fbpx

O que faço se não estou sentindo o Espírito como antes?

“Tenho sido um membro fiel da Igreja de Jesus Cristo dos últimos dias por muitos anos. Servi em chamados. Tenho ministrado a outros. Frequento a igreja semanalmente. Ainda estou tentando orar e ler as escrituras, mas, apesar de tudo isso, não sinto o Espírito há muito tempo. Sinto-me sozinho E pergunto-me se Deus é real. O que devo fazer O que faço se não estou sentindo o Espírito como antes?”

Você ouve as pessoas na Igreja expressarem sua alegria e felicidade no evangelho, ou sobre receber respostas às suas orações, e você começa a se perguntar o que há de errado com você que, apesar de todos os seus melhores esforços, parece que suas próprias orações estão batendo do teto em vez de chegar ao céu.

O Élder Dieter F. Uchtdorf reconheceu que pode haver momentos em que não estamos desfrutando das bênçãos plenas da vida no evangelho. Ele disse:

“Reconheço também que alguns têm uma experiência menos satisfatória e sentem que sua situação como membro da Igreja algumas vezes não é o que esperavam..”

O Élder Uchtdorf descreveu algumas razões pelas quais podemos não desfrutar de todos os benefícios de sermos membros da Igreja do Senhor.

Tenho certeza de que existem inúmeras razões pelas quais isso pode acontecer. Este artigo discutirá três e, em seguida, discutirá algumas maneiras de ajudar você a superá-las e caminhar mais plenamente à luz do evangelho.

Doenças

Tanto a doença física como a mental podem dificultar a sensibilidade ao Espírito. Nossos sentidos ficam adormecidos quando estamos doentes – muitas vezes até mesmo nossos sentidos espirituais.

Se você ou alguém que você ama não sente o Espírito há muito tempo, considere se alguma doença mental ou física não está contribuindo para isso.

A doença mental pode ser extremamente complicada de tratar, mas reconhecê-la pelo que é pode proporcionar o alívio saber que Deus não está se afastando de nós.

Pode haver apenas um muro da mortalidade entre nós e o momento do Senhor manifestando-se como doença. Tratar a doença pode ser um passo importante para romper esse muro e voltar à presença do Senhor.

O que você pode fazer para melhorar sua saúde mental e físicapara remover barreiras ao sentimento do Espírito?

Pecado

Preferimos não falar sobre isso, mas às vezes nossa separação de Deus pode ser explicada pelas pequenas maneiras pelas quais nos afastamos dele pelo pecado.

Às vezes, o pecado é uma camada em cima de outro fator e temos que descascar todas as camadas para encontrá-la novamente.

Quando eu estava passando por um período de depressão, senti-me entorpecida e vazia de qualquer maneira, então justifiquei assistir a filmes que não tinha visto antes por causa de sua classificação.

Eu sabia que os filmes iriam afastar o Espírito, mas eu senti que a) eu poderia lidar com isso, e b) que diferença real aquilo faria de qualquer maneira?

Quando meus olhos se abriram para minhas circunstâncias, eu sabia que tinha que me arrepender de deixar que pequenas coisas me afastassem do Espírito.

Não coloque o pecado em cima de outros fatores que podem estar separando você de sentir a luz e o amor do Senhor. O Salvador corre em nosso auxílio quando nos arrependemos sinceramente.

Do que o Senhor pode estar pedindo que você se arrependa para que Seu Espírito possa retornar a você?

Estar em uma rotina espiritual

Por vezes, o Espírito retira-se como catalisador da mudança. Podemos ter nos dado muito bem lendo as escrituras uma vez por semana antes. Talvez uma oração rotineira na hora de dormir fosse suficiente.

Mas agora, o Senhor quer e espera mais. Se o Espírito permanecesse, talvez fôssemos demasiado complacentes para fazer as mudanças que o Senhor sabe que precisamos e estamos prontos a fazer.

Avalie o seu estudo e as suas tentativas de relacionamento com o Senhor. Talvez o Senhor queira mudar seu relacionamento de conhecidos para amigos, ou de amigos para confidentes íntimos.

Como o Senhor está orientando você em seu jogo espiritual?

O Senhor confia em ti

Quando você não está se sentindo pleno e regularmente inspirado a fazer o que é certo, o Senhor pode estar demonstrando sua confiança em você de que você usará sua agência para escolhê–lo-mesmo sem que ele o impulsione a fazê-lo.

Se você usa seu arbítrio para escolhê–Lo, mesmo quando parece que Ele está em silêncio, você está provando a Ele e a si mesmo que está comprometido com Ele e com seus convênios.

Então, quando mais ondas atingem, quando mais problemas surgem, você já sabe de que lado está. Que dom maior podemos dar ao Senhor do que ceder a nossa própria vontade e escolhê-Lo fielmente?

Há esperança, demosntre gratidão

Embora existam inúmeras maneiras de perder a luz do evangelho, também existem inúmeras maneiras de convidar o Espírito a voltar à nossa vida. Aqui estão dois exemplos.

Muitas vezes, nestes períodos que parecemos estar separados de Deus, rogamos a Ele em oração. Não há nada de errado com isso, mas nossa mentalidade mudará se nosso foco mudar. Em vez de ficarmos presos a pensamentos sobre o que nos falta, podemos convidar o Espírito lembrando e reconhecendo nossas vastas bênçãos.

Não importa o que esteja acontecendo em nossas vidas, somos mais abençoados do que provados. Sempre.

É tão fácil tomar como garantidas as nossas bênçãos, mas quando contemplamos aquilo de que o Senhor nos poupa e a respiração diária que ele nos proporciona, começaremos a sentir-nos mais próximos dele.

Pode não acontecer de uma só vez, mas opte por praticar a gratidão. Escolha reconhecer a mão do Senhor de tantas maneiras quanto possível.

Persista

Na igreja, muitas vezes falamos de fé, mas podemos não falar de fidelidade com bastante frequência. A exatidão fala de lealdade e fidelidade.

Podemos não conseguir escolher se sentimos o Espírito Santo, mas com certeza podemos escolher permanecer leais ao Senhor, não importa o que aconteça.

Será que achamos que o Senhor não está lá só porque não podemos ouvi-Lo? Só porque não podemos vê-lo ou senti-Lo?

O que estamos experimentando temporariamente não tem qualquer influência sobre a realidade do nosso Deus. Devemos perseverar fielmente. Temos de suportar com lealdade.

Podemos optar por acreditar Nele, mesmo que por algum tempo a nossa crença tenha de se basear em memórias. Usar o nosso arbítrio para escolhê-Lo, mesmo quando podemos não sentir que é a expressão máxima de ceder a nossa vontade.

Se resistirmos em fidelidade, seremos abençoados, eventualmente, com o calor do Espírito de que nos lembramos.

Pode haver fatores na forma como sentimos o Espírito que podemos trabalhar para eliminar, e pode haver momentos em que precisamos apenas lembrar dele e suportar bem.

Se nos comprometermos a ficar ao seu lado, não importa o que aconteça, podemos ter a certeza de que Ele está lá e sentiremos o Seu espírito voltar à nossa presença.

Espere e não desista. Vai valer a pena.

Nota da autora: Embora todas as minhas respostas utilizem as escrituras e/ou palavras dos profetas modernos, não represento A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Não creio que nenhuma das minhas respostas seja abrangente. Sou apenas uma pessoa que usa o evangelho com o qual fui abençoada para trazer esperança, paz e respostas a outros que buscam a verdade.

Fonte: LDS Daily

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *