fbpx

Se Deus ama suas filhas tanto quanto seus filhos, por que as mulheres não podem ter o Sacerdócio?

Há partes desta pergunta para as quais sabemos as respostas e há partes que não sabemos.

Não sabemos por que o Senhor organizou as coisas para que os homens sejam portadores do sacerdócio e não possam gerar uma vida, enquanto as mulheres geram uma vida e não podem possuir o sacerdócio.

Contudo sabemos que “homens e mulheres têm papéis diferentes, mas igualmente valorizados. Assim como uma mulher não pode conceber um filho sem um homem, também um homem não pode exercer plenamente o poder do sacerdócio para estabelecer uma família eterna sem uma mulher. …Na perspectiva eterna, tanto o poder procriador como o poder do sacerdócio são partilhados pelo marido e pela mulher” (Presidente M. Russell Ballard).

Não sabemos porque “o Senhor não revelou a maneira como organizou a Sua Igreja” Mas há muito que sabemos.

O Presidente Joseph Fielding Smith disse: “As mulheres não possuem o sacerdócio, mas se forem fiéis e verdadeiras, tornar-se-ão sacerdotisas e rainhas no reino de Deus, o que implica que lhes será dada autoridade” (Doutrinas de Salvação, Bookcraft, 1956, 3:178.)

Vários anos depois, acrescentou, “é privilégio das irmãs desta Igreja receber exaltação no reino de Deus e receber autoridade e poder como rainhas e sacerdotisas.” (Joseph Fielding Smith,” Sociedade de Socorro—uma ajuda ao Sacerdócio”, Relief Society Magazine, Jan. 1959, 5–6.)

O sacerdócio para servir ao próximo e não em benefício próprio

cura

Sabemos que homens e mulheres podem ser igualmente e literalmente revestidos do “garment do santo sacerdócio” ao receberem as ordenanças do templo.

Sabemos que os portadores do sacerdócio só podem realmente usar a sua autoridade para abençoar os outros.

O Élder Merrill J. Bateman ensinou: “espera-se que os portadores dignos do Sacerdócio de Melquisedeque usem o poder que lhes foi delegado para abençoar os outros, começando pelas suas próprias famílias …para abençoar sua esposa e filhos quando solicitado e quando uma bênção é desejada por eles.”

Um portador do sacerdócio não pode batizar a si mesmo ou fornecer para si qualquer uma das ordenanças salvíficas no templo. Meu marido recebe uma bênção não de suas próprias mãos, mas das mãos de um portador digno do sacerdócio-  da mesma forma que eu.

Ele foi batizado por um portador digno do sacerdócio—da mesma forma que eu. Ele toma o sacramento por outra pessoa que o abençoou e por outra pessoa que o conferiu – da mesma forma que eu.

Ele recebe suas ordenanças no templo por alguém que detém autoridade – da mesma forma que eu faço. O sacerdócio que ele possui tem o propósito de abençoar os outros – não para abençoar a si mesmo.

A forma como esta questão é colocada, como se o amor de Deus pelas suas filhas significasse que ele deveria autorizá-las a serem portadoras do sacerdócio, infere uma de duas coisas.

Ou Deus não ama suas filhas como ama seus filhos, ou ordenar homens, e não mulheres, ao sacerdócio é baseado no sexismo dos homens, não no desígnio de Deus.

Deus ama suas filhas tanto quanto seus filhos? O Presidente Gordon B. Hinckley ensinou: “Vocês são incomparáveis. São filhas de Deus!”

Então, os apóstolos e profetas são sexistas?

Em 1935, a Primeira Presidência declarou: “o verdadeiro espírito de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dá à mulher o mais alto lugar de honra na vida humana” (James R. Clark comp., Mensagens da Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Salt Lake City: Bookcraft, 1965-75, 6:5).

Nenhuma palavra de profeta ou apóstolo jamais contradisse essa afirmação.

O Presidente Boyd K. Packer não via a atribuição de um ofício do sacerdócio como uma limitação para as mulheres, mas sim como uma expressão do maior papel que as mulheres desempenham como educadoras e cuidadoras primárias no lar.

“A limitação das responsabilidades do sacerdócio aos homens é uma homenagem ao lugar incomparável das mulheres no plano de salvação. O profeta que disse que ‘nenhum sucesso [em qualquer campo de esforço] compensa o fracasso no lar’ (David O. McKay) não isentou os chamados na Igreja.”

Nenhum chamado do sacerdócio é mais importante do que o trabalho que se realiza dentro das paredes das nossas próprias casas.

A bênção de estar cercada por portadores do sacerdócio

Tive a sorte de ter estado rodeada de portadores do sacerdócio durante toda a minha vida. Nunca me senti inferior por não tê-lo. Me senti abençoada pelo sacerdócio ter sido disponibilizado para mim por seus portadores à minha volta.

Quando eu tinha 15 anos e acordei no meio da noite com uma dor aguda em todo o meu abdómen, bati à porta dos meus pais e o meu pai deu-me uma bênção do sacerdócio. A dor diminuiu e eu dormi a noite toda—apesar de ter apendicite. (Que foi removida no dia seguinte.)

Quando tive uma entorse alta no tornozelo durante uma espeleologia em Porto Rico, o meu marido me deu uma bênção. Como resultado, o que deveria ter sido uma lesão de seis semanas tornou-se pouco mais do que um incômodo. Caminhei facilmente pelo aeroporto no dia seguinte, e tirei a tornozeleira dentro de dois dias.

Em cada um desses casos, quem foi abençoado por um homem com o sacerdócio? A filha daquele homem. A mulher daquele homem. Nem meu pai nem meu marido se beneficiaram de ser portadores do sacerdócio, mas eu me beneficiei por ter um por perto.

Se  meu marido tivesse sofrido a lesão, estaríamos à procura de um portador do sacerdócio num lugar onde não conhecíamos ninguém. Ter o sacerdócio me abençoou, não a ele.

O Presidente Gordon B. Hinckley disse certa vez: “Como pai, amo menos as minhas filhas do que os meus filhos? Não. Se sou culpado de qualquer desigualdade, é a favor das minhas meninas.

De onde estou sentado, parece que o Pai Celestial sente o mesmo. Ele não concede Seu sacerdócio aos homens porque ama seus filhos mais do que ama suas filhas. Se Ele concede algo é que para seus filhos possam oferecer uma bênção do sacerdócio sempre que suas filhas necessitarem!

Não sabemos por que Deus organizou o Seu reino na terra para que os homens possam ser portadores do sacerdócio e as mulheres não. Mas, sei que ele ama as suas filhas e sei que fui beneficiária desta organização.

 

Fonte: LDS Daily

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *