fbpx

Moldar o corpo à imagem de Cristo e não à imagem do mundo

ter um corpo saudavel

Você quer ter uma aparência chamativa e bela? Deseja um corpo atlético? Quer postar fotos mostrando seu corpo? Deseja receber elogios devido a sua aparência e roupas? Ainda que todos devamos cuidar de nosso corpo e procurar ter uma boa aparência, a busca pelo corpo e aparência perfeitos podem ser uma armadilha.

O corpo é Sagrado

O corpo é sagrado para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Isso significa que o consideramos santo.

O Profeta Joseph Smith ensinou:

“Viemos a este mundo com o objetivo de obter um corpo e de apresentá-lo puro, diante de Deus, no Reino Celestial. O grande plano de felicidade consiste em ter um corpo. O Diabo não tem corpo, e nisso consiste seu castigo” (The Words of Joseph Smith, ed. Andrew F. Ehat e Lyndon W. Cook [1980], p. 60).

Entretanto, o corpo não é algo para ser adorado. Essa pode, na verdade, ser uma armadilha de Satanás. Algumas pessoas ficam obcecadas em ter uma boa aparência ou perfeita forma física.

A irmã Susan W. Tanner, que serviu como Presidente Geral das Moças, disse:

“Satanás [conhece as] verdades eternas a respeito do corpo, mas seu castigo é não ter corpo. Por isso, ele tenta fazer de tudo para conseguir que maltratemos essa preciosa dádiva ou façamos mau uso dela. Ele encheu o mundo de mentiras e falsidades sobre o corpo. Ele tenta muitas pessoas a profanarem essa grande dádiva do corpo por meio da falta de castidade e de recato, das libertinagens e vícios. Ele seduz alguns a desprezarem o próprio corpo; outros, ele tenta para que o adorem. Em ambos os casos, ele induz o mundo a considerar o corpo como um mero objeto.” (“A Santidade do Corpo”, Conferência Geral outubro de 2005)

alcançar

Os perigos de buscar a perfeita aparência e forma física

A irmã Tanner falou que “os prazeres do corpo” e a “aparência” podem “tornar-se uma obsessão para algumas pessoas”:

“Às vezes há um excesso egoísta de exercícios, dietas, maquiagem e dinheiro gasto nas roupas da última moda. Fico abismada com as alterações extremas que se fazem. A felicidade vem de aceitarmos o corpo que recebemos como dom divino e de fazer sobressair nossos atributos naturais, não de reformar nosso corpo à imagem do mundo. O Senhor quer que sejamos moldados (mas à Sua imagem, não à imagem do mundo), recebendo Sua imagem em nosso semblante.” (Ver Alma 5:14, 19.)

Todo mundo quer ser elogiado e bem visto aos olhos dos demais, especialmente dos amigos. Entretanto, a obsessão pela aparência perfeita pode levar a catástrofes espirituais. Algumas pessoas abusam de medicamentos, suplementos, fazem dietas mirabolantes, gastam dinheiro com cirurgias e se expõem de forma não recatada para obter aceitação e “curtidas”. Ansiedade e depressão são apenas alguns dos efeitos dessa busca incansável pelo louvor e glória do mundo.

De fato, o corpo perfeito pode se tornar um deus – e as pessoas passam a priorizar tudo relacionado a busca de um corpo e aparência ideal, deixando de lado as verdades do Evangelho.

Advertência dos Profetas

Élder David A. Bednar disse:

“Quando qualquer filho do Pai Celestial faz mau uso de seu tabernáculo mortal, seja quebrando a lei da castidade, usando drogas ou substâncias que viciam, desfigurando ou deformando a si mesmo ou adorando o falso ídolo da aparência física (a sua própria ou a de outra pessoa), Satanás se deleita. Para nós que conhecemos e compreendemos o plano de salvação, qualquer forma de profanação do corpo constitui rebelião e uma negação de nossa verdadeira identidade como filhos de Deus” (“As Coisas como realmente são”, A Liahona Junho de 2010)

Mais de um profeta falou sobre esse perigo. O Élder Jeffrey R. Holland, por exemplo, disse:

“Devemos todos procurar manter-nos na melhor forma física possível. É isso que ensina a doutrina da Palavra de Sabedoria. Significa comer bem, exercitar-se e ajudar o corpo a funcionar da maneira mais adequada. Provavelmente todos nós podemos melhorar nesse aspecto. Mas estou falando de melhores condições de saúde; porque não existe um peso ou tamanho ideal comum para todas as pessoas.

Francamente, o mundo tem sido muito cruel com vocês nesse sentido. Vocês estão sendo [bombardeados] pelo cinema, televisão, revistas de moda e propagandas com mensagens de que a aparência é tudo na vida! A ideia transmitida é que “Se sua aparência for boa o suficiente, sua vida será glamourosa, e você será feliz e popular”. Esse tipo de pressão é imenso na adolescência, para não falar da vida adulta. Em muitos casos, há um exagero no que é feito com o corpo humano para se atingir esse padrão fictício (para não dizer superficial). (…)

Em termos de preocupação consigo mesma e obsessão pela aparência física, isso é mais do que uma insanidade social; é algo espiritualmente destrutivo e responsável por grande parte da infelicidade (…). Em certo ponto, o problema se torna o que o Livro de Mórmon chamou de “fantasias vãs”.” (“Para as Moças”, Conferência Geral, outubro de 2005).

O Élder Dieter F. Uchtdorf também acrescentou (ele falou as mulheres da Igreja, mas também se aplica aos homens):

“Acham que importa para nosso Pai Celestial se sua maquiagem, suas roupas, seu cabelo, suas unhas estejam perfeitos? Acham que seu valor para Ele muda com base em quantos seguidores têm no Instagram ou no Pinterest? Vocês acham que Ele quer ver vocês preocupadas ou depressivas se alguém desfizer a amizade com vocês no Facebook ou deixar de segui-las no Twitter? Acham que a aparência externa, o tamanho do seu manequim ou a popularidade fazem a mínima diferença no seu valor para Aquele que criou o Universo?

Ele as ama não apenas por quem vocês são hoje, mas também pela personagem de glória e luz que vocês têm o potencial e o desejo de se tornar.” (“Viver o Evangelho com Alegria”, Conferência Geral, outubro de 2014)

Moldar nosso corpo à medida Dele

Paulo disse que nosso corpo é como um Templo (1 Coríntios 3:16). Um dia, se formos fiéis e guardarmos os mandamentos, estaremos entre os justos da primeira ressurreição – e chegaremos “ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4:13). Seremos gloriosos, como Cristo é.

Até lá, talvez tenhamos que convier com defeitos, falhas, deficiências e com inconformismos em nossa aparência e corpo. Na verdade, a menos que morramos antes, todos envelheceremos – e perderemos a beleza jovial que é valorizada pelo mundo. Por mais que desejemos ser atléticos, esbeltos, belos e atrativos – segundo o padrão do mundo – veremos que isso é passageiro e irrelevante para Deus. As escrituras ensinam que Ele olha para o coração (1 Samuel 16:7).

Ademais, os verdadeiros amigos se importam com coisas mais importantes que a aparência física. Devemos procurar desenvolver essa visão, e procurar olhar para o coração.

O conhecimento real sobre nosso potencial divino leva à felicidade

Quando adquirimos a visão correta sobre quem somos, e o valor do nosso corpo, nossa atitude muda.

O Presidente Boy K. Packer contou que por causa da poliomielite que teve na infância, não pode participar de atividades esportivas e sentia-se inferior a seus amigos. Contudo, quando ele recebeu sua bênção patriarcal aprendeu algo que mudou sua perspectiva, dando-lhe conforto:

“Zela por [teu corpo] e protege-o. Nunca ingira nada que prejudique seus órgãos, porque teu corpo é sagrado. Ele é o instrumento de tua mente e o alicerce de teu caráter”

Esse conhecimento – sobre a natureza de seu corpo (instrumento da mente e alicerce do caráter) e seu potencial – lhe ajudou a encarar os desafios da vida e lhe ensinou que “até as duras provações relacionadas à saúde ou um corpo deficiente ou incapacitado podem refinar a alma para o glorioso dia da restauração e da cura, que certamente virá.” (“Sois o Templo de Deus”, Conferência Geral outubro de 2000)

A visão sagrada e dom de um corpo também nos faz procurar receber a imagem de Cristo em nosso semblante. Presidente James E. Faust nos contou como:

“[O profeta] Alma pergunta se recebemos Sua imagem em nosso semblante. (Alma 5:14). Uma luz sagrada vem a nossos olhos e ao nosso semblante quando temos um relacionamento pessoal com nosso amado Pai Celestial e com Seu Filho, nosso Salvador e Redentor. Com esse relacionamento, nosso rosto refletirá essa “convicção sublime” de que Ele vive.”

Ele também disse que essa transformação nos conduz à uma “bênção maravilhosa” e nos ajuda a encontrar “felicidade e alegria” (“A Luz nos olhos Deles”, Conferência Geral outubro de 2005).

Relacionado:

6 ensinamentos das Escrituras que te ajudam a ter uma Saúde melhor

 

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
limitações
O que o profeta falou sobre pessoas com limitações físicas?
a expiação
A Importância de usar de modo correto o nome do Senhor e de Sua...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *