fbpx

Cristo irá me apoiar se eu não tiver sido fiel aos meus convênios?

Pergunta

Sou membro há muitos anos, fui batizado quando criança. Mas estou ativo somente nos últimos anos. Cristo irá me apoiar se eu não tiver sido fiel aos meus convênios?

Resposta

Da maneira que compreendo a sua pergunta, há duas partes que precisam de ser abordadas.

Você mencionou que esteve inativo durante muitos anos.

E mencionou que agora está ativo.

jesus cristo

Certamente você sabe sobre a Expiação de Cristo e o dom do arrependimento.  Caso contrário, visite as páginas seguintes:

O que é a Expiação de Jesus Cristo?

Três princípios da Expiação de Jesus Cristo para aplicar em nosso dia a dia

O que significa dizer que a Expiação de Jesus Cristo foi infinita?

Com todo esse material, você provavelmente entenderá que pode se arrepender de seus pecados passados. E o Senhor perdoará seus pecados através do arrependimento sincero. Espero que esses artigos respondam a essa parte da sua pergunta.

A outra parte da sua pergunta é sobre convênios. Nós fazemos um convênio no batismo de obedecer os mandamentos de Deus. Mas todos falhamos em ser perfeitos todos os dias. Então, para quê dar-se ao trabalho? Você mesmo se afastou durante muito tempo. Como você poderia compensar isso? Bem, vamos ver de outra forma.

Nos arrependimento todos os dias e fazer um novo compromisso com esse convênio todas as semanas quando participamos do Sacramento.

Um novo compromisso com um objetivo é a chave para alcançar esse objetivo.

Estudos psicológicos têm mostrado que falhar com um objetivo não é o mesmo que abandonar o objetivo, desde que seja seguido de um recomeço. E com cada esforço renovado, fazemos cada vez melhor com o passar do tempo.

“Descobrimos que muitos tinham escorregas ou lapsos, e foram capazes de voltar para para a trilha novamente. Eles estavam aprendendo com os seus erros e a descobrindo o que fazer da próxima vez.”
– Alan Marlatt, professor de Psicologia e diretor do Centro de Pesquisa de Comportamentos Viciantes da Universidade de Washington.

Isso é psicologia.

Mas o que é o arrependimento, além de retomar a um objetivo que falhamos? O Sacramento oferece-nos uma forma de nos lembrarmos que estamos nos comprometendo novamente com a nossa meta. E enquanto estivermos comprometidos, Cristo será nosso companheiro de jugo.

Isto é especialmente significativo quando recordamos a citação:

“Aquilo que insistimos em fazer torna-se mais fácil de fazer, não que a natureza da coisa tenha mudado, mas que a nossa capacidade de fazê-lo tenha aumentado.”
– Ralph Waldo Emerson

Compreendemos isto, naturalmente, quando se trata de adquirir competências. É um esforço muito grande aplicar isso quando se aprende a captar “habilidades espirituais”? A natureza humana não é diferente quando se trata de habilidades seculares como esportes, ou habilidades mais exaltadas como arrependimento.  Continuamos e melhoramos.

É precisamente disso que se trata o arrependimento e o sacramento. Essa mentalidade de continuar a se comprometer é o que o Salvador procura em Seu julgamento final. Levante-se sempre que cair. Essa é a atitude que o Salvador espera de cada um de nós.

Fonte: Ask Gramps

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *