fbpx

Perguntas e respostas: Quem é Deus para os Santos dos Últimos Dias?

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam em Deus, mas essas crenças diferem de maneiras significativas das crenças de outros cristãos.

Essas crenças sobre Deus afetam todas as nossas outras crenças. Elas também influenciam as escolhas de estilo de vida, metas e perspectivas que temos como membros da Igreja de Jesus Cristo. A nossa visão de Deus pode parecer incomum para você, mas também pode ser fascinante e tranquilizadora porque enfatiza a natureza amorosa de Deus e Sua absoluta justiça.

Os Santos dos Últimos Dias e a Trindade

“Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo” (1ª Regra de Fé).

Na Igreja de Jesus Cristo, embora acreditemos em Deus, o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo, não aceitam a trindade como um só ser, um conceito que se desenvolveu após os tempos do Novo Testamento.

Os Mórmons acreditam que Deus, Jesus e o Espírito Santo estão perfeitamente unificados em amor, doutrina e propósito, mas são seres distintos.

Muitas pessoas interpretam erroneamente declarações na Bíblia em que Jesus diz que Ele e Seu Pai são um:

“Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:6-9).

Quando queremos entender a Bíblia, precisamos estudá-la como um todo, em vez de estudar partes isoladas. Pessoas que usam os versículos acima em sua tentativa de justificar a trindade tendem a ignorar o próximo versículo, mas é essencial lê-lo para entender o contexto das palavras de Jesus.

“Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.” (João 14:10)

Portanto, sabemos que Deus e Jesus não são o mesmo ser em nenhum sentido material, já que Jesus diz que são os ensinamentos de Seu Pai, não os Dele. Em seguida, se avançarmos um pouco para o versículo 20, aprendemos o que Jesus quer dizer quando diz que Ele e Deus são um:

“Naquele dia sabereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.”

Visto que os apóstolos não fazem parte da trindade, fica claro que Ele está falando em termos de união de propósito, não física. Ele diz que os apóstolos são um com Ele e com Deus da mesma forma que Jesus e Deus são um.

Uma boa referência sobre esse tópico está na visão de Estevão, que viu Deus. Jesus estava à direita Dele. Ele os viu separadamente. E, nos tempos modernos, o profeta e Santo dos Últimos Dias, Joseph Smith, também viu Deus e Jesus ao mesmo tempo.

Como, então, os Santos dos Últimos Dias veem Deus? O presidente Jeffrey R. Holland, explicou em um discurso na Conferência Geral em outubro de 2007:

“Nossa primeira e mais importante regra de fé na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo”.2 Cremos que essas três pessoas divinas, que constituem uma única Trindade, são unidas em propósito, modo de agir, testemunho e missão. Cremos que estão imbuídos do mesmo sentimento divino de misericórdia e amor, justiça e graça, paciência, perdão e redenção. Acho correto dizer que cremos que Eles são um em todos os aspectos eternos, significativos e imagináveis, exceto no de que são três pessoas unidas em uma só substância, conceito de Trindade nunca citado nas escrituras porque não é verdadeiro.

De fato, uma fonte de referência muito respeitada, o Harper’s Bible Dictionary, afirma que ‘a doutrina formal da Trindade, como definida pelos grandes concílios da igreja nos séculos IV e V, não se encontra no [Novo Testamento]’.

Portanto, toda crítica de que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não acredita na visão contemporânea de Deus, Jesus e o Espírito Santo não se refere a nossa dedicação a Cristo, mas, sim, a um reconhecimento — correto, por sinal — de que nossa visão da Trindade difere da que surgiu na história cristã posterior ao Novo Testamento, e retorna à doutrina ensinada pelo próprio Jesus.”

Pode ser interessante: Os membros da Igreja de Jesus Cristo acreditam na Trindade?

Conhecíamos Deus antes de vir à terra

Nossa crença no Plano de Salvação afirma que todas as pessoas, inclusive aquelas que rejeitam a Deus, são consideradas Seus filhos. De acordo com essa crença, antes do nascimento, os humanos existiam como inteligências, e Deus moldou essas inteligências em espíritos. Uma das escrituras onde aprendemos sobre estar com Deus antes de vir à terra está em Jeremias 1:4-5:

“Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre, te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei, e às nações te dei por profeta.”

Assim durante a vida pré-terrena, os indivíduos tiveram que fazer uma escolha crucial em relação ao plano de Deus. Enquanto Jesus Cristo queria que viéssemos à Terra, aprendêssemos com nossas escolhas e escolhêssemos a Jesus Cristo, Lúcifer opôs-se a esse plano, defendendo uma alternativa com menos riscos.

A vida terrena significava perderíamos nossas memórias, e esperava-se que as pessoas voltassem seus corações a Deus e Cristo com a ajuda do Espírito Santo. Jesus se voluntariou para ser o nosso Salvador, expiando pelos pecados e possibilitando que nos arrependêssemos de nossos erros. Aqueles que não tiveram uma chance justa de escolher Cristo durante a vida receberiam uma oportunidade após a morte.

Satanás tentou nos desviar do plano de Deus, prometendo segurança sem riscos em troca de nossa adoração. Hoje, estamos aqui porque escolhemos Deus e Jesus Cristo.

Criados à Sua própria imagem

Quando Deus criou Adão e Eva, Ele os criou à Sua própria imagem. Assim como uma criança se parece com seus pais terrenos, nós nos parecemos com Deus. Deus nos ama demais para nos dar menos do que Ele mesmo possui. Portanto, acreditamos que Deus tem um corpo, embora o Dele seja aperfeiçoado e glorificado.

As pessoas frequentemente ouvem dizer que os Mórmons acreditam que se tornarão deuses algum dia e receberão seus próprios planetas. O LDS.org, o site oficial dos Mórmons, explica esses conceitos e equívocos:

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que Deus deseja que nos tornemos como Ele. No entanto, esse ensinamento é frequentemente deturpado por aqueles que caricaturam a fé. A crença dos Santos dos Últimos Dias não é diferente do ensinamento bíblico, que afirma: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se porventura com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8:16-17).

Ao seguir os ensinamentos de Cristo, os Santos dos Últimos Dias acreditam que todas as pessoas podem se tornar “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4).

Veja também: Por que fomos criados à imagem e semelhança de Deus?

Como os Santos dos Últimos Dias veem Deus?

Como membros da Igreja de Jesus Cristo, aprendemos que Deus é:

O Criador;
Nosso Pai nos Céus;
O pai literal de nossos espíritos;
Ativamente envolvido em nossas vidas diárias;
Completamente justo e imparcial;
Completamente amoroso para com Seus filhos;
Um Pai que anseia pelo retorno seguro de Seus filhos ao lar celestial;
O Ser com o qual desejamos estar na eternidade.

Durante a conferência geral de outubro de 2023, o Presidente Holland prestou seu testemunho sobre o amor do Pai Celestial e disse:

“Presto hoje meu testemunho de um Deus pessoal e vivo, que nos conhece pelo nome, que ouve nossas orações e nos ama eternamente como filhos de Seu espírito. Testifico que em meio às tarefas incrivelmente complexas inerentes ao universo, Ele busca nossa felicidade e segurança individual acima de todas as preocupações divinas. Fomos criados à Sua própria imagem e semelhança,16 e Jesus de Nazaré, Seu Filho Unigênito na carne, veio à Terra como a perfeita manifestação mortal de Sua grandiosidade.”

Fonte: Third Hour

Relacionado

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *