fbpx

Perguntas e respostas: Por que precisamos sofrer se não nos arrependermos?

Pergunta

Doutrina e Convênios 19:15-20 afirma que se não nos arrependermos teremos que sofrer. Minha pergunta é por que precisamos ser forçados a sofrer? Cristo sofreu por nossos pecados para que não tenhamos que sofrer. Sou grato por Seu sacrifício, mas por que precisamos sofrer se não nos arrependermos?

Resposta

Você não entendeu o que Deus está nos dizendo em D&C 19:15-20.

15 Portanto, ordeno que te arrependas — arrepende-te, para que eu não te fira com a vara de minha boca e com minha ira e com minha cólera e teus sofrimentos sejam dolorosos — quão dolorosos tu não sabes, quão intensos tu não sabes, sim, quão difíceis de suportar tu não sabes.

16 Pois eis que eu, Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam;

17 Mas se não se arrependerem, terão que sofrer assim como eu sofri;

18 Sofrimento que fez com que eu, Deus, o mais grandioso de todos, tremesse de dor e sangrasse por todos os poros; e sofresse, tanto no corpo como no espírito — e desejasse anão ter de beber a amarga taça e recuar —

19 Todavia, glória seja para o Pai; eu bebi e terminei meus preparativos para os filhos dos homens.

20 Assim, ordeno outra vez que te arrependas, para que eu não te humilhe com minha onipotência; e que confesses teus pecados para que não sofras esses castigos dos quais falei, os quais experimentaste em pequeníssima, sim, em ínfima proporção, quando retirei meu Espírito.

Quando Ele diz que se não nos arrependermos iremos sofrer é como se estivesse dizendo “se você andar na beira de um penhasco, irá cair”  ou “se você não subir a escada, permanecerá no buraco” ou “se você não acender a luz, continuará no escuro”.

Em nenhum desses casos você está sendo influenciado por outra pessoa por causa do que você fez ou deixou de fazer. É simplesmente a consequência do que escolheu fazer ou não fazer.

Ser como Deus, é estar no caminho da paz e da felicidade, qualquer desvio leva ao sofrimento. Esta é uma consequência simples. Nosso Pai Celestial sabe disso.

Ele também sabe que iremos falhar e pecar. É por isso que Ele enviou Jesus Cristo. É por isso que Cristo sofreu por nossos pecados.

As palavras nesses versículos são como se o Pai Celestial estivesse nos alertando sobre a beira do penhasco ou nos dando uma escada ou nos avisando sobre o interruptor da luz.

Infelizmente muitas pessoas caem do penhasco, sentam no buraco ou habitam na escuridão e então, culpam a Deus pelo sofrimento.

Elas ignoram o simples fato de que suas próprias escolhas são o que as fazem sofrer. Você irá pecar, então irá sofrer, esta é uma consequência natural. Em Sua misericórdia Deus providenciou um caminho onde precisamos escolher, escolher o arrependimento, mas a escolha é nossa.

Fonte: Ask Gramps

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *