fbpx

Os membros da Igreja de Jesus Cristo acreditam na Trindade?

Como muitos cristãos, cremos em Deus o Pai, em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo. No entanto, não acreditamos no conceito tradicional da Trindade. Acreditamos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três seres separados que são um em propósito.

A primeira Regra de Fé da Igreja afirma: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.” Acreditamos que eles são três personagens distintos, não um ser singular. Nós os chamamos de divindade.

Essa crença é informada pela Bíblia. O relato do batismo de Jesus no Novo Testamento é um grande exemplo da divindade agindo em conjunto para realizar a vontade do Pai Celestial. Em Mateus 3:16-17 lê-se:

“E sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Naquele momento, todos os três membros da divindade estavam presentes: Jesus, que estava sendo batizado; Pai Celestial, cuja voz foi ouvida do céu; e o espírito de Deus, como indicado pelo sinal da pomba.

Cada membro da divindade tem um papel específico, unido no propósito de trazer todos os filhos de Deus de volta à sua presença.

Deus

Deus é nosso amoroso Pai Celestial. Afinal, Ele é o pai dos nossos espíritos. Nós nos comunicamos com Ele através da oração, como o próprio Jesus Cristo fez. O Pai Celestial sempre ouve nossas orações. Ele escreveu o plano de salvação, um plano para ajudar todos os seus filhos a voltar a viver com ele. Como santos dos últimos dias, nós O amamos e adoramos.

Jesus

Jesus Cristo é o Filho do Pai Celestial. Ele é nosso Salvador e Redentor, ele era o Filho Unigênito de Deus, nascido de Maria. Ele viveu na terra e ensinou o evangelho de Seu Pai, ele foi rejeitado pelo mundo e crucificado.

Por causa de sua vida perfeita, sem pecado e Seu sacrifício, todos nós temos a esperança de voltar a viver com Ele e nosso Pai Celestial novamente. João 3:16 diz:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Espírito

O Espírito Santo é o mensageiro e revelador do Pai e do Filho. Um personagem do Espírito, Ele nos ajuda a aprender e reconhecer a verdade de todas as coisas, incluindo o evangelho. É através do Espírito Santo que Deus e Jesus Cristo nos comunicam Seu amor, conforto e paz.

Pode ser interessante: Deus queria que Eva comesse o fruto proibido?

Propósito

Embora a divindade seja composta de três seres distintos com certos papéis e características diferentes, eles estão perfeitamente unidos em propósito. Eles trabalham em harmonia para nos ajudar a conhecer a Deus, viver com retidão, ser perdoado e, finalmente, voltar a viver com eles novamente. Juntos, eles trabalham “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39).

O conceito de trindade nas escrituras

A filosofia da Trindade fala de um conceito de um Deus imaterial, sem corpo, partes ou paixões, que se revelou em três manifestações, a do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Porém, esse conceito é contrário às escrituras que existiam na época em que a filosofia foi formalizada – em 425 d.C. no Concílio de Nicéia.

Assim, ao rever as escrituras do Novo Testamento sem preconceito, é preciso concluir que a trindade realmente consiste em três pessoas distintas, unas em propósito, mas distinta em ser. Lemos em João 17:11:

“E eu já não estou mais no mundo; porém eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós”.

Aqui, Jesus orando ao Pai (não a outra manifestação de si mesmo) implora que seus discípulos sejam um, como eles são um!

Se Deus e Cristo fossem uma única pessoa, Jesus estaria orando para que os discípulos se tornassem uma única pessoa, ou seja, uma entidade com várias manifestações.

A intenção óbvia das palavras do Salvador é que os discípulos fossem unidos em propósito, crença e testemunho para que pudessem ser unificados em justiça como o Pai e o Filho são.

Em uma segunda passagem daquela grande oração de intercessão do Salvador, lemos:

“E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um como tu, ó Pai, és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um” (João 17:20-22).

Jesus Cristo e a Trindade

Não poderia ficar mais claro que o Salvador desejava que todos aqueles que ouvem e creem na palavra se tornem um, da mesma maneira que o Pai e o Filho são um e que Ele pediu que seus discípulos fossem um.

Há outra passagem interessante em João em outro contexto que demonstra claramente que o Pai e o Filho são seres distintos. O Salvador está falando com os fariseus e se declara a luz do mundo.

Os fariseus o acusam de testemunhar de si mesmo e declaram que, portanto, seu testemunho não é verdadeiro. Em resposta, o Salvador os rejeita ao citar sua própria lei:

“Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo. E se eu também julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou. E também na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e o Pai que me enviou também dá testemunho de mim” (João 8:15-18)

Aqui, o Salvador cita a lei judaica de que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Ele se declara como um dos dois homens e Seu Pai Celestial como o outro.

A partir dessas escrituras, fica evidente que a divindade, (trindade) é composta por seres distintos, e não por várias manifestações do mesmo personagem imaterial.

Fonte: The Church Of Jesus Christ Of Latter-day Saints , Ask Gramps     

 

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *