fbpx

Por que Deus colocou um véu entre nós e Ele?

O véu não apenas nos impede de recordar o nosso passado pré-mortal, mas também nos impede de ver muitas coisas que estão acontecendo no presente. Deus e Seus anjos quase sempre permanecem em seus esconderijos — exceto naquelas ocasiões raras quando Ele faz parte desse véu.

Depois da ressurreição do Salvador, por exemplo, Ele viu e conversou com dois de Seus discípulos na estrada para Emaús. Eles não o reconheceram. Quando ouviu Sua decepção sobre este Jesus em quem tinham “confiado” (perceba o tempo passado), viu que não tinham entendido a mensagem do núcleo de seu ministério mortal. Ele não disse quem era. Ele ensinou-lhes exatamente o que lhes ensinou, enquanto na carne. Só mais tarde eles O reconheceram. Por que Ele não disse antes?

Quando um homem rico morreu na mesma época em que Lázaro, o homem rico suplicou ao pai Abraão que enviasse Lázaro de volta para ensinar a família do homem rico: “se alguém dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam”. Mas Abraão respondeu: “Se não ouvem Moisés e os profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite” (Lucas 16:30 – 31). Por que não?

Cristo era a vida e a luz dos homens, uma luz que “resplandece nas trevas, e  as trevas não a compreenderam” (João 1:5). Ele veio ao mundo, mas os Seus não O receberam. Se a vida eterna é conhecer a Deus, por que Ele não revelou Cristo mais obviamente? Ele veio tão discreto. Deus poderia enviar uma grande carruagem do céu todos os dias ao meio-dia, com cavalos brancos voando. A carruagem poderia parar logo acima a terra — assim como um eclipse súbito e total do sol — e uma voz do grande além poderia dizer: “e agora uma palavra de nosso Criador”. Por que Ele não faz coisas assim?

Aprender com a experiência nos ensina de maneiras que nada mais pode. Ao projetar Seu plano para nossa experiência mortal, Deus conscientemente assumiu o risco de que alguns de Seus filhos não voltariam. Ele não tinha o poder de nos tocar com algum tipo de varinha que nos daria a capacidade de viver com Ele no Reino celestial? Até mesmo o Salvador teve que sofrer as provações da mortalidade — sem atalhos.

A salvação e a exaltação não são apenas objetivos abstratos. Esses termos descrevem um processo inteiro que requer crescimento, desenvolvimento e mudança. Central para esse processo de crescimento é a oportunidade única de mortalidade para nos deixar aprender pela experiência, ou seja, pela prática, que é a única maneira que podemos desenvolver capacidades e habilidades. Viver justo faz com que algo aconteça às pessoas.

Mesmo que uma carruagem fosse vista voando pelo céu todos os dias, ver tais maravilhas não nos ajudaria realmente a conhecer o Pai e o Filho. A vida eterna — conhecê-los — é uma qualidade de vida, fruto do desenvolvimento de longo prazo, difícil e gradual da capacidade de tornar-se como Cristo. Quando começamos a viver como Ele vive, nós começaremos a conhecê-Lo.

A ideia de que a exaltação resulte de um processo de desenvolvimento de habilidades pode ajudar a explicar por que há um véu. A fé, o arrependimento e o conhecimento de Deus são processos e princípios de ação, compreendidos não apenas definindo-os, mas vivenciando-os. Deus é um grande mestre, e Ele conhece os padrões e os princípios que devemos seguir — e praticar — a fim de desenvolver capacidades divinas. Ele pode nos ensinar essas habilidades, mas só se estivermos dispostos a receber a Sua tutoria.

filhos de Deus

 

Grande parte da substância do evangelho de Cristo não pode ser totalmente mensurada; Nem tudo pode ser especificado, exceto porque é compreendido pela experiência. Mas isso não é razão para valorizar menos. Não podemos explicar totalmente nossas experiências mais significativas — nosso amor por nossa família, nosso testemunho, nossos sentimentos de gratidão pelo amor e pela misericórdia do Senhor. Reduzir estas essências a um conteúdo que podemos comunicar plenamente a outras pessoas pode diminuir a sua sacralidade.

Há um véu entre o nosso mundo da mortalidade e o mundo das eternidades de Deus. Pode tornar-se muito fina às vezes. Mas, para a maioria de nós, o véu permanece, pois Ele colocou-o lá para nos ajudar a aprender como devemos viver e quem devemos nos tornar, para viver com Ele algum dia.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

O que aprendi sobre o uso de véus, as mulheres e os templos

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *