fbpx

O que críticos não sabem sobre o significado da palavra Mórmon

Mormon

Membros da Igreja, amigos e críticos geralmente não conhecem o significado da palavra mórmon. Imagem via happiness-seekers.com.

Este artigo foi publicado em happiness-seekers.com e traduzido para o mormonsud.net por Esdras Kutomi.

Por Happiness Seekers (Dustin Phelps)

Sabemos que Mórmon era um antigo profeta. Sabemos que nossas escrituras foram nomeadas por causa dele. Mas muitos mórmons não entendem o real significado da palavra Mórmon.

Eu recentemente fiz uma entrevista fora do estado para um emprego. Depois de algumas das atividades antes da entrevista, fui almoçar com vários dos outros candidatos. Durante o almoço, alguém do grupo fez uma crítica velada aos mórmons. Eu não estava ofendido com isso, e eu não disse nada porque não era realmente o momento certo ou o lugar, mas o pensamento “estranho” fez passar pela minha mente.

Foi só quando alguém perguntou onde todos tinham feito sua faculdade que eu percebi que as coisas estavam prestes a ficar um pouco desconfortáveis.

Quando foi a minha vez, eu confiantemente disse: “BYU”. Houve o reconhecimento imediato de vários rostos. Pela aparência em seus olhos, a mulher que tinha anteriormente falado mal dos mórmons, juntamente com um outro, claramente não pensam muito bem dos Santos dos Últimos Dias.

Pensando na experiência e refletindo sobre um ensinamento especial por Joseph Smith, eu pensei sobre a ironia dos sentimentos e comentários da mulher. É uma ironia que poucos estão cientes e uma ironia que os membros da Igreja podem estar interessados em conhecer.

Veja, Joseph Smith disse algumas coisas interessantes sobre o que a palavra “Mórmon” significa. Ele escreveu que a raiz de “Mórmon” em egípcio significa “bom”. E não apenas qualquer “bom”, mas “bom” no sentido mais elevado, no sentido pelo qual podemos dizer que Jesus é o “Bom Pastor”. Em essência, “Mórmon” em seu núcleo refere-se a bondade pura.

Então, quando você considera a raiz da palavra “Mórmon” em português, o “Livro de Mórmon” se torna “o Livro de Bondade.” A “Igreja Mórmon” se torna a “Igreja de bondade pura.” E “os mórmons ” tornam-se “o Povo de Bondade”.

Isso coloca comentários negativos sobre “Os mórmons”, “A Igreja Mórmon”, e “Livro de Mórmon” em um contexto totalmente novo. Quando as pessoas condenam o “mormonismo” eles não estão apenas condenando diretamente mas também linguisticamente a “bondade”. Nós, é claro, já sabemos o bem que a nossa religião representa, mas o significado da palavra Mórmon certamente faz as atitudes condescendentes mais irônicas .

Isso também nos ajuda a não tomarmos o que temos por garantido. Somos membros do grande movimento de “bondade”, e nos esforçamos para seguir os princípios de “bondade” que foram revelados pelo Deus da “bondade”. Nós seguimos o Bom Pastor.

Isso é algo pelo qual vale a pena viver e se orgulhar.

O mundo pode pensar o que quiser. Eu não culpo os outros por nos entenderem errado ou por ridicularizarem o que acreditamos. Mas eu sou e nunca terei vergonha de ser um “Mórmon”.

E quando as coisas começam a ficar um pouco mais ásperas em um mundo que tem se livrado de restrições sagradas, eu permanecerei educado, simpático, e amável com aqueles que me criticam, mas, em última análise, não darei nenhuma atenção àqueles que zombam. Por quê? Porque “… todos os que deram atenção a eles se haviam perdido”.

Então, da próxima vez que alguém disser algo depreciativo sobre os “Mórmons”, apenas sorria para si mesmo e pense na citação do filme “A Princesa Prometida” (The Princess Bride): “Você continua usando essa palavra … Eu não acho que isso significa o que você acha que isso significa”. ( você só vai gostar dessa citação se você viu “A Princesa Prometida”)

E não vamos esquecer o que o Presidente Hinckley disse sobre este assunto:

Qualquer um que procurar conhecer o homem chamado Mórmon, lendo e ponderando seus escritos; qualquer que ler esse precioso trecho de história, compilado e preservado em grande parte por este profeta, ficará sabendo que Mórmon não é uma palavra desonrosa, mas que representa o bem maior – o bem que vem de Deus.

 

Tudo isso traz a nós, que pertencemos a esta Igreja e a esta geração, uma incumbência e uma responsabilidade muito grandes: de reconhecer que quando somos chamados de mórmons, devemos viver de modo tal que nosso exemplo possa intensificar a percepção de que mórmon pode significar verdadeiramente “muito bom”.

 

Gordon B. Hinckley, Conferência de Outubro de 1990

| Para refletir
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Élder Holland: Profecia da América do Sul Continua a Se Cumprir
O que o Livro de Mórmon ensina sobre valores morais?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *