fbpx

Por que preciso ser batizado novamente caso decida ser mórmon?

O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).

Apesar do batismo ser um termo e um ato conhecido por quase todas as pessoas, especialmente entre os Cristãos, ele varia de acordo com a crença. Ao conhecer o Evangelho de Jesus Cristo em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pode surgir a pergunta: “Por que preciso ser batizado novamente caso decida ser mórmon? ” Eis alguns dos motivos:

Autoridade

Usarei de uma pequena metáfora para explicar este ponto, pois ele é de extrema importância para se compreender: imagine que você tem um cofre em sua casa, e só você possui as chaves. O que acontece se alguém tentar abrir o cofre com as chaves erradas? Não abre, certo? E se você usar suas chaves, o que acontece? Você entra facilmente no cofre e acessa tudo o que existe dentro dele.

O Salvador Jesus Cristo ensinou:

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

Sabemos que a porta de entrada é o batismo. Para que aconteça, é necessário que o batismo seja realizado por quem possua autoridade de Deus para realizar a ordenança. Assim como na metáfora só abrimos a porta com a chave correta, o batismo somente será válido por quem possua a autoridade correta. De outra maneira não terá validade. Acreditamos que somos a única Igreja que possui esta autoridade, que foi concedida ao profeta Joseph Smith ao ser escolhido para restaurar o Evangelho de Cristo na terra. (1)

Batismo nas águas

O Salvador revelou o verdadeiro método do batismo ao Profeta Joseph Smith, deixando bem claro que a ordenança precisa ser realizada por alguém que tenha autoridade do sacerdócio e que precisa ser feita por imersão:

“A pessoa que foi chamada por Deus e tem autoridade de Jesus Cristo para batizar descerá à água com aquele que se apresentou para o batismo e (…) então imergirá a pessoa na água e depois sairão da água” (D&C 20:73–74).

A imersão simboliza a morte da pessoa em relação a sua vida pecaminosa e seu renascimento para uma vida espiritual, dedicada ao serviço de Deus e Seus filhos. Simboliza também a morte e a ressurreição. (Ver Romanos 6:3–6; Mateus 3:13-16)

Batismo do Espírito Santo

Há controvérsias em outras denominações religiosas e crenças quanto ao modo de se conferir o Dom do Espírito Santo, ou Batismo do Espírito, ou Batismo do Espírito Santo. Assim como são vários os nomes dados, são várias as formas realizadas. Mas, há uma forma correta?

Após a morte de Cristo, os Seus Apóstolos continuaram a pregar o Evangelho, batizar e conferir o Dom do Espírito Santo. De que forma acontecia? Vejamos:

“E impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo” (3). “Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.”(4)

Fica claro nas escrituras que o Dom do Espírito Santo era concedido pela imposição de mãos por quem possuía autoridade (no caso, os próprios Apóstolos). É importante notar também que somente era concedido após o Batismo nas águas (Atos 2:37-38; 8:16; 19:3).

“O dom do Espírito Santo somente é concedido depois do batismo devidamente autorizado e pela imposição de mãos realizada por homens que possuam [autoridade]. O Senhor declarou: “Sim, arrependei-vos e sede batizados, cada um de vós, para a remissão de vossos pecados; sim, sede batizados com água e então virá o batismo do fogo e do Espírito Santo. (…) E os que tiverem fé confirmareis na minha igreja, pela imposição das mãos, e conceder-lhes-ei o Dom do Espírito Santo”(5)(6)

Verdades claras e simples

Somos gratos por hoje termos verdades claras e simples reveladas na terra, através do Evangelho de Jesus Cristo, e por compreendermos a vontade e meios do Senhor para nós em nossa vida. Somos gratos por Seu infinito Amor e Bondade e sabemos do Seu desejo de que possamos voltar a Sua presença, e sabemos que a porta de entrada para trilharmos o caminho da volta começa com o batismo, da forma correta. Se você está pesquisando a Igreja SUD e está pensando em ser batizado nela, convido-os veementemente a orar a Deus pedindo confirmação de sua decisão. Sei que Ele responde o coração que pede com toda sinceridade.

 

___________

(1) Joseph Smith História 1:68-72

(2) David A. Bednar, Receber o Espírito Santo

(3) Atos 19:2-6.

(4) Atos 8: 14-18.

(5) D&C 33:11, 15

(6) Manual Princípios do Evangelho

Outras referências

2 Néfi 31 (em O Livro de Mórmon).

mormon.org

A Porta Chamada Batismo, J. Devn Cornish

| Para refletir
Publicado por: Rafael Sales
Natural de Santarém-Pa, hoje moro em Fortaleza-Ce. Servi na Missão Campinas. Sou apaixonado por conhecimento! Especialmente sobre o Evangelho. Adoro as coisas simples da vida. Trabalho com Finanças mas leio sobre Humanas. Adoro empreender e servir. Amo muito minha Família.
Quando meu filho gay perguntou se ele e seu namorado poderiam ir à...
Casamento, tecnologia e infidelidade emocional

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *