossas futuras decisões.
O evangelho de Jesus Cristo é a punica base verdadeira e válida para nossas vidas. Se nós inserirmos seus valores em nossos sistemas, como “todo [nosso] coração, poder, mente e força” (D&C4:2), nós vamos saber como fazer escolhas e seguir o curso que nos leva ao nosso lar celestial.
Nos voos de longa distância, frequências de rádio ainda são usadas para coordenar o tráfego aéreo. Estas frequências estão frequentemente lotadas, e estática distorce as mensagens. O mesmo é verdadeiro em nossas vidas. Todo mundo quer enviar suas mensagens conflitantes. Nós precisamos treinar e nos condicionar para sermos capazes de ouvir a voz manda e delicada, sem nos distrairmos ou nos desligarmos por causa da excessiva estática naquela sagrada frequência. Isto pode ser feito quando internalizamos e agimos de acordo com os padrões morais e éticos que nós recebemos por meio das escrituras e os profetas vivos.
Desde o profeta Joseph Smith até nosso profeta vivo nos dias de hoje, nós recebemos orientação sagrada e atualizada de acordo com nossas necessidades e disposição. As mensagens da conferência geral de nossos profetas, videntes e reveladores, são dados pelo Senhor em Seu próprio tempo, em Sua própria maneira, e por um motivo muito especial.
Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a fonte de nossa fundação e o curso de nossa vida. Sua mensagem pode ser mansa, mas é clara e alcança os nossos corações. Sua mensagem é o evangelho de alegria, esperança, coragem, verdade, amor e milagres.
Foque no que mais importa
Em uma noite escura de dezembro em 1972, uma aeronave jumbo Lockheed 1011 caiu na Florida, matando mais de 100 pessoas. Este acidente terrível foi umas das quedas mais mortais na história dos Estados Unidos.
Algo curioso sobre este acidente é que todas as partes vitais e sistemas do avião estavam funcionando perfeitamente. O avião poderia ter pousado de forma segura em seu destino em Miami, há 32 quilômetros de distância. Durante o voo, entretanto, a tripulação percebeu que uma luz verde não tinha acendido. Esta luz indicava se o trem de pouso dianteiro tinha se estendido perfeitamente. Os pilotos cancelaram o pouco, colocaram o avião em um padrão de voo circular sobre a cidade de Everglades, e foram investigar o problema.
Eles ficaram tão preocupados com sua busca que eles não perceberam que o avião estava descendo gradativamente até o pântano abaixo. Quando alguém percebeu o que estava acontecendo, já era muito tarde para evitar o desastre.
Depois do acidente, investigadores tentaram determinar a causa. O sistema de pouso tinha se estendido apropriadamente. A aeronave estava em perfeitas condições mecânicas. Tudo estava funcionando corretamente. Tudo exceto uma coisa: uma única pequena lâmpada queimada. Aquela pequena lâmpada de 20 centavos, começou a cadeia de eventos que levou a trágica morte de mais de 100 pessoas.
Claro, a lâmpada queimada não causou o acidente. Isto aconteceu por que a tripulação estava concentrada em algo que parecia ser importante no momento perdendo de vista o que mais importava.
A tendência de focar no que é insignificante em troca do que é profundo acontece com todo mundo. Todos corremos este risco. O motorista que se concentra na estrada tem muito mais chances de chegar ao seu destino em segurança do que o motorista que se concentra em mandar mensagens de texto no seu celular.
Nós sabemos o que mais importa nesta vida. A luz de Cristo ensina isto para todos. Nós como fiéis Santos dos Últimos Dias temos o Espírito Santo como um “companheiro constante” para nos ensinar as coisas de valor eterno. (D&C 121:46)
Não podemos e não devemos permitir nos distrair de nossos deveres sagrados de servir a Deus e nossos amados irmãos. Não podemos e não devemos perder o foco nas coisas que mais importam.
O ponto de retorno seguro
Durante meu treinamento para ser piloto de aviação comercial, tive de aprender a conduzir uma aeronave por longas distâncias. Voos sobre oceanos imensos, travessias por extensos desertos e viagens de um continente ao outro exigem um cuidadoso planejamento para garantir uma chegada segura ao destino programado. Alguns desses voos sem paradas podem durar até 14 horas e cobrir uma distância de cerca de 14.000 quilômetros.
Há um importante momento de decisão durante esses longos voos, geralmente conhecido como o ponto de retorno seguro. Até esse ponto, a aeronave tem combustível suficiente para fazer a volta e retornar com segurança ao aeroporto de partida. Mas, depois de passar o ponto de retorno seguro, o capitão não tem mais essa opção, e precisa continuar. É por isso que muitas vezes se diz que esse é o ponto sem retorno.
Satanás, “o pai de todas as mentiras” (2 Néfi 2:18), “o pai da discórdia” (3 Néfi 11:29), “o autor de todo pecado” (Helamã 6:30) e o “inimigo de Deus” (Morôni 7:12) usa as forças do mal para nos convencer de que esse conceito se aplica sempre que pecamos. As escrituras o chamam de “o acusador” porque ele quer que sintamos que não mais podemos ser perdoados (ver Apocalipse 12:10).
Satanás quer que pensemos que, quando pecamos, chegamos ao “ponto sem retorno” — que é tarde demais para mudar de curso.
Neste mundo belo, porém problemático, a triste realidade é que essa atitude traz grande tristeza, dor e sofrimento para a família, para o casamento e para a vida da pessoa individualmente.
Satanás tenta falsificar a obra de Deus, podendo assim enganar muitas pessoas. Para fazer-nos perder a esperança, sentir-nos tão miseráveis quanto ele próprio e acreditar que o perdão está além do nosso alcance, Satanás chega a usar de maneira errada as palavras das escrituras que salientam a justiça de Deus para dar-nos a entender que a misericórdia não existe.
O dom de sacrifício de nosso Salvador nos garante que nunca precisa haver um “ponto sem retorno” em nossa vida espiritual. Nosso amoroso Pai Celestial ofereceu Seu Filho para manter o portão aberto para um retorno seguro. Só precisamos atravessá-lo ao nos arrependermos e recebermos o milagre do perdão.
Fonte: LDSLiving
https://mormonsud.net/noticias/novas-designacoes-elder-uchtdorf/
https://mormonsud.net/noticias/elder-uchtdorf-responde-aos-comentarios/