fbpx

Perguntas e respostas: Novos chamados me assustam. Por que o Senhor não escolheu alguém mais qualificado?

encontrar a verdade, síndrome de impostor

Pergunta

Acabei de receber um novo chamado e estou com muito medo. Eu aceitei o convite do bispo, mas não posso evitar o pensamento de que existem pessoas melhores do que eu para trabalhar nesse chamado. Por que eu? Por que o Senhor não escolheu alguém mais qualificado?

Resposta

Acredito que todos nós já passamos por isso. Ao refletir sobre o assunto, não pude evitar pensar em nossos heróis e heroínas das escrituras que certamente fizeram a mesma pergunta.

Um dos maiores exemplos é Joseph Smith. O Élder Marcus B. Nash deu um discurso maravilhoso sobre o assunto, durante um devocional na BYU intitulado “Da fraqueza será tornado forte”.

Compartilharei alguns trechos, mas recomendo que leia o artigo inteiro. O Elder Nash disse:

“Apesar de sua saúde e caráter, Joseph Smith era fraco diante de qualquer medida terrena. No entanto, através dele – um rapaz simples que vivia na fronteira da América – o Senhor restaurou a plenitude de Seu evangelho para abençoar a humanidade.”

Vamos refletir um pouco. Joseph havia estudado até a terceira série, e olhe tudo o que ele conseguiu alcançar. A sua educação limitada o ajudou a ser humilde e a confiar no Senhor. Para ilustrar esse tópico o Élder Nash explica que:

“À primeira vista, parece contra intuitivo que o Senhor trabalhe com as coisas fracas do mundo para realizar um poderoso trabalho. Para entender porque o Senhor chama os fracos, lembre-se de que Ele diz que seu trabalho deve ser realizado à Sua maneira e pelo poder de Seu Espírito: Seus caminhos, em outras palavras, não os nossos.
Aqueles que se consideram “fortes” não buscam ao Senhor de todo o coração. Em vez disso, eles confiam no “braço da carne”, ou seja, em sua própria sabedoria e em seu próprio entendimento. Como consequência, são deixados à sua própria força; e eles descobrirão no final – para sua consternação – que essa força é insuficiente.
Você deve se lembrar de seu próprio estudo do Livro de Mórmon que, quando os nefitas foram para a batalha “na força do Senhor”, eles prevaleceram. Quando se vangloriaram de suas próprias forças, falharam – e falharam miseravelmente.”

restauração

Então, talvez o Senhor chame os “fracos” para nos dar a benção de ver o Seu poder em nossas vidas. Mas também quero deixar um alerta de que sem humildade, nossas forças podem se tornar nossas fraquezas. O Élder Oaks nos alertou sobre o assunto ao dizer:

“Mas a fraqueza não é nossa única vulnerabilidade. Satanás também pode nos atacar onde achamos que somos fortes e quando temos orgulho de nossas forças. Ele se aproximará através dos maiores talentos e dons espirituais que possuímos. Se não formos cautelosos, Satanás pode causar nossa queda espiritual, corrompendo-nos através de nossas forças, bem como explorando nossas fraquezas.”

Mais uma vez, a resposta para o problema é a humildade. O Élder Oaks explica da seguinte maneira:

“Aqueles que se auto parabenizam por causa de uma suporta força, perdem a proteção da humildade e estão vulneráveis para que Satanás use essa força e transforme em ruína. Em contraste, se somos humildes e ensináveis, damos ouvidos aos mandamentos de Deus, aos conselhos de nossos líderes e aos sussurros do Espírito. Podemos ser guiados a como usar nossos dons espirituais, nossas conquistas e todos as nossas forças de retidão. E podemos ser orientados a como evitar os esforços de Satanás de nos levar a ruína.”

“Sobretudo, devemos nos lembrar de confiar nas direções e promessas do Senhor: “Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão, e te dará resposta às tuas orações” (D&C 112:10).”

Parece que apesar de nos sentirmos fracos e inadequados ou fortes e capazes, a resposta é sempre a mesma: achegue-se ao Senhor.
Boa sorte em seu novo chamado!

Fonte: AskGramps

Relacionado:

10 Maravilhosas bênçãos prometidas se magnificarmos nossos chamados

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *