fbpx

Perguntas e Respostas: O que Jesus quis dizer quando falou que o Seu “jugo é suave”?

Pergunta

Você poderia explicar o que significa a seguinte frase (estou parafraseando): “Tomar o jugo do Senhor porque ele é leve.”

Muito obrigado.

Resposta

Um jugo é uma barra ou uma peça de madeira pelo qual dois animais são unidos pela cabeça ou pelo pescoço para trabalharem juntos. O Salvador usou alegorias que faziam parte da própria experiência e da vida diária do povo para explicar ou esclarecer os conceitos que Ele estava ensinando. Os jugos para os animais, geralmente bois, eram muito comuns até depois da invenção do trator.

O Salvador disse,

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11: 29-30).

A implicação é que se nós nos juntarmos ao Salvador (pois por um jugo se junta dois seres) nós temos a oportunidade de trabalhar lado a lado com Jesus Cristo.

Quando unidos, os dois animais devem ir na mesma direção e estar unidos em seus esforços. Que maravilhosa analogia, que devemos ir na mesma direção que o Salvador! Ir em Sua direção, nós faz aprender com Ele.

Dois animais são unidos com o propósito de puxar cargas. Muitas vezes as cargas são muito pesadas e os animais exercem toda a sua força para puxá-las, e os jugos acabam raspando em seus ombros, muitas vezes produzindo feridas incômodas.

O jugo do Salvador, no entanto, é suave, e Seu fardo é leve. Essa declaração nos diz que quando nos unimos com o Salvador, não precisaremos sofrer como os animais de carga para fazer a nossa parte. Ao trabalharmos com o Salvador, indo em Sua direção e fazendo Sua vontade, somos instruídos, é fácil e o fardo associado com isso é leve.

O Senhor seria nosso companheiro, e nos daria a força necessária sempre para realizar a Sua vontade. Nada poderia ser mais agradável do que estar conectado ao Senhor para fazer tudo o que nos comprometemos a fazer.

Fonte: Ask Gramps

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *