fbpx

Perguntas e Respostas: O medo é um sinal de não estar preparado?

Pergunta

As escrituras dizem “Se estiverdes preparados, não temereis”. Sempre que ouço as notícias sinto ansiedade e medo, mas tenho transtorno de ansiedade. Antes de ouvir as últimas notícias, geralmente sinto que estou indo bem e que o Senhor está feliz.

Quando estou ansioso, começo a pensar em tudo o que não estou fazendo e fico obcecado por coisas que normalmente não me preocupo tanto. Essa promessa se aplica para pessoas com TOC, Bipolaridade e Transtorno de Ansiedade? O medo é um sinal de não estar preparado?

Resposta

Este versículo é um dos meus favoritos nas escrituras, “Se estiverdes preparados, não temereis”. Um companheiro para este versículo se encontra em Doutrina e Convênios 6:36, “Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais”.

Então, para o que devemos estar preparados ou então temeremos? Vamos examinar o versículo anterior onde o Senhor nos diz para não temermos como um resultado da nossa preparação.

Nesse versículo Ele nos diz que ouviremos sobre guerras em países distantes, e nos dá um aviso/conselho específico, “mas não conheceis o coração dos homens em vossa própria terra”, no qual o Senhor poderia adicionar, “mas Eu conheço”.

Então, o Senhor diz, “acumulai sabedoria em vosso íntimo”. Que tipo de sabedoria devemos acumular em nosso íntimo que nos ajudará a estar preparados, de modo que não temeremos? Depende muito para o que você está se preparando.

Vou fazer uma pergunta simples para você: Quem você acha que sentiria mais medo ou estaria mais preocupado?

1) Um jovem que precisa trocar um pneu furado do carro e que nunca foi ensinado a trocar um pneu antes?

2) Ou um jovem que precisar trocar um pneu furado e foi ensinado aonde está o estepe e como troca-lo?

Acredito que ambos concordaremos que o jovem que foi ensinado estará menos preocupado do que o jovem que nunca foi ensinado.

E sobre a referencia de guerra e não conhecer a mente (mas Deus conhece) daqueles em nosso país? O que fomos aconselhados pelos servos do Senhor a fazer?

Se uma pessoa entesoura as palavras dos servos do Senhor, então aquele indivíduo/família estará preparado. Ele terá armazenamento, ele terá dinheiro reservado para emergências, etc.

Então, se acontecer algo em nosso país, quem estará menos preocupado ou sentirá menos medo?

Quando eu estava com os meus vinte e poucos anos, li uma citação que fez muito sentido para mim “A coragem não é a falta do medo, mas a avaliação de que algo é mais importante que o medo”.

Como seres humanos sentiremos “medo” não importa o quão preparados estivermos. Não podemos estar preparados para todas as possibilidades que podem ou não acontecer. Porém, quanto mais preparados estivermos, menor será o nosso medo.

Esse outro versículo é um importante companheiro para a escritura que você compartilhou “Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais”.

Buscamos a Deus que tudo sabe e confiamos em Suas ternas misericórdias, para que possamos seguir de onde estamos para onde precisamos chegar.

Não importa quem somos ou quais fraquezas precisamos perseverar, sempre podemos buscar a Deus, escutar Seus servos, e então agir de acordo. Se fizermos isto, entenderemos completamente este versículo das escrituras.

Vamos ver o exemplo das guerras no Livro de Mórmon. O Capitão Morôni continuou, sem parar, a preparar os nefitas para a batalha contra os lamanitas, caso eles voltassem a guerrear.

Além de toda a preparação, ainda havia coisas que o Capitão Morôni não podia prever, mas sem a preparação que fizeram, a situação dos nefitas seria muito pior do que a dos lamanitas.

Assim como o Capitão Morôni, precisamos nos preparar continuamente, aprender o que pudermos e então buscar a Deus.

Para finalizar, compartilharei com você as palavras de Mórmon a seu filho Morôni durante tempos muito difíceis de suas vidas que se encontram em Morôni 9:25-26:

“Sê fiel em Cristo, meu filho; e oxalá não te aflijam as coisas que te escrevi, a ponto de causar-te a morte, mas possa Cristo animar-te; e os seus sofrimentos e a sua morte e a manifestação do seu corpo a nossos pais e sua misericórdia e longanimidade e a esperança de sua glória e da vida eterna permaneçam em tua mente para sempre.

E que a graça de Deus, o Pai, cujo trono se acha nas alturas dos céus, e de nosso Senhor Jesus Cristo, que se assenta à mão direita de seu poder até que todas as coisas se sujeitem a ele, te acompanhe e permaneça contigo para sempre. Amém.”

O Senhor o abençoará a medida que você continuar a ser fiel ao seu testemunho de Jesus Cristo. Assim como Morôni, que você continue a permitir que amor de Cristo preencha o seu coração e a sua mente para que você sinta a Sua paz, para sempre.

Lembre-se sempre que a promessa contida nos versículos citados anteriormente é para todos, caso contrário, o Senhor faria acepção se pessoas e sabemos que Ele não o faz.

Fonte: Ask Gramps

Relacionado:

A pergunta essencial que Jesus Cristo faz a todos nós a cada dia

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *