A lição que aprendi quando fui vulnerável com meus filhos
Às vezes, como esposa e mãe, senti uma necessidade avassaladora de cuidar de tudo e de todos. Mas e quando isso se torna demais? Vale a pena “manter a calma”?
E sei que não estou sozinha ao sentir dessa maneira. Em um episódio do podcast All In, a atriz de voz e cantora Adassa compartilha uma lição importante sobre família e vulnerabilidade que ela aprendeu pouco antes de sua grande oportunidade na Disney.
Após sua família ter COVID em 2020, ela ficou misteriosamente paralisada do pescoço para baixo. Ao descrever a experiência, ele compartilhou:
“Pensei que ia morrer. Literalmente escrevi meu testamento. …E então, de repente, eu recuperava um a capacidade de andar um pouco, e então tudo voltava a piorar. E se eu tentasse falar e andar ao mesmo tempo, eu desmaiaria.”
Em uma ocasião assustadora, Adassa quase se afogou na banheira porque seus membros ficaram dormentes e ela não conseguiu pedir ajuda.
“Nos momentos de fraqueza, nos tornamos mais fortes”
Mas Adassa diz que aprender a depender mais de sua família, simplesmente por necessidade, também lhe ensinou uma confiança incrível. Ela dizia até mesmo para seus filhos mais novos: “Eu realmente preciso da sua ajuda e da sua força para me ajudar porque a Mamãe não pode fazer isso agora”.
Ela afirma que admitir suas fraquezas e ser vulnerável com seus filhos a ajudou a se tornar uma mãe melhor. “Às vezes, tememos os momentos de fraqueza, mas, honestamente, nos momentos de fraqueza, nos tornamos mais fortes do que nunca”.
Em meio a exames médicos, tentando recuperar sua capacidade de se mover e um crescimento imenso como mãe, a família de Adassa recebeu uma ligação. Era uma proposta para Adassa dar voz a Dolores Madrigal no próximo filme da Disney, Encanto, com música original de Lin-Manuel Miranda, vencedor do Tony e Grammy Awards.
Mesmo estando doente, Adassa disse a seu marido, Gabe: “Você pode ligar [e dizer não] se eu estiver morta. Eu vou aceitar.” O resto é história.
Permita-se ser vulnerável
Encanto se tornou um clássico instantâneo da Disney. E Adassa foi indicada por seu trabalho na viral “Não falamos do Bruno”. E desde Encanto, ela se apresentou com o Tabernacle Choir em sua recente turnê mundial na Cidade do México e lançou o que ela chama de “um álbum de gratidão” intitulado In Jesus We Are One (Em Jesus Somos Um).
Mas a lição que ela aprendeu, e a lição de sua história que eu mais amo, veio quando ela descobriu uma das melhores bênçãos terrenas de ter uma família eterna.
“As crianças são mais fortes e mais resistentes do que pensamos… Às vezes, eu quero fazer tudo e cuidar de tudo porque quero tudo perfeito. Mas notei que elas podem ser fortes, e podem ficar mais fortes, e está tudo bem. Podemos sobreviver como família… Se realmente queremos que nossas famílias estejam juntas para sempre, então haverá momentos em que toda a família será obrigada a mostrar humildade, força, amor e compaixão – toda a família, não apenas indivíduos. E, realmente me sinto grata por tudo, incluindo os momentos difíceis, porque me fez crescer mais rápido e de uma maneira que eu nunca pensei que pudesse crescer.”
Então, da próxima vez que eu tentar ser tudo para todos ou esconder minhas emoções do meu filho quando estiver sobrecarregada, quero permitir que ele encontre maneiras, em seu doce jeito de criança, de me confortar e me servir. Quero ser capaz de crescer mais forte pessoalmente e como família ao lado dele, em vez de à frente ou atrás dele.
Fonte: LDS Living
Veja também:
Quando o outro lado do véu me ajudou a fazer minha genealogia
Uma carta aberta para 5 tipos de mães
Escolher ter filhos em um mundo cada vez mais difícil