fbpx

Você sente que nada te faz feliz? Saiba como isso pode mudar

Durante a época do Natal, temos o impulso de “devolver”, “pagar” ou qualquer outro termo que se aplique a servir ao próximo.

Embora doar tempo, dinheiro ou posses possa não parecer tão interessante, uma pesquisa mostrou que pessoas que servem aos outros regularmente, aumentam a felicidade pessoal, a satisfação, a sociabilidade e encontram significado na vida.

A Dra. Barbara R. Edwards, doutora em medicina na Penn Medicine Princeton Health, explicou a correlação entre o voluntariado e a vida saudável.

De acordo com Edwards, segue uma pequena lista sobre os benefícios do voluntariado:

  • Aumentar do propósito na vida e do senso de responsabilidade.
  • Ter mais autoestima.
  • Diminuir a solidão.
  • Ter sentimentos de conquista.
  • Aumentar do senso de gratidão
  • Se manter ativo e melhorar a saúde física e mental.

Como isso acontece?

Edwards disse que o desejo de se sentir necessário é inerente na natureza humana. A pesquisadora afirmou que:

“Quando alguém se sente responsável por outras pessoas e o sentimento é reciproco, eles tendem a serem mais felizes.”

“Saber que você está fazendo a sua parte para ajudar os outros, faz você se sentir bem sobre si mesmo,” disse Edwards sobre o aumento da autoestima que vem através do serviço ao próximo, “e isto é algo que ninguém pode tirar de você.”

“Cercar-se de pessoas com que você se simpatiza também diminui a solidão,” disse Edwards.

Ela citou um estudo da AARP que indica que milhões de adultos de 45 anos ou mais velhos sofrem com solidão crônica.

Sentimentos de recompensa e sentimentos de conquista, podem criar o que o Los Angeles Times chamou de “sentimento de satisfação,”  causado pelo aumento nos níveis de dopamina e pela liberação de endorfina.

Entender a necessidade do nosso próximo, ajuda a aumentar nosso senso de gratidão e colocar a nossa vida em perspectiva.

Edwards continua dizendo:

“O voluntariado permite que você se mantenha ativo. A gratidão que deriva de ajudar ao próximo, também pode baixar a pressão arterial, melhorar o sistema imune e diminuir os níveis de estresse.”

O comportamento pró-social

A revista The Greater Good Magazine da Universidade da Califórnia, Berkeley, atribui esses sentimentos de felicidade ao significado que encontramos através do serviço ao próximo ao invés de “acumular conquistas” e “ passar tanto tempo no trabalho que nos afastamos de outras pessoas.”

A revista afirmou que o comportamento “pró-social” como se envolver em atos altruístas e expressar gratidão, são maneiras que pessoas encontram significado e satisfação em seus relacionamentos.

A revista também citou um estudo feito por Roy Baumeister na Florida State University, que afirma que, se identificar como um “doador” em um relacionamento, comumente está relacionado ao sentido da vida.

O estudo também descobriu que o significado varia entre as pessoas, relacionamentos de alta qualidade são importante para todos.

Fonte: Deseret News

Relacionado:

10 Presentes grátis que você pode dar nesse Natal

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *