Qual é o alcance da Expiação de Jesus Cristo? Em outras palavras, a Expiação se aplica a todos os habitantes de outros mundos criados ou apenas aos habitantes desta terra?
Resposta
A questão é interessante e diferentes líderes da Igreja abordaram o assunto de maneira objetiva. Assim, em seu livro Mormon Doctrine, o Élder Bruce R. McConkie ensinou:
“O poder e jurisdição de nosso Senhor se estende muito mais do que os limites dessa pequena terra em que vivemos; Ele é, abaixo do Pai, o Criador de mundos sem fim. (Moisés 1:33) E através do poder de Sua Expiação os habitantes dessas terras, a revelação diz, ‘são filhos e filhas gerados para Deus’ (D&C 76:24), o que significa que a Expiação de Cristo, sendo literal e verdadeiramente infinita, se aplica a um número infinito de terras.”
Em concordância, o Élder Marion G. Romney declarou:
“Jesus Cristo, como sendo o Criador e Redentor, é o Senhor de todo o Universo. Com exceção de Seu ministério mortal realizado nesta terra, Seu serviço e relacionamento com outros mundos e seus habitantes são os mesmos dos que ele mantém com esta terra e seus habitantes.”
Esse conceito é evidenciado em D&C 76:42, que afirma:
“Para que, por intermédio dele, fossem salvos todos os que o Pai havia posto em seu poder e feito por meio dele.”
Em outras palavras, por ser Cristo o mediador de toda a criação (João 1:1-3) o poder de Sua Expiação se aplica não apenas aos habitantes desta terra, mas a todos os mundos e à vida criada “por meio Dele”
Orson Pratt, ao se referir ao contínuo trabalho de salvação executado por Cristo até o momento atual, afirmou:
“Ele se vai. Por quê? Para realizar outros propósitos; Porque Ele tem outros mundos ou criações e outros filhos e filhas, talvez tão bons quanto estes vivendo neste planeta, e eles, assim como nós, serão visitados, e serão felizes com a continência do Senhor. Então ele partirá… de reino a reino e de mundo a mundo, causando aos puros de coração… a se regozijarem em Sua presença.”
Dessa forma, fica evidente que o alcance do trabalho de redenção é muito maior do que esta terra, que apesar de especial, é apenas uma de uma infinidade de mundos criados por Deus. Para alguns ramos religiosos, o conceito minimiza a importância de nosso mundo, reduzindo-o a apenas “mais uma criação”.
Contudo, para Santos dos Últimos Dias, o conceito enaltece e engrandece o propósito de Deus de “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem.” (Moisés 1:39)
Este artigo foi revisado pela Equipe Mais Fé.
Fonte: Intérprete Nefita.
Veja também
- O que é a Expiação de Jesus Cristo?
- Como posso aplicar a Expiação de Cristo na minha vida?
- 3 princípios da Expiação de Jesus Cristo para aplicar em nosso dia a dia
0.5
Mas porque Cristo expiou nessa Terra ??
Não sei. Mas suspeito que esta passagem dá indícios: “Portanto, como vos disse, é necessário que Cristo — pois na noite passada o anjo informou-me que esse seria o seu nome — venha aos judeus, aos que são a parte mais iníqua do mundo, e eles o crucificarão — pois assim deseja nosso Deus; e nenhuma outra nação na Terra crucificaria seu Deus. Porque caso seus grandes milagres se dessem em outras nações, elas se arrependeriam e saberiam ser ele o seu Deus.” (2 Néfi 10:3-4).
Mas essa passagem em ”2 Néfi 10:3-4” não se refere apenas a essa Terra Não ? ou quando fala em ” venha aos judeus, aos que são a parte mais iníqua do mundo, e eles o crucificarão — pois assim deseja nosso Deus; e nenhuma outra nação na Terra crucificaria seu Deus” esta se referindo a todas as Outras Terras ou apenas essa ?
realmente eu acho que seria bom um novo post explicando mais sobre isso se possível , mas mesmo assim é bom abordar essas questões..
Ótimo post
Agradeço
Cabe ai uma interpretação extensiva. Nosso amigo Luiz Botelho esclareceu o assunto em um artigo. Veja aqui: http://mormonsud.net/jesus-cristo/expiacao-foi-realizada-nesta-terra/
5
Satanás foi expulso e reina nesta Terra até a Segunda Vinda de Cristo… Como será que o Plano que prevê a oposição em todas as coisas… Se dá nos outros mundos???
Sempre me perguntei sobre isso, e o tamanho da fé desses habitantes de outras Terras ao acreditarem em Cristo que nasceu em outro mundo diferente do seu. Aqui temos as escrituras nos confirmando a História, e lá?🤔
Eu tenho algumas ideias e impressões a respeito, mas não acho prudente conversar a respeito aqui em um blog publico. Creio que a resposta para tua pergunta seja um mistério de Deus, o qual pode ser revelado, mas apenas quando buscamos com grande diligencia. Deus quer nos revelar seus mistérios, então, que os busquemos, por meio de oração e estudo das escrituras.
😀
É IMPORTANTE RESSALTAR NESSA QUESTÃO TÃO INTERESSANTE, QUE OS PODERES DE OPOSIÇÃO NÃO SÃO EXERCIDOS POR SATANÁS, MAS SÃO CARACTERÍSTICA NATURAL DO ESTADO MORTAL DO SER HUMANO. ESSA OPOSIÇÃO É O DESEJO E EXTINTO DE FAZER AQUILO QUE NOSSA NATUREZA ANIMAL DESEJA, SENDO CONTRÁRIA AO QUE NOSSO ESPÍRITO PRECISA PARA SEU PROGRESSO ETERNO, MUITAS VEZES. PORÉM, TODOS NÓS POSSUÍMOS CONSCIÊNCIA, OU LUZ DE CRISTO. É AÍ QUE SATANÁS ENTRA. ASSIM COMO O ESPÍRITO SANTO, SENDO UM PERSONAGEM DE ESPÍRITO, RESSALTA À MENTE E AO CORAÇÃO OS BENEFÍCIOS E A CONVICÇÃO DE ESCOLHER O QUE É CERTO, LÚCIFER TAMBÉM É UM ESPÍRITO DE ALTA COMPREENSÃO E PODER. ELE TEM A CAPACIDADE DE RESSALTAR À NOSSA MENTE E CORAÇÃO ARGUMENTOS E SOFISMAS QUE PARECEM MENOSPREZAR, CRITICAR E ATÉ JUSTIFICAR A NATUREZA DO PECADO. SATANÁS NÃO FAZ COM QUE UM HOMEM DESEJE ADULTERAR. ESTÁ EM SEU DESEJO E CARÁCTER NATURAL COMO UM SER QUE PRECISA (FISIOLOGICAMENTE FALANDO) PROCRIAR A QUALQUER CUSTO. PORÉM, QUANDO A CONSCIÊNCIA DO HOMEM E ATÉ MESMO O PODER DO ESPÍRITO SANTO APLICAM-SE A EXPLANAR QUE TAL COMPORTAMENTO É ILEGAL E PREJUDICIAL SEGUNDO AS LEIS DE DEUS, SATANÁS APLICA SUAS FORÇAS PARA PROVAR QUE TAL CONDUTA É ACEITÁVEL, E QUE NÃO HAVERÁ MAL EM COMETÊ-LA. COMO NÉFI AMPLAMENTE EXPÔS, O HOMEM POSSUÍA O DESEJO DE PECAR EM SI MESMO. A FUNÇÃO DE SATANÁS FOI MERAMENTE DIZER: “NÃO HÁ MAL NISSO…SIÃO PROSPERA!” (2NÉFI 28:9)
Acho interessante ponderar também que fomos designados a nascer nesta terra.