fbpx

Saiba qual é a posição da Igreja sobre a cremação

cremação

Uma das maiores dúvidas com relação o que se deve fazer após o falecimento de uma pessoa se é permitida a cremação ou não. É proibido? O corpo deve ser enterrado de forma tradicional? É tudo por causa da ressurreição? Qual é a posição da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias sobre a cremação?

A posição da Igreja sobre a cremação

O Manual Geral: é sempre o melhor lugar para para começar e esclarecer essas dúvidas. No Manual lemos as seguintes instruções:

“A família da pessoa falecida decide se seu corpo deve ser enterrado ou cremado. Os desejos da pessoa são respeitados.

Em alguns países, a cremação é exigida por lei. Em outros casos, o enterro não é prático ou acessível para a família. Em todos os casos, o corpo deve ser tratado com respeito e reverência. Os membros devem ter certeza de que o poder da ressurreição sempre se aplica (ver Alma 11:42–45).

Se possível, o corpo de um membro que tenha recebido a investidura deve estar vestido com as roupas cerimoniais do templo quando for enterrado ou cremado

Por que enterrar?

O professor Roger R. Keller, que lecionava ‘História da Igreja e sua Doutrina’ na Universidade Brigham Young, escreveu um artigo sobre os membros da Igreja e a prática da cremação (para ler o artigo em inglês, clique aqui).

Depois de explicar a história e a crença associadas à cremação, Keller buscou responder à pergunta: “O que isso tem a ver com os membros da Igreja?”

“Reafirmamos a perspectiva de que o corpo é bom e, como criação de Deus, deve ser respeitado. (…) Em última análise, após consultar o Senhor e os líderes do sacerdócio, a família deve decidir o que fazer”, escreveu ele, acrescentando que “onde não há razão obrigatória para se cremar, o enterro ainda é o método recomendado para lidar com nossos mortos”.

O professor Keller concluiu:

“No final, porém, devemos lembrar que a ressurreição ocorrerá pelo poder de Deus, que criou os céus e a terra. Em última análise, se o corpo de uma pessoa foi sepultado no mar, destruído em combate ou em um acidente, intencionalmente cremado ou enterrado em uma sepultura, a pessoa ressuscitará”.

Esta crença é apoiada pela seguinte declaração feita por Brigham Young, que ensinou que na ressurreição “as partículas fundamentais que formavam nosso corpo aqui, se realmente as honrarmos, mesmo que estejam depositadas nas profundezas do mar e ainda que uma partícula esteja no norte, outra no sul, outra no leste e outra no oeste, serão reunidas num piscar de olhos e nosso espírito tomará posse delas” (Ensinamentos: Brigham Young, 276).

quando falece um cônjuge

Outros simbolismos

Por outro lado, parece que o enterro tradicional carrega um simbolismo significativo. Em um artigo de 1972, Spencer J. Palmer disse que o enterro tradicional “simboliza os ensinamentos do evangelho sobre a morte, o sepultamento e a ressurreição — a Expiação de Cristo — e do batismo por imersão”.

Também pode ser de interesse para os membros da Igreja saber que o Vaticano emitiu uma declaração em 2016 sobre a cremação afirmando que a Igreja Católica “recomenda insistentemente que o corpo do falecido seja enterrado em um cemitério ou outros lugares sagrados. Em memória da morte, do sepultamento e da ressurreição do Senhor, o mistério que ilumina o significado cristão sobre a morte e o sepultamento é sobretudo a maneira mais adequada de expressar a fé e a esperança na ressurreição do corpo”.

No entanto, a declaração esclarece que a cremação pode ser escolhida por causa de “considerações sanitárias, econômicas ou sociais”, e se essa for a razão, “a cremação do corpo do falecido não afeta sua alma, nem impede que Deus, em Sua onipotência, levante a corpo falecido para a vida nova”.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que a decisão sobre a cremação ou sepultamento é uma decisão da família. Essa decisão não afetará a condição de ressurreição já que temos a promessa de que todos, sem excessão ressucitaremos um dia.

“A morte de Cristo desatará as ligaduras dessa morte física, para que todos se levantem dessa morte física. O espírito e o corpo serão novamente reunidos em sua perfeita forma; os membros e juntas serão restaurados à sua devida estrutura, tal como nos achamos neste momento; e seremos levados a apresentar-nos perante Deus.” Alma 11:45-46

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Cremação e o evangelho de Jesus Cristo

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *