fbpx

Os membros da Igreja de Jesus Cristo acreditam na Teoria da Evolução?

Houve uma época em que muitos cristãos e cientistas, inclusive alguns líderes da Igreja, pensavam que Teoria da Evolução e o Evangelho de Jesus Cristo eram irreconciliáveis. Eu me lembro de estudar os famosos e poderosos livros do Elder Joseph Fielding Smith – e lá ele deixava claro que acreditar numa evolução darwinista era o mesmo que desacreditar em Adão e Eva – e nos evangelho. 

Assim, embora eu pessoalmente adorasse estudar sobre dinossauros e sobre animais extintos – fiquei longe das ideias de evolução. Após estudar os manuais da Igreja e as citações dos profetas tomei uma posição neutra – não aceitando, nem rejeitando a teoria da evolução.

Os membros da Igreja podem tomar ou não partido com relação a evolução, mas o fato é que Adão e Eva, Deus como Criador, etc. não são excluidos necessariamente quando se aceita a evolução.  Os extremos nas opiniões não se deviam e não se devem hoje apenas a falta de entendimento das verdades divinas ou das descobertas da ciência. Havia e há um certo preconceito e muita emoção no debate.

Uma pesquisa da BYU mostrou que em 2016, 60% dos alunos da Universidade da Igreja aceitavam que a evolução não destrói a fé. Em 1988 apenas 10% entendiam desta forma. O que mudou?

Um dos professores de evolução da BYU, Jamie L. Jensen, sugeriu uma abordagem diferenciada: religião e ciência respondem perguntas diferentes.

“Se vocês estão falando sobre a origem da vida no planeta, então a ciência responderá sobre os mecanismos: como isso aconteceu? Quando isso se deu? Por quanto tempo? (…) Já a religião tem mais interesse em saber o motivo pelo qual aconteceu. Por que nós estamos aqui? Quem esteve envolvido nisso? Se você respeitar o fato que esses são dois caminhos diferentes para a mesma verdade, então eles não estarão realmente em conflito.”

A posição da Igreja sobre a Teoria da Evolução foi emanada pela Primeira Presidência em 1909:

“A Igreja não tem uma posição oficial sobre a teoria da evolução. Evolução orgânica ou mudança das espécies ao longo do tempo é uma assunto para o estudo científico”.

 Os professores de evolução da BYU garantem:

“Se os alunos sentem que esses assuntos conflitam com sua fé (…) então, nosso principal motivação é ajudá-los a salvar seus testemunhos.”

Eles também explicam que não há nada contra a doutrina da Igreja. Both Bybee testificou:

“Eu literalmente estou orando para entender melhor a evolução (…) Há alguns momentos em que você vê algo, você descobre alguma coisa é como se você dissesse: Nossa! Isso é incrivel! Eu estou maravilhado como Deus fez isso!”

Podemos crescer em conhecimento em todas as áreas da vida – na ciência e na fé. Isso foi ordenado pelo Senhor (D&C 88:118). Um dia, tudo será revelado – e poderemos nos regozijar com a plenitude de toda verdade. O Senhor disse que quando Ele voltar revelará todos os mistérios, inclusives os associados a criação da Terra:

“Sim, em verdade vos digo: No adia em que o Senhor vier, ele brevelará todas as coisas —

Coisas passadas e acoisas ocultas que nenhum homem conheceu, coisas da Terra pelas quais foi feita e seu propósito e seu fim —

Coisas muito preciosas, coisas que estão no alto e coisas que estão em baixo, coisas que estão dentro da terra e sobre a terra e nos céus.” (D&C 101:32-34)

Até lá, devemos ser humildes e ter uma atitude de gratidão pelo que Deus já tem nos ensinado.

Com relação a Teoria da Evolução alguns são céticos e outros encontram uma grande evidencia de Deus bondoso e criativo, que guia e conduz todas as coisas. Não importa como abordamos a evolução, não podemos deixar de lado as puras doutrinas reveladas pelo Espírito Santo – que formam os pilares do Plano de Salvação – a Criação, a Queda, a Expiação. Embora não tenhamos todo conhecimento sobre esses aspectos do evangelho, sabemos que são reais e que possibilitaram nossa vida e teste mortal – e nossa preparação para o encontro com Deus.

Baseado num artigo “Evolution on Display at BYU”, publicado na BYU Magazine, Summer 2019, pg. 12

 

Seria a Teoria da Evolução Contrária à Existência de um Deus?

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Seja a Luz do Mundo 2019: Servir a uma pessoa diferente a cada dia de...
Uma prova de que Deus está lutando por você

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *