fbpx

O espírito entra no bebê em que momento da gestação?

Pergunta

Segundo a Igreja de Jesus Cristo, em que momento o espírito entra no corpo de uma pessoa? Na concepção ou mais tarde? Os estudos científicos dizem que a vida começa 18 dias após a concepção.

Tenho uma amiga que sofreu um aborto espontâneo entre a 6ª e a 8ª semana. Ela poderá cuidar desse espírito na vida vindoura? Ela está muito preocupada com isso.

Resposta

Lamento a perda de sua amiga, sabemos que isso não é uma situação fácil de enfrentar.

A Igreja de Jesus Cristo não tem uma declaração oficial, até agora (Regra de Fé 9), sobre o momento em que nosso espírito (nossa inteligência) entra no embrião humano dentro do ventre da mãe.

Ao realizar minha pesquisa sobre certas declarações científicas quanto ao momento em que a vida começa, pude ler que existem diferentes contribuições e períodos quanto a isso.

O primeiro artigo que li dizia que a ciência afirma o seguinte no que diz respeito a esse assunto:

  1. A vida começa 18 dias após a concepção, o coração começa a bater, o que pode ser o que é referido neste momento.
  2. Atividade cerebral foi detectada em um feto de 6 e 7 semanas.
  3. Por volta das 8 semanas, o feto é capaz de sentir e responder ao toque, espontâneo e reflexivo.
  4. Na oitava semana, o feto mostra movimentos respiratórios.

O segundo artigo que pude ler mencionava outros aspectos que a ciência descobriu:

  1. Aos 14 dias, o embrião humano mostra os primeiros sinais de desenvolvimento de um sistema nervoso.
  2. Aos 18 dias, o coração do embrião humano começa a bater.

O autor deste artigo, um biólogo, propõe que a vida começa quando o embrião humano pode existir plenamente fora do útero da mãe. Se o embrião humano não pode existir fora do útero da mãe, então a vida nunca começou.

Outros artigos que pude ler forneceram citações de revistas médicas especificando que a vida começa com a fertilização; no momento em que um espermatozóide e um óvulo se tornam um único zigoto, é aí que a vida começa.

A partir desses artigos e outros, a ciência parece concordar com o desenvolvimento quantitativo do embrião humano, mas quanto à questão do “momento exato em que a vida começa”, a esfera científica e os pesquisadores ainda não chegaram a uma afirmação comum.

Agora que compartilhei algumas perspectivas de diferentes artigos relacionados a descobertas científicas, Aqui estão três perspectivas provenientes das escrituras e das palavras das Autoridades Gerais da Igreja:

“E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril […] Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre”- Lucas 1:36, 44

O versículo relata o que aconteceu com Maria e Isabel. Aquela mulher mais velha tinha seis meses de gravidez quando sentiu seu bebê “pular de alegria”. Então, podemos dizer com segurança que já havia vida dentro do ventre de Isabel.

O Presidente Brigham Young disse o seguinte:

“Quando a mãe sente que a vida chega ao bebê, é porque o espírito da criança está entrando em seu corpo.”- “Journal of Discourses”, 17: 143

A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em 1909, compartilhou o seguinte:

“O corpo do homem começa a sua jornada como um pequeno embrião, que se torna um infante, ganhando vida numa determinada etapa pelo Espírito do qual é o seu tabernáculo, e a criança, depois de ter nascido, torna-se homem”.

Quando lemos estudos científicos, as Escrituras e as palavras dos profetas, sem qualquer revelação oficial à mão, é muito provável que possamos acomodar uma variedade de crenças.

Os Santos fiéis podem estudar, meditar e chegar a suas próprias conclusões sobre quando nosso espírito entra pela primeira vez no corpo mortal.

Uma pessoa pode acreditar que a vida começa assim que o sistema nervoso se desenvolve no feto, ou acreditar que o espírito entra no corpo em um estágio pós-desenvolvimento do embrião; no entanto, se reler Lucas 1: 44, reconhecemos que o espírito de João parece estar dentro de seu corpo no sexto mês de gestação.

Esta escritura nos dá pelo menos alguma evidência de que nosso espírito entra no ventre de nossa mãe antes dos seis meses de idade.

A conclusão é a seguinte: A Igreja não deu uma posição oficial sobre este tema específico. Grande parte da minha resposta baseia-se na minha lógica ao examinar as escrituras e outras pesquisas científicas.

Fonte: Ask Gramps

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *