fbpx

Roupa de banho: É adequado usar biquíni ou sempre devo usar maiô?

Pergunta

Qual é a roupa de banho mais adequada para usar quando formos para a praia ou piscina? Posso usar biquíni ou sempre devo usar maiô?

Resposta

Acho que o que usar quando formos à praia ou piscina sempre foi um tema que gera bastante discussão entre os membros da Igreja.

Bom, vamos começar a responder sua pergunta com uma citação do Élder Robert D. Hales, que foi membro dos Doze Apóstolos:

“Em nosso dia-a-dia, não são aceitáveis os trajes indiscretos como saias ou shorts muito curtos, roupas justas, camisas e blusas que não cubram a barriga e outras roupas impróprias. Os homens e as mulheres — o que inclui os rapazes e as moças — devem usar roupas que cubram os ombros e evitar roupas decotadas na frente ou atrás ou que sejam reveladoras de qualquer outra forma. Calças ou camisas apertadas, roupas excessivamente folgadas, roupas amarrotadas e cabelo desgrenhado não são apropriados. (…)

Ao reconhecermos nosso corpo como a dádiva que de fato é e ao compreendermos as missões que ele nos ajuda a cumprir, vamos protegê-lo e honrá-lo por meio de nosso comportamento e vestuário. (…)

O recato é um dos traços principais da pureza e castidade, tanto em pensamento como em atos. Assim, por guiar e influenciar nossos pensamentos, conduta e decisões, o recato é uma característica primordial do nosso caráter. Nossas vestimentas servem para muito mais do que cobrir o corpo: refletem quem somos e o que desejamos ser, tanto na mortalidade quanto na eternidade por vir.”

(Robert D. Hales, “Recato: Reverência pelo Senhor”, A Liahona, agosto de 2008).

Ou seja, o recato é super importante não só porque tem a ver com o que vestimos, mas porque tem a ver com quem queremos nos tornar. Por nosso corpo ser sagrado, precisamos cuidar bem dele e vestir roupas que ajudem a destacar sua natureza divina.

Então a roupa de banho mais adequada para usar na praia ou na piscina é aquela que demonstra o aspecto sagrado de seu corpo e também como você o honra.

O biquini

Em uma publicação da revista New Era (revista da Igreja de Jesus Cristo especialmente para jovens), encontramos o seguinte sobre o biquini:

“Há muitos anos, as diretrizes da Igreja diziam para não usar roupas de banho de duas peças. Naquela época, as roupas de banho de duas peças significavam biquínis, que são bem reveladores.

Atualmente, com a mudança nos estilos, algumas roupas de banho de duas peças estão entre as roupas de banho mais recatadas que podemos encontrar. Elas estão melhor ajustadas e possuem a parte de cima mais comprida, que cobre mais o tronco. A parte de baixo também possui modelos mais recatados. Então a diretriz de não usar roupas de banho de duas peças não parece ajudar muito como antes, mas a meta de se vestir com recato permanece […]

A respeito da modéstia e recato, o melhor é quando trocamos a pergunta “Até onde posso ir?” por “O quão bem posso seguir os padrões do evangelho?”.”

Lembre-se que existem diferentes modelos de roupas de banho e que conseguimos identificar com facilidade quais são recatadas e quais são reveladoras. Ao mesmo tempo que existem roupas de banho de duas peças que demonstram modéstia, existem também maiôs reveladores que podem atrair um tipo errado de atenção para nosso corpo.

Por isso, a fórmula para não errar na escolha do que usar na praia ou na piscina é buscar o recato e a modéstia + seguir os sussurros do Espírito Santo para escolher com sabedoria.

Na sessão Vestuário e Aparência do livreto Para o Vigor da Juventude lemos:

“Nunca rebaixe seus padrões de vestuário. Não use uma ocasião especial como desculpa para a falta de recato. Ao se vestir sem recato, você envia uma mensagem que é contrária a sua identidade de filho ou filha de Deus. Envia também a mensagem de que está usando o corpo para atrair atenção e obter aprovação […]

Se não souber o que é adequado vestir, estude as palavras dos profetas, ore pedindo orientação e peça a ajuda de seus pais ou líderes. Sua aparência e a maneira como se veste agora vão ajudar você a preparar-se para a época em que irá ao templo fazer convênios sagrados com Deus. Pergunte a você: “Será que eu me sentiria à vontade me apresentando dessa maneira, se estivesse na presença do Senhor?”.

Espero ter te ajudado.

Relacionado: 

Recato: Palavras proferidas pelos líderes da Igreja 

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *