fbpx

5 maneiras práticas de aplicar as escrituras

Néfi, um profeta do Livro de Mórmon, encantou-se com as palavras de Isaías e “comparou as suas palavras ao meu povo”. Quando aplicamos as escrituras a nós mesmos, somos capazes de acessar mais do poder de Cristo ao estudarmos sua palavra. Mas como o fazemos?

Essas cinco dicas são fáceis de implementar em seu estudo das escrituras e podem ajudar a tornar as escrituras mais pessoalmente aplicáveis à sua vida.

Veja as escrituras como fatos reais

Quando você lê as escrituras, às vezes esquece que está lendo sobre pessoas reais que realmente existiram? Pode ser muito fácil ver as escrituras como grandes histórias que parecem mais como ficção do que com fatos reais.

Reserve um momento para mudar sua perspectiva. Reconheça que as pessoas sobre as quais você está lendo realmente existiram e são como você. Eles tinham famílias, sentimentos e fizeram tudo o que podiam para encontrar Cristo. Considere estudar o contexto histórico em torno de suas passagens bíblicas favoritas.

Use o seu próprio nome

Para ajudar a tornar uma determinada passagem mais significativa, insira seu próprio nome. Isso pode ser especialmente significativo para versículos em que o Senhor está falando diretamente com alguém. Ao ouvir seu próprio nome em tais lugares, você pode encontrar um significado mais profundo ou descobrir sentimentos ternos que não teria sentido de outra forma.

Conecte suas circunstâncias

Em um diário de estudo, escreva o que uma pessoa em particular nas escrituras está experimentando. Tente mantê-lo geral. Por exemplo, Néfi lutou com seus irmãos, Abis sentiu-se sozinha em seu testemunho no meio de incrédulos e Morôni enfrentou turbulência política.

Então, escreva como você se sentiria em uma situação similar. Por fim, leia os versículos novamente com esses sentimentos em mente. Faça anotações das impressões que surgirem em sua mente.

Reescreva um versículo

Pegue o seu versículo favorito e o escreva em suas próprias palavras. Essa prática pode ser útil de duas maneiras. Primeiro, se você tem dificuldade com a linguagem das escrituras, isso pode ajudar a simplificar o texto. Segundo, você pode criar afirmações de ação inspiradores. Pondere sobre esse exemplo em 1 Néfi 3:7:

E aconteceu que eu, Néfi, disse a meu pai: Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas.

Assim, farei o que o Senhor me ordenar. Sei que o Senhor irá preparar um caminho para que eu cumpra Seus mandamentos e eu irei confiar Nele.

Identifique e aplique os princípios do evangelho

Enquanto estuda as escrituras, tente identificar princípios do evangelho. No cerne das palavras de Deus existem exemplos poderosos de retidão. Vá além do texto e se pergunte o que Deus está tentando ensinar você sobre como deve viver sua vida.

Então, reserve um tempo para fazer metas para aplicar o que aprender. Encontrar aplicações reais para a vida e aplicar diligentemente o que aprendemos em nossas ações é como realmente aprendemos e crescemos.

Como você aplica as escrituras em sua vida? Compartilhe conosco nos comentários.

Veja também: A lição que aprendi quando fui vulnerável com meus filhos

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *