O que faz de você um jovem guerreiro moderno?

Jovens Guerreiros de Helamã

O Livro de Mórmon ensina sobre um pequeno grupo de soldados conhecidos como os Jovens Guerreiros. Os filhos dos ânti-néfi-leítas, esses valentes jovens rapazes exemplificaram muitos atributos de Cristo e viram o “miraculoso poder de Deus” por causa de sua fé.

Queremos ser como os Jovens Guerreiros! No entanto, as circunstâncias podem parecer muito diferentes da nossa. Não precisamos necessariamente lutar guerras literais com inimigos ferozes que buscam tirar nossas vidas.

Porém, a guerra contra o pecado e o mal continua. Se observarmos bem os relatos nas escrituras, teremos um entendimento melhor sobre como ser um jovem guerreiro moderno. Veja esses cinco princípios, retirados de versículos que contam a história dos 2 mil jovens guerreiros de Helamã, e como eles se relacionam conosco.

Priorizem convênios – Alma 53:16-17

Os jovens guerreiros eram os filhos do povo que enterrou suas armas de guerra e fizeram convênio de nunca mais pegar em armas novamente.

Por não terem feito a mesma promessa a Deus que seus pais, os jovens guerreiros se propuseram a proteger suas famílias e comunidade.

Eles fizeram um convênio de “de lutar em todas as circunstâncias” por seu povo. Hoje, temos a chance não somente de fazer convênios com Deus, mas de torna-los uma prioridade.

Guarde os convênios que fez e diligentemente prepare-se para fazer outros convênios no futuro, em sua vida. Vá ao templo sempre que possível e faça tudo o que puder para fazer do seu lar um lugar sagrado.

Estude sua benção patriarcal e busque revelação sobre como você pode aumentar o reino de Deus. Use seus convênios como uma fundação para construir ou quando tomar decisões importantes ou para confrontar desafios.

Sejam valorosos – Alma 53:20

Ser valoroso significa demostrar coragem e determinação. Os jovens guerreiros mostraram grande coragem e não recuaram de seu dever de lutar. Hoje, mostramos que somos muito valorosos quando defendemos a Deus e a Seus princípios, sob quaisquer circunstâncias.

Também podemos compartilhar nossos testemunhos destemidamente com o próximo. A mensagem da Restauração é ousada! Não tenha medo de falar abertamente sobre suas crenças quando guiado pelo Espírito. Ore e busque oportunidade de espalhar o evangelho de Jesus Cristo.

Sejam fiéis em todas as ocasiões – Alma 53:20

Você pode ser fiel em todas as ocasiões ao manter os padrões do evangelho em sua vida, ser honesto e ser íntegro. Enquanto os jovens guerreiros estavam no calor da batalha, podemos estar nas tempestades que são os dias modernos.

Encaramos muita contenda e distrações que podem nos tirar do caminho do evangelho. Se você seguir em frente com os olhos fixos em Jesus Cristo, você será fiel a Ele. O Élder Jeffrey R, Holland deu uma ótima explicação sobre o que significa ser fiel:

“Não estou pedindo que vocês finjam ter uma fé que não possuem. O que estou pedindo é que sejam fiéis à fé que vocês já têm. Às vezes, agimos como se uma sincera declaração de dúvida fosse uma manifestação de coragem moral maior que uma declaração sincera de fé. Pois não é!”

Não duvidem – Alma 56:47, Alma 57:26

Nós temos dúvidas, mas deixamos com que elas sejam maiores que a nossa fé? Assim como o Élder Holland descreveu? É importante lembrar que os jovens guerreiros não duvidaram do que era essencial.

Eles sabiam que Deus vivia. Eles sabiam que Ele havia ordenado que vivessem suas vidas de uma certa maneira. Eles sabiam que Ele queria que eles O seguissem. Eles sabiam que Ele os protegeria e os livraria, se confiassem Nele.

De todas as dúvidas que você têm, deixe de lado aquelas que tratam a sua natureza divina e os sentimentos de Deus por você. Não duvide dos planos Dele de eventualmente exaltar você, não importa o quão doloroso o processo possa ser.

Tente depositar mais confiança em Deus, do que nas suas dúvidas. Escolha ações pequenas todos os dias para demostrar isto.

Tenham opiniões Firmes – Alma 57:27

Helamã relacionou a fé de seus jovens guerreiros com suas opiniões firmes. Uma opinião firme provavelmente será diferente para todos, mas representa esperança e lealdade inabalável.

Mantemos as nossas opiniões firmes quando preenchemos nossa mente com a bondade de Deus. Faça um inventário dos programas que assiste, da música que escuta e dos livros que lê.  Quanto tempo você reserva para Deus todos os dias a fim de fortalecer a sua fé Nele?

Precisamos lidar com as exigências da vida, mas nos distraímos facilmente e usamos as conquistas e os prazeres do mundo para aliviar nossas dores e relaxar.

O verdadeiro descanso vem de Deus. Se dedicarmos tempo para trazer Cristo à nossa mente e ao nosso coração, não vacilaremos.

Os jovens guerreiros são um grande exemplo para nós. Como eles inspiram você a ser um discípulo mais fiel de Jesus Cristo?

Fonte: LDS Daily

Relacionado:

Menino que salvou sua irmã do ataque de um cachorro faz convite emocionante

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *