fbpx

Os três tipos de perfeccionismo

Perfeccionista

Sabia que existem diferentes tipos de perfeccionismo? Eu não, pelo menos não antes de participar de uma conferência em que o Dr. Matthew Draper apresentou um artigo sobre o perfeccionismo. Ele contou a história de uma garota que foi tratada por vício em heroína, mas a raiz de seu problema era o perfeccionismo.

Aparentemente, ela sofria de mais de um tipo de perfeccionismo. O Dr. Draper, em sua palestra, discutiu três tipos de perfeccionismo. Depois de pesquisar mais, aprendi que há mais tipos e nomes para o perfeccionismo, mas eu discutirei principalmente os três mencionados pelo Dr. Draper: auto-orientado, socialmente orientado e orientado para os outros.

Perfeccionismo auto-orientado

No perfeccionismo auto-orientado, temos uma ideia em mente para nós mesmos, e se não a vivemos, sentimos vergonha. Quando penso no perfeccionismo, isto é o que vem à mente. A psicologia hoje descreve este tipo de perfeccionismo nos seguintes pensamentos:

  • Eu me esforço para ser o mais perfeito que posso ser.
  • Fico desconfortável ao ver um erro no meu trabalho.
  • Devo trabalhar todo o meu potencial em todos os momentos.
  • Defini padrões muito elevados para mim.

Os perfeccionistas auto-orientados tendem a ter padrões impossivelmente elevados para si mesmos, e então sentem-se fracassados quando não conseguem alcançar esses padrões. Mas o que há de errado em lutar pela excelência? Dr. Paul Hewitt é um dos principais pesquisadores do perfeccionismo, e ele diz que há uma diferença na busca pela excelência e na busca da perfeição.

O desejo de perfeição significa que o fracasso não é uma opção. O desejo de excelência significa que há espaço para o crescimento por meio do fracasso.

Perfeccionismo orientado pelos outros

O perfeccionismo orientado pelos outros é quando você julga os outros com base em seus padrões impossivelmente elevados. Este tipo de perfeccionista espera que outros executem em um determinado nível e eles são incrivelmente duros e críticos com aqueles que não atendem aos seus padrões. A psicologia hoje descreve este tipo de perfeccionismo nos seguintes pensamentos:

  • Não posso ser incomodado por pessoas que não se esforçam para melhorar a si mesmas.
  • Não suporto ver pessoas próximas de mim cometer erros.
  • Se eu pedir a alguém para fazer alguma coisa, espero que seja feito sem falhas.

Isso é especialmente prejudicial para os relacionamentos do perfeccionista auto-orientado. É difícil ser amigo ou casado com uma pessoa que está constantemente criticando suas ações. “Se você exige que seu cônjuge seja perfeito, e você fica criticando esse cônjuge, podemos dizer imediatamente que vai haver problemas de relacionamento”, diz Hewitt.

Não é necessariamente errado ter altas expectativas de alguém — contanto que esse padrão não se torne a coisa mais importante nessa relação. Os pais naturalmente querem que seus filhos para ter sucesso e fazer bem, mas se essa pressão para o sucesso começa a prejudicar a relação entre pai e filho e dá a ansiedade da criança de fracasso, então ele não é mais produtivo.

Perfeccionismo projetado

Este é o último tipo de perfeccionismo sobre o qual Dr. Draper falou em sua apresentação, e é o que eu acho mais intrigante. O perfeccionismo projetado é quando você acha que os outros estão prendendo você a padrões impossíveis de tão elevados. Este tipo de perfeccionismo é também chamado de perfeccionismo socialmente prescrito. A psicologia hoje descreve este tipo de perfeccionismo nos seguintes pensamentos:

  • Acho difícil atender as expectativas que os outros têm de mim.
  • As pessoas à minha volta esperam que eu tenha sucesso em tudo o que faço.
  • Eu sinto que as pessoas são muito exigentes comigo.
  • Minha família espera que eu seja perfeito.

Alguns com este tipo de perfeccionismo acham que aqueles que eles nem sequer conhecem estão julgando-os.

Minha mãe recentemente me contou uma história de uma mulher que sofre deste tipo de perfeccionismo. Esta mulher não queria vir à igreja porque ela não tinha pago o dízimo corretamente e estava com medo que os outros fossem julgá-la por isso. Na realidade, ninguém saberia. Não há registro público de quem pagou o dízimo e quem não pagou. Mas para esta mulher, parecia que todos poderiam saber a vergonha que ela sentia.

Sede vós perfeitos

O que achei interessante foi que, embora apenas 5% das pessoas com perfeccionismo sofram de perfeccionismo projetado, esse número é dobrado dentro da igreja. Isso significa que a Igreja provoca o perfeccionismo? Na verdade, não.

O Dr. Draper descobriu em sua pesquisa que ir à igreja não afeta os níveis de perfeccionismo, mas é uma razão pela qual as pessoas deixam a igreja. alguns sentem que, se deixarem a igreja, não sofrerão mais de sua vergonha. Infelizmente, eles só levam a sua vergonha e perfeccionismo com eles.

“Sede, pois, perfeitos” é o lema das escrituras daqueles que sofrem de perfeccionismo. No entanto, essa escritura não está completa. O versículo completo que está em Mateus 5:48 diz:

“Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”.

Cristo nem sequer se chama de perfeito até 3 Néfi 12:48 quando Ele diz:

“Portanto, quisera que fôsseis perfeitos, assim como eu ou como o vosso Pai que está nos céus é perfeito”.

A palavra grega téleioi, a partir da qual o perfeito é traduzido, significa “completo, acabado, totalmente desenvolvido”. Os líderes da Igreja nos dizem isso há anos. E como Cristo não chamaria a Si mesmo, o único Ser sem pecado que andou na terra, perfeito até depois que Ele tinha sido ressuscitado, eu acho que é seguro dizer que não seremos perfeitos até ressuscitarmos também.

Então, o qual é a lição? Lutar pela excelência não é algo ruim. Deveríamos estar constantemente tentando melhorar. Isso se torna um problema quando pensamos que o sucesso é a única opção. Se você acha que está sofrendo de perfeccionismo esmagador, procure ajuda profissional.

O que você faz para superar seu perfeccionismo?

Fonte: ThirdHour

Relacionado:

Cinco maneiras para enfrentar a vergonha na Igreja

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *