fbpx

Quem eram as irmãs de Joseph Smith? E o que houve com elas após o martírio?

Quando Joseph Smith obteve as placas em 1827, sua irmã mais velha, Sophronia, tinha vinte e quatro anos e suas irmãs mais novas, Katharine e Lucy, quatorze e seis. Todos as três se juntaram à Igreja e provaram sua sinceridade através de sacrifícios e perseguições, embora nenhum delas migrasse para o oeste com os santos. Sua sólida lealdade familiar através da sua conversão é um dos principais temas de suas vidas.

Antes da Igreja ser organizada, Sophronia se casou com Calvin Stoddard em 2 de dezembro de 1828. Ela teve duas filhas: uma em 1830 e outra em 1832 (uma delas viveu para cuidar de Sophronia quando idosa). Depois que a Igreja se mudou para Kirtland, Katharine, com quase dezoito anos, casou-se com Wilkins Jenkins Salisbury em 8 de junho de 1831. Três de seus oito filhos nasceram em Kirtland.

Jenkins marchou fielmente para o Missouri com o Acampamento de Sião e em pouco tempo foi ordenado Setenta.

Mas ambos, Jenkins e Calvin acabaram deixando a Igreja.

Jenkins Salisbury

Jenkins Salisbury foi excomungado pelo Conselho Superior de Kirtland em 1836, depois de confessar ter “batido e bebido licores fortes”. As atas do Alto Conselho também acrescentam testemunhos substanciais de Joseph e Hyrum Smith de que ele desertara intermitentemente de sua família.

Alguns anos antes, esses mesmos minutos registram que Calvin Stoddard havia renunciado à sua licença de pregação por inatividade e transgressão.

Esses fatos infelizes explicam as bênçãos patriarcais dadas por Joseph Smith Sênior em Kirtland. A Sophronia diz que ela suportou “muita doença e muita tristeza por causa da conduta de teu marido”. E a bênção de Katharine sugere seu fardo: “meu coração lamenta por ti em conseqüência da transgressão de teu marido”.

No entanto, ambos os maridos foram prometidos bênçãos se se arrependessem. Jenkins Salisbury permaneceu leal o suficiente para levar sua família para o Missouri em 1838 e depois para Illinois. Mas Calvin Stoddard morreu em 19 de novembro de 1836.

Sophronia

Sophronia se casou novamente: com William McCleary, em Ohio em 11 de fevereiro de 1838. O casal aparentemente não tinha filhos. William também levou sua pequena família para o Missouri e depois para Illinois. Enquanto isso, Sophronia demonstrou grande fé, e foi curada – e a história manuscrita de Lucy Mack Smith (sua mãe) relaciona em detalhes. É dito que o médico deixou a mulher enfraquecida sozinha porque “ele não poderia cuidar dela”. Aparentemente morrendo, Sophronia permaneceu imóvel por dias. A mãe Smith confiou em Jared Carter, e pediu que ele administrasse a Sophronia como “seu marido” e vários outros, e “que por sua fé unida ela poderia ser curada.” Meia hora depois disso, Sophronia tranquilamente assegurou a sua mãe: “Ficarei boa… mas o Senhor me curará gradualmente.” No mesmo dia ela se sentou e três dias depois foi forte o suficiente para começar a andar.

As famílias dos pais e irmãs estavam juntas na mudança de 1838 para o Missouri. Katharine deu à luz um filho em uma choupana na chuva forte com ajuda e orações de sua mãe e Sophronia.

Lucy

Obtemos nossos primeiros vislumbres de Lucy, a irmã mais nova do Profeta, no final da adolescência, durante a migração e assentamento em 1839 em Illinois: lá está ela, perdendo seus sapatos na lama gelada perto da travessia do Mississippi, desmaiando em Quincy depois de correr para dizer à esposa de Hyrum que Joseph e Hyrum foram libertados da prisão, e mais tarde subitamente superando sua doença na excitação de ouvir a voz de Joseph em uma visita. Quando Lucy tinha quase dezenove anos, seu irmão profeta fez o casamento de Lucy com Arthur Millikin, um “balconista”, segundo os registros de Nauvoo.

A família Smith apreciava a gentileza de Arthur. Três meses após o casamento de Lucy, em 1840, Joseph Smith Sênior morreu. Vivendo em Nauvoo, Lucy e Arthur assumiram a responsabilidade de cuidar da mãe viúva e doente, com a ajuda de Sophronia, que os visitava. Em seu manuscrito, Lucy Smith prestou um sincero tributo a esses indivíduos: “E no final eles cuidaram de mim; Nunca uma viúva desconsolada foi mais abençoada em seus filhos do que eu era neles.”

Vemos as irmãs próximas nos registros oficiais das ordenanças do templo recém-reveladas. Em 1840, Lucy Smith Millikin ajudou a mãe em batismos pelos mortos da família Mack, sendo procuradora no batismo da irmã mais velha de sua mãe, Lovina, uma mulher extraordinariamente espiritual. Depois do martírio, o Templo de Nauvoo estava completo o suficiente para que milhares de selamentos e investiduras pudessem ser feitas. Sophronia e seu segundo marido William McCleary receberam a “investidura”, que é registrada nos registros do templo como distintas de suas “unções” e suas “lavagens”. Todas essas cerimônias nomeadas em D&C 124:39 foram realizadas para os McClearys em 23 de dezembro de 1845. E seu casamento foi selado para a eternidade um mês depois, 27 de janeiro de 1846.

Os registros do templo pós-martírio também indicam o grau de harmonia da família com os Doze, que a Igreja havia apoiado para suceder Joseph. Lucy (mãe), Sophronia e marido, juntamente com as viúvas de Hyrum, Samuel e Don Carlos participaram das investiduras e selamentos de Nauvoo. Mas Emma, ​​os Millikins e os Salisburys estão ausentes desses registros.

Por que apenas as famílias de Samuel e Hyrum vieram para o oeste? Lucy Smith (mãe) expressou sua esperança de fazê-lo em seu discurso na conferência de 1845. Ao relatar os sacrifícios de sua família, ela sublinhou as das mulheres de Smith: “Tenho três filhas em casa. Eles nunca tiveram nada, mas trabalharam para a igreja.” No entanto, a mãe de setenta anos era fisicamente e emocionalmente dependente de Emma e suas filhas, que não iam para o oeste.

Com auto-engrandecimento descarado, o filho sobrevivente, William, trabalhou comandar a Igreja, forçando os Doze a discipliná-lo. Recusando-se a aceitar a direção deles, ele colocou a lealdade familiar tragicamente contra a lealdade da Igreja. Os detalhes não são claros sobre como as irmãs reagiram, mas seja por empatia da família ou a inércia da pobreza impediram que eles fossem para o oeste.

Então, com o passar dos anos, com o crescimento das famílias, com crianças pequenas, é compreensível que a dificuldade de migrar. No entanto, sem dúvida, aparece nos registros históricos sua fé total ao chamado divino de seu irmão Joseph.

A Igreja Reorganizada foi fundada oficialmente sobre a reivindicação de sucessão familiar dezesseis anos após o martírio. Mas só em 1873, outros treze anos, as irmãs se inscreveram na Reorganização. Algumas evidências sugerem que Katharine Salisbury e Lucy Millikin acreditavam mais cedo na teoria da sucessão familiar à presidência.

Mas a demora de doze anos para ingressar na Igreja RLDS sugere a conversão e não o conhecimento histórico desse conceito. Além disso, o programa de antipoligamia da Reorganização pode ter apelado para Katharine e Lucy. Katharine fez uma declaração em 1893, renunciando ao conhecimento dessa doutrina de seu irmão Joseph. Katharine morou a trinta milhas de distância, em Plymouth, Illinois, até depois do martírio, e Joseph compartilhou suas revelações apenas com o círculo íntimo de liderança. Além disso, simplesmente não sabemos quão significativa foi a teologia RLDS para as irmãs de Joseph Smith.

Temos ainda menos informações sobre os pontos de vista de Sophronia. Talvez ela simplesmente se juntou a uma igreja disponível, orientada para suas associações familiares.

O afeto das irmãs Smith pelos parentes de Utah está registrado por meio das visitas do primo George A. Smith, além dos sobrinhos Joseph F. Smith, Samuel HB Smith e outros. Esses homens e outros missionários mórmons descrevem a hospitalidade de Sophronia em cartas para casa. Seu marido, William McCleary, fez carroções para o êxodo de 1846 e morreu alguns anos depois. Em 1850, Sophronia e sua filha sobrevivente estavam morando com sua irmã Lucy, e Sophronia foi morar com a filha quando ela se casou. Quando ela morreu em 1876, um parente escreveu: “Ela estava sempre pronta para prestar seu testemunho da verdade da obra e adormeceu em Cristo sem luta, com plena esperança de ser ressuscitada na primeira ressurreição ”.

Lucy Millikin

A vida de Lucy Millikin é mais visível. Ela era fisicamente alta e pessoalmente generosa. Joseph Smith III considerou sua tia “uma das mulheres mais agradáveis ​​que conheci”. Mãe de nove filhos nascidos entre 1843 e 1865, ela também se preocupava com todos da sua família, especialmente com o envelhecimento da sua mãe, Lucy Smith, que viveu sete anos com Lucy antes de voltar para passar seus últimos anos em Nauvoo com Emma. Arthur Millikin apoiou sua família após o martírio como um fabricante de seleiro e arreios; mais tarde, ele trabalhou em escritórios de companhias ferroviárias e de carvão na área de mineração de Colchester, a leste do condado de Hancock.

O Élder George Spiller, visitando em 1856, nos dá um vislumbre da fé da família Millikin uma dúzia de anos após o martírio: “Eles testificaram que sabiam que seu irmão Joseph era um profeta de Deus e, quando eu parti, eles me pediram fervorosamente para fazer outra visita assim que eu pudesse ”. Outro insight significativo vem de uma carta de 1860 de Joseph F. Smith, que ficou consternado com o preconceito contra a família de Utah, geralmente mostrado pelos Smiths de Illinois, com uma excepcional exceção:“ Tia Lucy disse, assim que pegou minha mão, sentiu que estava enganada e me cumprimentou calorosamente.”

Arthur e Lucy Millikin morreram de doença respiratória em 1882. Parentes disseram que a infecção de Lucy veio de cuidados prolongados de uma nora doente.

Katharine Salisbury

Katharine Salisbury foi a última irmã sobrevivente. Ela e seu marido ferreiro aparecem na Hancock Company no censo de 1850. Estes foram dias de ostracismo e perigo para os mórmons conhecidos, e sua família repetidamente recebeu mensagens ameaçadoras para seguir em frente. Katharine tivera oito filhos antes de Jenkins morrer, em 1856, e ela viveu com seus familiares em 1900. Com boa saúde até o fim, ela cumpriu dramaticamente a bênção de 1834 do pai de que “viveria até uma boa velhice”. Animar seus últimos anos foram as celebrações anuais de aniversários, onde os descendentes se reuniram para homenagear Katharine e ouvi-la dar seu testemunho. Ela viveu para ver muitos artigos de jornal honrando sua integridade na área uma vez tão hostil à sua família.

No seu octogésimo aniversário, uma repórter descreveu Katharine como “uma mulher alta, com uma dessas compleições claras, cor-de-rosa e branca, tão encantadora numa velha senhora. Seus olhos são azuis e seu rosto é agradável. Ela usa seus cabelos grisalhos, nos quais ainda há traços de ouro, em uma espiral.

A hostilidade a Brigham Young era um princípio virtual da mais antiga Igreja Reorganizada, mas esse padrão não se ajustava a Katharine. Na necessidade de sua viúva, ela escreveu ao Presidente Young para obter assistência na compra de uma casa em 1871. Ele respondeu com 200 dólares e uma carta de garantia, seguida mais tarde por outras centenas para ajudar Katharine a consolidar suas terras. As notas de agradecimento são preservadas nos arquivos SUD que abordam o “irmão Brigham”. Nelas Katharine ora para que “a bênção do céu” esteja com o Presidente Young “e toda a igreja”. Quando um presente adicional foi levado pelo primo George A. Smith, ela expressou gratidão “sem limites” e enfatizou: “parecia que os velhos tempos se encontravam com o Servo do Senhor”.

Uma dúzia de anos depois, em 1885, o Élder Victor E. Bean visitou a fazenda de Katharine. Ele perguntou a ela se ela viria a Utah para visitar seus parentes. Ela começou a soluçar. Ela relatou como estava grata ao Presidente Young, e como desejava visitar Utah, mas temia que sua pobreza e idade impedisse que ela recebesse mais visitas missionárias. Os élderes a deixaram “em lágrimas, e ela expressou amor com suas orações”.

Em 1894, um repórter publicou as convicções que Katharine compartilhou com todos os seus irmãos e irmãs: “Ela era membro do pai dela. família quando Joseph Smith estava traduzindo o Livro de Mórmon . Ela fala dele como sendo um homem inteligente, honesto e reto. Ela é agora e sempre acreditou firmemente na missão de seu irmão e, por causa dessa crença, ela e sua família sofreram muito com as mãos de homens fanáticos. ”

Artigo original: “What were Joseph Smith’s sisters like, and what happened to them after the martyrdom?“, March 1979. Escrito por Richard Lloyd Anderson, professor of religion and history, Brigham Young University

 

Relacionado:

Os irmãos de Joseph Smith – Alvin, Hyrum, Don Carlos e William

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Ballard
Como um missionário foi salvo por causa de uma carta de sua mãe
autoridade perito em material anti-Igreja
O que fazer com as perguntas de acordo com autoridade geral perito em...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *