fbpx

5 passos para acalmar sua ansiedade religiosa e encontrar liberdade emocional

Quando você tem perguntas sobre o evangelho, é capaz de explorá-las livremente ou a ansiedade e a sensação de crise o paralisam?

Tem medo de se fazer essas perguntas, em primeiro lugar, ou tem medo do que possa encontrar à medida que procura respostas? Se você já sentiu esses sentimentos de ansiedade, não está sozinho — e pode aprender a diminuir sua ansiedade em relação às questões do evangelho.

Neste artigo, exploro cinco princípios para acalmar a ansiedade religiosa. Os três primeiros princípios irão ajudar você a estabelecer uma base para orientar o processo de sua busca pelo evangelho. Eles são espirituais.

  1. Dê a si mesmo espaço para aceitar e explorar suas perguntas do evangelho sem tomar decisões prematuras.
  2. Explore a natureza de Deus.
  3. Abrace mais plenamente o conceito de graça.

Os dois últimos princípios lhe darão ferramentas para abordar o conteúdo específico de suas perguntas sobre o evangelho:

  1. Exponha-se aos seus medos sobre o conteúdo.
  2. Exponha-se ao conteúdo problemático específico.
  3. Dê tempo a si mesmo

1. Dê espaço a si mesmo

Um passo fundamental para acalmar a ansiedade religiosa é dar a si mesmo espaço e tempo para refletir sobre o conteúdo de suas preocupações religiosas.

A ansiedade pode produzir um falso senso de urgência que pode fazer com que você se exclua prematuramente — tomar uma decisão que não é bem ponderada, estudada ou explorada porque você deseja alívio do desconforto e da dissonância cognitiva causados pela ansiedade.

Assim, você não fará muito progresso abordando o conteúdo de suas perguntas de fé se altos níveis de ansiedade estiverem atrapalhando.

A ansiedade é poderosa com suas sensações fisiológicas intensas e miseráveis.

Se você fica ansioso em ambientes religiosos ou ao lidar com conteúdo religioso, a ansiedade pode fazer você sentir que seu problema é com algo na religião ou na Igreja, quando pode de fato ser um problema de ansiedade (como transtorno de ansiedade social ou TOC de escrupulosidade).

A natureza urgente da ansiedade pode levá-lo a acreditar que você tem que tomar uma decisão final sobre sua e participação religiosa agora. Essa é uma das mentiras da ansiedade. Na realidade, não existe um prazo arbitrário; pode demorar todo o tempo que precisar.

Além disso, uma vez que você não tem certeza sobre o curso correto de ação, o desconforto da ansiedade pode levá-lo a acreditar que a única decisão aceitável é separar-se de sua fé religiosa e comunidade para encontrar alívio.

Evitar conteúdo ou experiências gatilhos é uma resposta comum à ansiedade, mas geralmente é inútil, pois isso serve para reforçar a ansiedade em vez de diminuí-la.

Em vez disso, encontrar uma maneira de acalmar os sentimentos de ansiedade (seja por conta própria ou com um terapeuta) tornará mais fácil dar-se tempo para trabalhar pacientemente com quaisquer preocupações religiosas sem que a pressão da ansiedade pese sobre você.

2. Explore a natureza de Deus.

estudo das escrituras, ansiedade religiosa

Um segundo passo fundamental para acalmar sua ansiedade religiosa é explorar a natureza de Deus. Em um estudo, os pesquisadores explicaram:

“Em geral, a pesquisa descobriu que a crença em um Deus benevolente está associada a um melhor bem-estar psicológico, enquanto a crença em um Deus punitivo está associada a um pior bem-estar psicológico.”

Pesquisas também mostraram que indivíduos com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)—incluindo uma forma religiosa chamada escrupulosidade — que têm um conceito mais negativo de Deus tendiam a ter sintomas mais graves de TOC.

Em meu próprio trabalho clínico como psicólogo, descobri que a crença negativa de alguém sobre a natureza de Deus está claramente relacionada à sua experiência de ansiedade religiosa.

Através do processo de terapia, um dos meus clientes com ansiedade religiosa significativa chegou à consciência de que o Deus que ela estava adorando era o “Deus errado” porque, em sua mente, ele era um “tipo de Deus assustador de ditador com uma lista de tarefas a serem cumpridas.”

Outra cliente com quem trabalhei teve dificuldade em sentir que Deus não se importava com seus desejos e necessidades, e essa falsa crença criou amargura religiosa que aumentou sua ansiedade religiosa.

No entanto, depois de ter tempo para explorar a natureza de Deus através das escrituras, as palavras dos líderes da Igreja, e através de frases específicas em sua bênção patriarcal, ela mais tarde me disse:

“Por causa das minhas ansiedades religiosas, estudar esta doutrina tem sido muitas vezes esmagadoramente assustador de abordar. Mas, ao superar a ansiedade, aprendi que a doutrina traz mais paz do que dor.

A minha visão de Deus mudou. Agora estou começando a vê-lo como um Deus amoroso, um Deus gracioso, e como alguém que tem o meu melhor interesse em mente. Esta mudança não veio imediatamente, mas está progressivamente a melhorar à medida que estudo sobre Ele.

Posso confiar mais Nele e perceber que as suas intenções são boas, o que reduziu um pouco a minha ansiedade religiosa.”

3. Entenda a graça vs. legalismo

Um terceiro passo fundamental para acalmar sua ansiedade religiosa é explorar a doutrina central da graça. O Dicionário Bíblico indica que a ideia principal da palavra graça é “meios divinos de ajuda ou força, dados através da generosa misericórdia e amor de Jesus Cristo.”

Pesquisadores da Universidade Brigham Young estudaram a relação da graça e contrastam o princípio do legalismo com a saúde mental.

Eles definiram a graça como “a ideia de que Deus é ativo em nos ajudar em nossas vidas”, enquanto definiram o legalismo como “uma conformidade estrita, literal ou excessiva a um código religioso.”

Com uma amostra de 635 estudantes da BYU, os pesquisadores descobriram que uma visão legalista de Deus levou a uma saúde mental pior. Os pesquisadores comentam:

“Uma visão legalista de Deus pode levar a uma saúde mental pior, em parte porque interrompe a capacidade de experimentar a graça. As crenças e práticas legalistas parecem diminuir a sensação de que Deus está ciente de suas preocupações, atende às suas necessidades e as Provê por meio da Graça Divina.”

Compreender mais plenamente o conceito de graça pode expandir suas crenças sobre a natureza de Deus, ao mesmo tempo em que o ajuda a entender o relacionamento Dele com você como filho Dele.

Um ótimo lugar para começar seria lendo o Livro de Mórmon e procurando exemplos da Graça de Deus para seus filhos, bem como ensinamentos sobre a graça específica de perdoar e capacitar oferecida por meio da Expiação de Jesus Cristo.

A graça influenciará sua perspectiva sobre as questões do evangelho. Pode promover sentimentos de paciência ou compreensão, pode levá-lo a cavar ainda mais para explorar preciosas doutrinas do evangelho, ou pode melhorar suas experiências, permitindo que você sinta o interesse amoroso de Deus em ajudá-lo em sua busca por respostas do evangelho.

4. Experimente a exposição imaginária

fé, ansiedade religiosa

Uma quarta maneira de lidar com sua ansiedade religiosa é confrontar seus medos com uma exposição imaginária. A exposição é uma abordagem padrão no tratamento do transtorno de ansiedade — em vez de evitar o medo, você se envolve propositalmente com ele.

Com a exposição imaginária, você usa imagens, ideias ou palavras para lidar com suas ansiedades.

Você pode escrever seu principal medo, como: “temo que, se aprender mais sobre_______, perderei meu testemunho e apostatarei.”

Ou: “receio que, se estudar sobre isso e aprender que o evangelho não é verdadeiro, perderei minha família e tudo pelo que trabalhei.”

Você pode escrever várias frases ou um parágrafo. Para realmente tornar a exposição eficaz, você pode escrever seus medos repetidamente por um determinado período de tempo todos os dias durante uma semana ou duas.

Ou você pode gravar a si mesmo lendo as frases repetidamente e depois ouvir a gravação diariamente. Geralmente, a ansiedade aumenta à medida que você começa a se envolver totalmente com seu medo, e então tende a diminuir e gradualmente perder seu poder sobre você.

Uma vez que você possa enfrentar seu resultado temido sem que isso desencadeie tanta ansiedade, você encontrará mais liberdade emocional para explorar plenamente sua fé.

5. Confrontar a questão de frente

ansiedade religiosa, estudo das escrituras

Uma quinta maneira de enfrentar a sua ansiedade religiosa é confrontar de frente o conteúdo específico das suas preocupações.

Você está em pânico com algo da história da Igreja? Se sente desconfortável com a posição oficial da Igreja sobre uma questão social específica? Você se afastou de um determinado assunto porque o perturba?

Tente encará-lo; envolver-se em aprendizagem proposital e esclarecer quaisquer equívocos doutrinários que você possa ter.

Convide o Espírito Santo para o seu estudo para que você possa ser direcionado a fontes confiáveis e verdadeiras. Lembrem-se deste conselho do Livro de Mórmon:

“Procureis diligentemente, na luz de Cristo, diferenciar o bem do mal; e se vos apegardes a tudo que é bom e não o condenardes, certamente sereis filhos de Cristo.” (Morôni 7:19).

Estudos críticos e a fé

A professora, autora e palestrante aposentada da BYU, Susan Easton Black, abordou temas difíceis do evangelho ao longo de sua carreira. Em uma entrevista de perguntas e respostas à Deseret News, ela discutiu o que sua pesquisa fez por sua fé:

DN: O que a leva a continuar estudando a vida de Joseph Smith?

SEB: Ele nunca nega [o evangelho]. Por causa do que aprendi sobre Joseph Smith, pude saber mais sobre Jesus Cristo. Pude aprender mais sobre o Velho Testamento e o Novo Testamento, diferentes épocas, por causa das percepções que ele recebeu através da revelação.

Incendeia-me o cabelo, arranca-me as unhas, devo dizer que ele é um profeta. Você tem todas essas pessoas agora que estão dizendo:

“Ei, estou deixando a igreja porque tenho muitas perguntas.” Eu digo: “O quê? Eu não. Olhe atrás de mim [gesticulando para prateleiras de livros], eu encontrei tantas respostas. … Vou continuar.”

DN: Como você responde aos críticos de Joseph ou Brigham?

SEB: sempre que somos rápidos em criticar é porque não conhecemos todos os fatos. Eu vejo isso como uma bolsa de estudos desleixada da parte [do crítico]. Em muitos casos, excluem a fé e a revelação para poder chegar à sua conclusão. No caso de Joseph ou Brigham, você não pode fazer isso e conhecer os homens de quem está falando. A verdade tem de edificar.

Recentemente, utilizei este tipo de processo de exposição direta. Um tópico específico do evangelho era desconfortável para mim, então, quando surgia, eu tendia a evitar mergulhar mais profundamente nele.

No entanto, um indivíduo em minha vida começou a torná-lo um tópico repetido de discussão, incluindo fazer comentários depreciativos sobre os líderes da Igreja como se fossem fatos.

Assumi que o que o indivíduo estava dizendo não era verdade, mas tive que admitir humildemente para mim mesmo que eu realmente não sabia ao certo.

Decidi que queria saber por mim mesmo, então o tópico se tornou o foco da minha leitura e estudo de fim de semana e um tópico de discussão com membros da família de confiança.

Passei vários meses explorando o tema a partir de uma variedade de ângulos.

Cheguei a compreender o que podia razoavelmente sobre o assunto, tive as minhas próprias ideias sobre o que tinha aprendido ao sentir o Espírito sussurrar à minha alma e, finalmente, fiz as pazes com ele — embora parte dele ainda deva ser abordada com fé. Agora, não hesito em discutir o tema.

Usando esses princípios e ferramentas fundamentais, você pode aprender a separar sua ansiedade das perguntas do evangelho, permitindo-se a liberdade emocional de questionar, estudar, explorar, pesquisar e discutir o assunto com fé, sem a aura sufocante de ansiedade.

Na verdade, o Senhor convida-nos a fazê-lo:

“Aprende de mim e ouve minhas palavras; anda na mansidão de meu Espírito e terás paz em mim.” (D&C 19:23)

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *