fbpx

O eterno final: o que o Pai Celestial preparou para nós?

É comum já ter imaginado várias vezes como será que o ser humano é capaz de um dia habitar o maravilhoso lar do nosso Pai Celestial. Tenho certeza de que essa curiosidade é particularmente intrigante para o povo do Senhor. No entanto, as revelações modernas nos oferecem um pouco de como será o legado Dele a Seus Filhos.

O primeiro estado

Primeiramente, para saber aonde tudo termina, precisamos saber onde tudo começou. Antes de nossa jornada terrena, acreditamos que participamos de um conselho divino onde discutimos o Plano de Salvação. Nesse plano, a criação da Terra, a mortalidade, a Expiação de Jesus Cristo e o livre arbítrio foram apresentados.

Cada um de nós que escolheu seguir a Jesus Cristo recebeu um corpo aqui nessa vida, venceu o primeiro estado. Essa compreensão profunda mostra visão desta vida. Enquanto avançamos nesta terra, lembramos nosso compromisso pré-mortal e sentimos inspiração para viver de acordo com os princípios divinos que aceitamos naquela ocasião sagrada.

Desde aquele momento, Deus nos abençoou para vir a esta terra e buscar a vida eterna. No livro de Abraão na Pérola de Grande Valor podemos confirmar isso:

E os que guardarem seu primeiro estado receberão um acréscimo; e os que não guardarem seu primeiro estado não terão glória no mesmo reino que aqueles que guardarem seu primeiro estado […]” (Abraão 3:26)

O segundo estado

E aqui estamos! O segundo estado que Abraão continua no mesmo versículo:

“[…]e os que guardarem seu segundo estado terão um acréscimo de glória sobre sua cabeça para todo o sempre.” (Abraão 3:26)

Este é momento de provação e aprendizado que nos fará ser ou não merecedores da glória. Aqui, estamos sujeitos às experiências e adversidades que nos permitem progredir espiritualmente, escolhendo seguir os princípios divinos e assim, nos prepararmos para retornar à presença de Deus. Entretanto, o Senhor preparou este estágio da vida para cada um de nós. Nascendo nestes anos ou no século passado, cada um possui um plano individual que Deus elaborou para alcançar a vida eterna.

Nas revelações modernas, sabemos que o poder de Deus está na terra novamente, e continuamente recebemos novos alertas e bênçãos. A Segunda Vinda é o assunto mais falado nos últimos 100 anos de história da igreja, porque nós somos aqueles que receberão Cristo aqui na terra. Temos a revelação de que o Reino de Deus está às portas e que o mundo será glorificado.

Na 9º e 10º regra de fé é revelado:

9 Cremos em tudo o que Deus revelou, em tudo o que Ele revela agora, e cremos que Ele ainda revelará muitas coisas grandiosas e importantes relativas ao Reino de Deus.

10 Cremos na coligação literal de Israel e na restauração das Dez Tribos; que Sião (a Nova Jerusalém) será construída no continente americano; que Cristo reinará pessoalmente na Terra; e que a Terra será renovada e receberá a sua glória paradisíaca.” (9º e 10º Regra de Fé)

O terceiro estado

O último estado está agora mais próximo de nós do que nunca. Em todas as escrituras, encontramos relatos de profetas e pessoas inspiradas que tiveram visões do último dia e da eternidade. Deus criou uma gama infinita de obras que nem imaginamos, desejando que conheçamos melhor para, um dia, sermos como Ele e compartilharmos da mesma infinidade. Assim, em um ponto, já temos o conhecimento de que, ao ressuscitarmos, nossos corpos serão glorificados.

Entretanto, alcançar a divindade como deuses e deusas requer atingir o mais alto estágio de glória. Há três reinos de glória e um lugar de sofrimento: o Reino Celestial, o Reino Terrestre, o Reino Telestial e as trevas exteriores. No julgamento final, Deus nos julgará justamente, relembrando toda a nossa vida, e nos encaminhará para o reino que merecemos.

Jesus Cristo desempenhará o papel de nosso advogado, auxiliando nesse processo. Por isso, é crucial nos esforçarmos nesta vida para evitar ações prejudiciais e não receber uma sentença eterna que nos privaria da felicidade.

No Reino Celestial, encontramos vários graus de glória, sendo o mais elevado deles é a Exaltação, onde o objetivo é ser semelhantes a Deus. Descreve-se esse reino como o mais divino e perfeito, onde a eternidade prevalece, com ruas de ouro e magníficas mansões onde todos habitam. Filhos e filhas vestirão as melhores roupas e serão coroados honrosamente por anjos. Por outro lado, as trevas exteriores representam o inferno, onde o inimigo reinará, acompanhado por gritos, ranger de dentes, lagos de lava e enxofre, solidão, sem a visita de nenhum membro da trindade.

E depois disso?

Conhecemos o amor de Deus por cada um de Seus Filhos, e o Eterno Final mostrará a fidelidade de toda humanidade para com Ele. Assim, não há duvidas, é possível um dia reinarmos com Ele e o Salvador Jesus Cristo. E o “depois” será extraordinário, porque o extraordinário fim será eterno.

Pode ser interessante: 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *