fbpx

Por que fomos criados à imagem e semelhança de Deus?

 “Vês que foste criado segundo a minha própria imagem? Sim, todos os homens foram criados, no princípio, à minha própria imagem.” Éter 3:15

O conhecimento

No relato cósmico da Criação em Gênesis 1, o ponto culminante da Criação de Deus é o homem e a mulher, que são criados à “imagem” (selem) e “semelhança” (demut) de Deus (Gênesis 1:26-27).

Durante séculos, a tradição judaico-cristã tem lutado com as implicações teológicas desta declaração, uma vez que a teologia dominante nas tradições judaica e cristã retrata Deus como um ser sem corpo, partes ou paixões – um ser indiferente, que não pode ser influenciado ou receber ordens de outros.

Por exemplo, um estudioso judeu disse que ser “à imagem de Deus” implica apenas uma variedade de qualidades abstratas (não físicas): “todas aquelas faculdades e dons de caráter que distinguem o homem da besta”, como “intelecto, livre arbítrio, autoconsciência, consciência da existência dos outros, consciência, responsabilidade e autocontrole.”

Da mesma forma, um estudioso cristão concluiu que “isso implica que são essas características humanas que o capacitam a cumprir seu dever de governar a terra”.

Nenhum pesquisador menciona ou insinua forma física, corpórea como sendo parte da imagem de Deus.

Sem negar que existem outros fatores em jogo, as escrituras da Restauração deixam claro que o status da humanidade como a imagem de Deus inclui uma semelhança física com a divindade.

O dedo do Senhor

Em Éter 3:13, o irmão de Jared “viu o dedo do Senhor; e era como o dedo de um homem, à semelhança de carne e sangue” e disse:

“Eis que eu sou Jesus Cristo. (…) Vês que foste criado segundo a minha própria bimagem? Sim, todos os homens foram criados, no princípio, à minha própria imagem. Eis que este corpo que ora vês é o corpo do meu aespírito; e o homem foi por mim criado segundo o corpo do meu espírito; e assim como te apareço em espírito, aparecerei a meu povo na carne.” (Éter 3:14-16)

Aqui, o Cristo pré-mortal revela que a humanidade foi criada à imagem de Seu corpo espiritual, que tem a mesma forma e aparência de Seu futuro corpo de carne.

Veja também: Você entende o propósito da criação da Terra?

Moisés na tradução de Joseph Smith

Da mesma forma, a revisão inspirada de Joseph Smith de Gênesis 1:26-27, agora canonizada como parte do livro de Moisés, indica que a humanidade é à imagem do Cristo pré-mortal, que por sua vez é Ele mesmo à imagem do Pai:

“E eu, Deus, disse ao meu Unigênito, que estava comigo desde o princípio: Façamos o homem a nossa imagem, segundo nossa semelhança; e assim foi. (…) E eu, Deus, criei o homem à minha própria imagem, à imagem de meu Unigênito o criei; homem e mulher os criei.” (Moisés 2:26-27)

Gênesis 5:1-3 ecoa Gênesis 1:26-27, afirmando que “Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; Macho e fêmea os criou”, e depois acrescentando que Adão “gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete”.

No livro de Moisés, isso é revisado para se referir explicitamente à imagem corporal de Deus:

“No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. À imagem de seu próprio corpo, homem e mulher, criou-os; (…) E Adão viveu cento e trinta anos e gerou um filho a sua semelhança, segundo sua própria imagem; e chamou seu nome Sete” (Moisés 6:8-10).

O Livro de Mórmon e o livro de Moisés foram traduzidos em 1829 e 1830, respectivamente. Portanto, a semelhança física da humanidade com a divindade foi uma das primeiras verdades restauradas nos tempos modernos, uma verdade que o próprio Joseph Smith certamente entendeu muito antes, graças à Primeira Visão.

A imagem de Deus

Essas passagens das escrituras da Restauração refletem com precisão a compreensão da “imagem” e “semelhança” de Deus a partir de uma perspectiva do antigo Oriente Médio.

Especificamente, vários estudiosos notaram que o homem sendo à “imagem” (selem) e “semelhança” (demut) de Deus em Gênesis 1:26-27 e 5:1-3 tem uma dimensão física para isso, precisamente como indicado na escritura da Restauração.

 Por exemplo, o eminente estudioso bíblico David Noel Freedman explicou:

“Notamos que a humanidade ocupa um status único em contraste com todos os outros seres criados na terra: sendo feito à imagem e conforme a semelhança de Deus. A semelhança básica está na aparência física, como mostra o estudo da etimologia e uso de ambos os termos. Esses termos são usados ​​em linguagens cognatas de estátuas representando deuses e humanos em inscrições contemporâneas, e certamente a intenção é dizer que Deus e o homem compartilham uma aparência física comum.”

Da mesma forma, depois de citar Gênesis 1:27, Charles Halton afirma:

“Parece certo que, se Deus criou os humanos à imagem divina, então Deus deve se parecer com um humano.”

Benjamin Sommer também afirma:

“Os termos usados ​​em Gênesis 1:26-27, demut e selem, … referem-se especificamente aos contornos físicos de Deus. Isso fica claro quando se vê os termos em seu antigo contexto semítico. Eles são usados ​​para se referir a representações visíveis e concretas de objetos físicos … [e] não há evidências que sugerem que devemos ler esses termos como algo metafórico e abstrato.”

Tanto os antigos judeus quanto os primeiros cristãos reconheceram a descrição bíblica da “imagem” de Deus como sendo semelhante à do homem, e tomaram tais descrições literalmente.

O teólogo David L. Paulsen mostrou que foi somente depois que o cristianismo e o judaísmo foram influenciados pela metafísica filosófica grega que tais interpretações mudaram.

O porquê

Joseph Smith ensinou que “é necessário que tenhamos uma compreensão do próprio Deus no princípio” e enfatizou que, para obter uma compreensão correta de Deus, devemos começar de uma base sólida.

“Se começarmos certo, é fácil dar certo o tempo todo, mas se começarmos errado, é difícil acertar.”

Ter uma compreensão adequada da encarnação de Deus, e o significado da humanidade ter à “imagem” e “semelhança” de Deus, é fundamental para obter um relacionamento adequado entre Deus e o homem.

A clara implicação da humanidade, tanto masculina quanto feminina, ser criada à imagem de Deus é que todos os homens e mulheres são filhos de Deus.

Halton argumenta, citando Gênesis 5:1-3: “Nós nos parecemos com o divino porque somos descendentes de Deus”.

Profetas, apóstolos e outros servos do Senhor ensinaram repetidamente a importância dessa verdade solene. Por exemplo, o Presidente Hugh B. Brown ensinou:

“Para nós, Deus não é uma abstração. Ele não é uma ideia, um princípio metafísico, uma força ou poder impessoal. Ele é uma pessoa concreta e viva. E embora em nossa fragilidade humana não possamos conhecer o mistério total de Seu ser, sabemos que Ele é semelhante a nós… e Ele é, de fato, nosso Pai. (…) Reafirmamos a doutrina das escrituras antigas e de todos os profetas que afirmam que o homem foi criado à imagem de Deus e que Deus possuía qualidades humanas como consciência, vontade, amor, misericórdia, justiça. Em outras palavras, Ele é um Ser exaltado, aperfeiçoado e glorificado”.

Essa compreensão adequada de Deus torna o relacionamento de cada indivíduo com Deus íntimo e pessoal. Também promove uma visão enobrecedora de homens e mulheres em todos os lugares.

Pode ser interessante: Como a gratidão pode transformar o sofrimento

Imagem e semelhança de Deus

No contexto antigo do Oriente médio, pensava-se comumente que a “imagem de Deus” (ou deuses) era investida na realeza, mas Gênesis estende esse conceito real a toda a humanidade.

Além disso, Deus ordenou aos israelitas que não fizessem nenhuma imagem esculpida de Deus para se curvar e adorar (ver Êxodo 20:3-4; Deuteronômio 4:15-19), pelo menos parcialmente porque, em vez de “ídolos mudos” (Habacuque 2:8), a verdadeira imagem de Deus se manifesta em pessoas vivas que respiram.

Isso significa que todo ser humano merece ser tratado com dignidade e respeito como filhos de Deus e reflexos de Sua imagem e semelhança. Como o Presidente Joseph Fielding Smith ensinou:

“O Deus a quem adoramos é um Ser glorificado que concentra todo poder e toda perfeição, que criou o homem a Sua própria imagem, com as mesmas características e os mesmos atributos que Ele possui. Portanto, nossa crença na dignidade e no destino humano é parte essencial tanto de nossa teologia como de nosso estilo de vida. É nisso que se baseia o ensinamento do Senhor de que o “primeiro e grande mandamento” é: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”; e de que o segundo grande mandamento é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (ver Mateus 22:37–39).

Fonte: Book Of Mormon Central

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *