fbpx

Perguntas e Respostas: de onde vieram os três Reis Magos da Bíblia?

Nenhum conjunto de presépios está completo sem o pequeno grupo de três Reis Magos, trazendo seus presentes de incenso, ouro e mirra.

No entanto, por mais integrais que sejam estes números nas nossas tradições de Natal, temos poucas informações confirmadas sobre quem eram ou de onde vieram. O evangelho de Mateus simplesmente afirma:

“E tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo.”

Quem eram os sábios?

O Élder James E. Talmadge em Jesus, o Cristo, escreveu sobre os sábios:

“Na verdade, não temos qualquer informação quanto ao seu país, nação, ou tribo de origem. Não sabemos nem mesmo quantos eram, embora a tradição não autorizada os tenha designado “os três magos” e até lhes dado nomes, ainda que não sejam nomeados nas Escrituras, o único registro verdadeiro existente sobre eles, podendo ter sido apenas dois ou muitos”.

Quais são algumas dessas “tradições não autorizadas” sobre de onde esses sábios viajaram? A palavra “magos” dá a alguns estudiosos da Bíblia uma pista sobre a origem potencial desses visitantes.

A palavra é usada no texto original grego do Livro de Mateus e pode se referir a uma classe sacerdotal hereditária nas antigas civilizações Persa e Medo.

Hoje, são o Irã e o Iraque modernos. Esta classe sacerdotal é frequentemente associada a estudos e astrologia.

Reis, Magos ou Sábios

Reis Magos, Sábios

Legenda: Os três magos, como descrito em Herrad de Landsberg Hortus Deliciarum do século 12

Em outras tradições da Igreja ocidental, os sábios vêm de um local diferente—Balthasar como rei da Arábia, Melchior como rei da Pérsia e Gaspar como rei da Índia. Seu status de Reis, em vez de cientistas ou sacerdotes, foi confundido com profecias sobre Cristo, como encontradas em Salmos 68:29:

“Por causa do teu templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes.”

Embora não tenhamos nenhuma maneira atual de verificar de onde vieram os sábios, quem eles eram, ou que tipo de vida eles levaram, podemos ser inspirados por seu desejo de procurar o menino Jesus e adorá-lo.

Eles são um símbolo de dedicação e adoração de nosso Senhor.

Nota de esclarecimento: embora todas as minhas respostas usem escrituras e/ou palavras de profetas modernos, eu não represento A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Não creio que nenhuma das minhas respostas seja abrangente. Sou apenas uma pessoa que usa o evangelho com o qual fui abençoado para trazer esperança, paz e respostas a outros que buscam a verdade.

Fonte: LDS Daily

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *