fbpx

Pergunta e Respostas: O que João quis dizer com “não acrescente coisa alguma a este livro”?

verdades e mentiras

Pergunta

Quando João diz “não acrescente coisa alguma a este livro”, ao que ele se refere e como respondo à essa pergunta de alguém que não é membro da Igreja?

Resposta

Querido amigo,

Como você deve responder depende inteiramente do que você acha que esta pessoa pode estar tentando saber. Se você sente que seu amigo está verdadeiramente à procura de uma resposta sincera em vez de simplesmente tentar atacar sua fé, você vai precisar de respostas com justificativas. Só você pode julgar isso. Além disso, tenho visto que as pessoas interpretam essa escritura de forma diferente e, portanto, respostas diferentes são necessárias. Você não disse como seu amigo não-membro a interpreta. Por isso, vou considerar que seu amigo é uma pessoa sincera e vou responder com os dois entendimentos que descobri serem os mais comuns sobre esse assunto.

Primeiro vamos mencionar a escritura que eu acredito que você esteja falando.

Apocalipse 22: 18-19:

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

E se alguém tirar das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Interpretação 1

A primeira interpretação mais comum é a de que Deus não vai mais dar Suas palavras, que Ele já falou tudo o que tinha que falar com o homem, que qualquer outra coisa é um acréscimo feito pelo homem.

Esta interpretação faz com que o Livro de Mórmon e outras revelações modernas simplesmente não possam ser verdade. Há alguns problemas com esta versão. Em primeiro lugar, não há nenhuma escritura que diz exatamente isso. É um aviso contra o homem que altera, acrescenta, ou subtrai da Palavra de Deus, não diz nada sobre Deus parar de revelar Sua palavra.

Em segundo lugar, temos um problema com outra escritura, neste caso Deuteronômio 4:2

Não acrescentareis à palavra que vos ordeno, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos ordeno.

É a mesma escritura que ordena aos homens que não acrescentem nem retirem nada das palavras que Deus lhes deu. A única coisa que falta em Deuteronômio é a punição por fazê-lo.

Pela lógica, se Apocalipse declara que não receberemos mais a palavra de Deus e que tudo o que for adicionado vem dos homens, então a nossa Bíblia deveria ter ido até Deuteronômio. Então, a maioria dos cristãos deveriam dizer que o Novo Testamento deve ser descartado por ser uma criação dos homens. É isso que aconteceria se aplicarmos a lógica encontrada em Deuteronômio.

Além disso, de acordo com o que sabemos sobre o livro do Apocalipse, João escreveu seu evangelho e suas epístolas depois de escrever Apocalipse, o que quer dizer que nem o próprio João interpretava esse versículo com esse significado. Ele adicionou mais escrituras após Apocalipse e acho que podemos confiar em seu entendimento.

Interpretação 2

A segunda interpretação é que Deus não permitirá que Sua palavra seja alterada. Uma vez que os Santos dos Últimos Dias acreditam que verdades foram perdidas porque foram alteradas, se Deus disse que não permitirá que sua palavra seja alterada, então eles terão um problema. No entanto, a lógica a ser usada para chegar a essa conclusão é complicada.

Já vimos em algum lugar nas escrituras onde Deus dá um mandamento e uma punição por quebrar esse mandamento, e então diz: “não importa, eu simplesmente vou castigar vocês para que não me desobedeçam?” Eu nunca encontrei isso em nenhum lugar das escrituras, mas isso é o que essa interpretação exige.

Essa compreensão não faz qualquer sentido com base no que os versículos dizem. É muito mais lógico ler esses versículos e assumir que em algum lugar alguém adicionou e tirou, fez com que as punições fossem dadas e fez com que seu nome fosse retirado do Livro Da Vida, e da Cidade Santa, etc. Caso contrário, os versículos foram um desperdício. É claro que com essa suposição uma restauração seria necessária, assim como a doutrina Santo dos Últimos Dias ensina, para trazer de volta o que foi alterado.

Seja como for, espero que tenha conseguido te ajudar e te dar coisas para ponderar enquanto pergunta ao Senhor em espírito de oração como deve responder ao seu amigo.

Fonte: Ask Gramps

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *