Perguntas e Respostas: Por que não devo usar biquínis?

Esta é uma tradução do artigo escrito originalmente no site askgramps.org.

Pergunta

Minha esposa e eu nos casamos no templo há cerca de um ano e uma pergunta surgiu esta manhã. Ainda é permitido usar biquíni? Poderia dar algum esclarecimento?

Obrigado

Resposta

Em todos os meus anos eu nunca soube de uma época em que foi permitido usar biquíni.

Posso citar o que Robert D. Hales, uma antiga autoridade geral, tinha a dizer sobre o assunto?

“Em nosso dia-a-dia, não são aceitáveis os trajes indiscretos como saias ou shorts muito curtos, roupas justas, camisas e blusas que não cubram a barriga e outras roupas impróprias. Os homens e as mulheres — o que inclui os rapazes e as moças — devem usar roupas que cubram os ombros e evitar roupas decotadas na frente ou atrás ou que sejam reveladoras de qualquer outra forma. Calças ou camisas apertadas, roupas excessivamente folgadas, roupas amarrotadas e cabelo desgrenhado não são apropriados. (…)

Ao reconhecermos nosso corpo como a dádiva que de fato é e ao compreendermos as missões que ele nos ajuda a cumprir, vamos protegê-lo e honrá-lo por meio de nosso comportamento e vestuário. (…)

O recato é um dos traços principais da pureza e castidade, tanto em pensamento como em atos. Assim, por guiar e influenciar nossos pensamentos, conduta e decisões, o recato é uma característica primordial do nosso caráter. Nossas vestimentas servem para muito mais do que cobrir o corpo: refletem quem somos e o que desejamos ser, tanto na mortalidade quanto na eternidade por vir.”

(Robert D. Hales, “Recato: Reverência pelo Senhor”, A Liahona, agosto de 2008).

As atitudes relacionadas ao recato e à vestimenta parecem inclinar-se mais para uma visão mundana. Parece que cada vez mais e mais estão tentando chegar ao limite do precipício para verificar quão longe é possível ir dos conselhos de nossos líderes.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Na sessão Vestuário e Aparência do livreto Para o Vigor da Juventude lemos:

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (…) O templo de Deus, que sois vós, é santo.

I Coríntios 3:16–17

Seu corpo é sagrado. Respeite-o e não o profane de modo algum. Você pode, por meio de seu vestuário e sua aparência, demonstrar que sabe o quanto seu corpo é precioso. Você pode mostrar que é um discípulo ou uma discípula de Jesus Cristo e que O ama.

Os profetas sempre aconselharam os filhos de Deus a vestir-se com recato. Quando está bem-arrumado(a) e vestido(a) com recato, você convida a companhia do Espírito e pode ser uma boa influência para aqueles que se aproximam de você. A maneira como você se arruma e se veste influencia o modo pelo qual você e outras pessoas agem.

Nunca rebaixe seus padrões de vestuário. Não use uma ocasião especial como desculpa para a falta de recato. Ao se vestir sem recato, você envia uma mensagem que é contrária a sua identidade de filho ou filha de Deus. Envia também a mensagem de que está usando o corpo para atrair atenção e obter aprovação.

As roupas consideradas não recatadas são aquelas muito justas, transparentes ou reveladoras sob qualquer aspecto. Por exemplo: as moças não devem usar saias e shorts muito curtos, blusas que não cubram a barriga, roupas que não cubram os ombros ou que sejam muito decotadas na frente ou atrás. Os rapazes também devem manter o recato na aparência. Os rapazes e as moças devem estar limpos, bem-arrumados e evitar estilos exagerados ou inadequados de roupas, penteados e comportamento. Você deve escolher trajes devidamente recatados ao praticar esportes. Os modismos do mundo mudam, mas os padrões do Senhor não mudam.

Não se desfigure com tatuagens ou piercings. As moças que desejarem furar as orelhas devem usar apenas um par de brincos.

Demonstre respeito pelo Senhor e por você vestindo-se adequadamente para as reuniões e atividades da Igreja. Isso é particularmente importante quando você for para a reunião sacramental. Os rapazes devem vestir-se com dignidade ao oficiar na ordenança do sacramento.

Se não souber o que é adequado vestir, estude as palavras dos profetas, ore pedindo orientação e peça a ajuda de seus pais ou líderes. Sua aparência e a maneira como se veste agora vão ajudar você a preparar-se para a época em que irá ao templo fazer convênios sagrados com Deus. Pergunte a você: “Será que eu me sentiria à vontade me apresentando dessa maneira, se estivesse na presença do Senhor?”

Relacionado: 

Recato: Palavras proferidas pelos líderes da Igreja 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *