fbpx

Perguntas e Respostas: Devo me casar novamente?

casar novamente

Este artigo foi escrito por Marilyn Whipple e publicado na revista Ensign, edição de outubro de 1988 sob o título “Shall I Marry Again?

Meu falecido marido, Jim, e eu tínhamos sido selados no templo. Seria desleal amar e casar novamente?

Se duas pessoas que foram seladas a seus cônjuges no templo são deixadas sozinhas quando esses cônjuges morrem, é correto para o par deles se apaixonar e se casar?

Lembro-me de fazer essa pergunta a um professor durante uma Mutual quando eu tinha cerca de doze anos. A resposta foi “Sim, claro.” Ainda assim, eu não tinha certeza se o Senhor iria endossá-lo.

A questão tornou-se ainda mais imperativa para mim quando fiquei viúva aos quarenta e três anos, com cinco filhos em casa. A viuvez parece ser algo recorrente na minha família. Minha avó e minha mãe também ficaram viúvas antes que um de seus filhos se casasse.

Todas nós ficamos sem benefícios de seguro e, no momento em que nossos maridos morreram, cada uma de nós não estava qualificada para ganhar o suficiente para cuidar de nossas famílias adequadamente.

Vi minha mãe e minha avó, junto com muitas outras viúvas e viúvos, se acomodarem em uma apatia silenciosa, sofrendo solidão e autopiedade enquanto esperavam pacientemente que o Senhor os reunisse com seus cônjuges.

Casar novamente ou manter a viuvez da família

casar novamente

Eu não queria seguir esse padrão. Eu amava o Senhor. Eu queria servi-Lo com todo o meu coração. Eu queria servir uma missão – com meu marido – mas não conseguia ver como seria possível realizar meus sonhos sem ser desleal com o Jim.

Lembro-me de minha mãe e avó dizendo que eram “mulheres de um homem só” e que achavam que não era certo se casarem novamente.

Senti que também era uma mulher de um homem só, mas aos quarenta e três eu não queria escolher o papel de “pobre viúva lutando para sobreviver na previdência social.” Senti que era imperativo construir uma vida mais produtiva e satisfatória para mim.

Voltei a estudar e me formei em negócios, escrevi alguns livros e artigos que foram bem recebidos e encontrei um emprego satisfatório no American River College LDS Institute.

Eu gostava de participar do programa de solteiros da Igreja e fiz muitos novos amigos que enfrentaram desafios semelhantes aos meus. Foi bom ter o apoio de irmãos e irmãs que foram totalmente compreensivos e sem julgamento.

Não conheci ninguém que eu gostava para sair, mas às vezes me permitia criar um pouco de fantasia: o que seria como ter um marido para me ajudar a criar meus filhos, para ser meu melhor amigo, para exortar-me a deixar o meu emprego e gastar meu tempo livre escrevendo e servindo aos outros, e para compartilhar meu sonho de servir uma missão?

Mas como eu poderia pedir mais? O Senhor já havia me abençoado ricamente. Durante aqueles raros momentos em que eu sentia intensa solidão, eu me permitia alguns minutos de autopiedade, então eu orava por forças para fazer o que o Senhor queria que eu fizesse.

Como conheci Richard Whipple

casar novamente

Às vezes eu teria a coragem de acrescentar: “se eu pudesse ser uma mãe melhor e servir-te de forma mais eficaz com um companheiro digno e justo, eu estaria disposto a considerar a ideia.”

Eu estava solteira há quase quatro anos quando conheci Richard Whipple em uma dança de salão para adultos solteiros. Richard era viúvo há quase um ano. Quando o vi pela primeira vez, presumi que ele era membro de uma das presidências da estaca que acompanhava a dança.

Quando ele me pediu para dançar, ele me deixou à vontade imediatamente, concentrando-se na minha vida e nos meus interesses. Ele me contou sobre sua esposa, Gloria, e como ele considerava um privilégio cuidar dela durante dez anos de uma doença grave antes que ela falecesse.

Ele parecia sinceramente grato por tudo o que o Senhor lhes havia dado. Ele sentiu que ele e seus quatro filhos, com idades entre dezenove e vinte e seis anos, haviam sido fortalecidos pela experiência.

Contei-lhe brevemente sobre meu marido, Jim, e nossos cinco filhos, agora com idades entre onze e vinte e cinco anos. Enquanto eu contava a ele um pouco sobre cada um, ele fazia comentários de aprovação. Falamos sobre os desafios da paternidade solo.

Uma semana depois, em um jantar que ambos participaram, ele me convidou para sair. Eu esperava não ter machucado seus sentimentos por não aproveitar a chance. “Eu … suponho que sim”, eu disse. Eu estava bem ciente da atenção que ele estava recebendo de muitas irmãs.

O aviso de não me casar novamente

falar de sexualidade com os filhos

Ele me levou para casa naquela noite para que eu pudesse mostrar a ele onde morava. Ele era da pequena comunidade agrícola de Winters, Califórnia, a cerca de 80 quilômetros da minha casa em Fair Oaks, a leste de Sacramento.

Sentamos no balanço da varanda nos familiarizamos e cada um dos meus filhos parecia surpreso e satisfeito quando eu os apresentei. Eu disse a ele como meus quatro filhos mais novos me avisaram para não me casar novamente.

Eles não queriam que ninguém tentasse tomar o lugar de seu pai, e eu assegurei-lhes que, se eu encontrasse alguém que valesse a pena, provavelmente levaria cinco anos para chegar ao estágio de dar as mãos. Richard riu, e eu estava feliz por ele ter entendido. Eu ainda me sentia muito casada com meu marido.

Richard e eu assistimos a uma de ópera na semana seguinte. Ele trabalhava de tarde até meia noite e eu trabalhava durante o dia, então tirei um dia de folga na semana seguinte e fomos ao templo juntos. Foi tão bom ter alguém para compartilhar aquela experiência.

Duas semanas depois, participamos de uma conferência para adultos solteiros em Lake Tahoe. No baile de sexta-feira à noite, Richard decidiu que depois de quatro semanas era hora de dar as mãos.

Eu continuei colocando minhas mãos nos bolsos enquanto tentava controlar as emoções. Eu estava começando a me importar muito com o Richard.

Minha cabeça estava girando com todas as questões que surgiam em minha mente; eu estava confusa com sentimentos de deslealdade e culpa porque estava gostando da companhia de Richard, e eu desejava que houvesse alguma maneira de saber os sentimentos de Jim.

“Da maneira que Jim faria, se estivesse aqui.”

Jim havia mencionado muitas vezes antes de sua morte que, dada a natureza de seu trabalho — instalar antenas de transmissão no topo das estruturas mais altas do mundo — ele provavelmente morreria jovem. Eu tremia de medo.

Então ele me assegurava que, enquanto ele não estivesse infringindo as leis de Deus ou do homem, ele não seria levado antes de seu tempo.

Um acidente envolvendo um raio tirou sua vida, mas ocorreu enquanto ele, um Chefe dos escoteiros, estava cuidando de seus meninos durante uma tempestade repentina.

Quando soube da morte de Jim, suas palavras vieram à minha mente imediatamente; eu tinha certeza de que ele era necessário em outro lugar e que eu ficaria bem.

Embora Jim tivesse me dito claramente que, se ele morresse, ele queria que eu me casasse novamente, ele não me disse se queria que eu realmente amasse meu segundo marido.

Eu tinha testemunhado casamentos de “conveniência” e sabia que Richard merecia algo muito mais significativo. Essa foi a fonte de parte da minha confusão atual.

Depois de uma enriquecedora manhã de sábado na conferência de adultos solteiros em que participamos, Richard levou eu e várias outras irmãs solteiras para um passeio.

Um caroço estava se formando na minha garganta e senti o desejo de estender a mão e tocar sua mão. Mas não consegui. Mais tarde, cada um de nós voltou para os nossos quartos para cochilar antes do jantar.

Depois de quatro anos segurando-as, chorei lágrimas de verdade… muitas delas. Orei fervorosamente para saber o que fazer com todos esses sentimentos crescendo dentro de mim.

Enquanto eu estava pensando em todas as mudanças possíveis que minha vida poderia tomar e como eu gostaria de poder me esconder na segurança do passado, o pensamento veio à minha mente que Jim, sem dúvida, aprovaria Richard como alguém que me amaria e cuidaria de mim da maneira que Jim faria se estivesse aqui.

A confirmação que eu precisava para me casar novamente

casar novamente

Depois da minha hora de “descanso” exaustivo, Richard veio conversar. Olhando em meus olhos vermelhos e inchados, ele expressou tanta preocupação e compaixão que eu pude contar a ele sobre os muitos conflitos não resolvidos em minha mente.

Eu disse a ele o quanto eu não gostava dessa fase da minha vida. Ele sorriu e disse: “toda vez que você disser, ficarei feliz em ajudá-la a deixar a vida de solteira para trás.” Eu estava agonizando sobre o assunto de dar as mãos, e seus pensamentos estavam progredindo muito à frente!

Lembrei-me de ter conhecido o Élder Eldred G. Smith e sua amada segunda esposa, Hortense Child, pouco depois de me tornar viúva, e contei a Richard como fiquei impressionada com eles.

Fiquei impressionada com o profundo amor que pareciam sentir um pelo outro e me perguntei como isso era possível, quando obviamente ambos ainda amavam seus primeiros companheiros e falavam tão carinhosamente deles.

Richard respondeu dizendo – me que se ele e eu nos casássemos, ele imaginou que depois de falecermos, estaríamos ansiosos para apresentar nossos cônjuges um ao outro e que eles nos agradeceriam, respectivamente, por cuidar bem um do outro.

Ele sentiu que o amor digno de continuar no reino celestial não seria barateado pelo ciúme e que ainda teríamos interesse nos filhos uns dos outros, a quem aprenderíamos a amar enquanto cuidássemos deles na terra.

Como poderia o amor celestial ser menos do que isso? Quando Richard me disse que seu requisito número um em uma companheira era encontrar alguém que amasse o Senhor tanto quanto ele e que servisse uma missão com ele, meu coração se encheu de alegria!

Em um baile naquela noite, Richard e eu saímos e caminhamos sob as estrelas. Ele segurou minha mão e eu sorri e não me senti desconfortável.

Durante os meses seguintes, à medida que nossa amizade se fortalecia, crescemos de todo o coração no amor. Em 3 de setembro, quando nos sentamos, contemplando, no Templo de Oakland, sorrimos e acenamos um para o outro. “Que tal 3 de outubro?” sugeri, mais tarde. Foi perfeito. Eu tinha recebido a confirmação que eu precisava saber sobre o nosso casamento.

A analogia dos carroções

O próximo problema foram as preocupações que alguns de nossos filhos expressaram quando receberam a notícia. Eu suspeitava que outros membros da família e amigos se perguntavam se uma mulher que havia sido selada a um homem deveria realmente amar outro.

Enquanto procurava uma maneira de ilustrar a adequação do nosso amor, uma cena veio à minha mente que fazia sentido para mim. Vi casais organizando carroções, preparando-se para transportar uma carga preciosa para um destino distante.

Eles foram avisados de que seus carroções devem ser construídos com firmeza para que suportassem muitos perigos na estrada à frente. Eles foram informados de que menos da metade dos carroções que começavam chegariam ao seu destino.

Eu testemunhei muitos carroções quebrados ao longo da estrada—alguns resultado de descuido por parte dos motoristas, e outros abandonados por um ou ambos os parceiros enquanto o caminho tornou-se difícil.

Outros carroções foram vítimas de acidentes que reivindicaram um dos motoristas, e o sobrevivente lutou para consertar o transporte e evitar perder sua carga na beira do caminho.

Alguns desses motoristas solteiros reuniram as melhores partes de dois carroções para reconstruir um que ajudaria ambas as famílias a completar a jornada. O casamento, eu pensei, era como aquele veículo.

No destino final, houve grande regozijo entre aqueles que sobreviveram quando se reuniram com seus companheiros originais que haviam sido chamados no meio da jornada.

Os laços de um novo casamento

intimidade

A analogia parecia acalmar pelo menos alguns dos medos que nossos filhos tinham. Desde o nosso casamento, Richard e eu nos amamos profundamente, e às vezes nos perguntamos como poderemos viver um sem o outro.

Cada vez que esses pensamentos vêm à mente, somos lembrados de que não é conveniente nos preocuparmos com esse assunto.

Tudo o que sabemos é que é imperativo para nós construir laços fortes agora se o nosso “carroção” é suportar os perigos na estrada à frente e se estamos dando o tipo de exemplo para os nossos filhos que irá prepará-los para construir casamentos fortes.

Encontramos algumas qualidades uns nos outros que não desfrutamos plenamente em nossos primeiros casamentos, e sentimos falta de algumas que desfrutamos.

No entanto, sentimos que tudo o que aprendemos um com o outro nos permitirá, eventualmente, construir uma união com os cônjuges a quem estamos selados, que será mais forte do que se Richard e eu tivéssemos continuado sozinhos na mortalidade.

Sabemos que nossos cônjuges também estão aprendendo e crescendo enquanto servem ao Senhor em outro estado.

Enquanto isso, cada dia é uma celebração da sabedoria do Senhor e do grande amor que Ele demonstrou ao nos aproximar da compreensão do potencial de alegria que cada circunstância da vida pode nos oferecer.

Fonte: ChurchOfJesusChrist.org

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *