fbpx

A ira é pecado? O que dizem líderes da Igreja e as escrituras

ira

A ira é pecado? Já ouvi muitas respostas diferentes das pessoas quando faço esta pergunta. Alguns dizem que é pecado porque ela afasta o Espírito. Alguns dizem que não é pecado se a ira for controlada corretamente. No entanto, os líderes da Igreja incentivam com veemência os membros a evitar a ira, especialmente quando causa estresse em nossa família. Aqui está o que as autoridades da Igreja disseram sobre a ira e como lidar com ela.

“Um pecado de pensamento”

ira

O fogo, se não controlada adequadamente pode causar um grande desastre. A mesma coisa acontece com a ira. Se não tomarmos cuidado, a raiva pode facilmente assumir o controle e prejudicar as pessoas ao nosso redor. O Presidente Spencer W. Kimball disse: “A ira é um pecado de pensamento”. Ele disse que se um homem não controla seus pensamentos, pode facilmente levar a uma ação pecaminosa. Explicou que quando Cristo pregou o Sermão da Montanha, Ele deu uma lei maior: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás. Eu, porém, vos digo que qualquer que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo” (Mateus 5:21-22).

A ira de Deus

Existem várias referências à ira de Deus nas escrituras. A ira de Deus difere da ira dos homens: A ira é um sentimento de hostilidade, ressentimento ou raiva. Nenhum desses sentimentos estiveram presentes, creio eu, ou jamais estão presentes em Deus. Acredito que as ações de Deus, às vezes, são interpretadas como decorrentes de ira porque Ele aplica as consequências, incluindo o castigo, por violação de Suas leis. Mas quando olhamos para o castigo de Deus, vemos que é justo — não há nenhum elemento de hostilidade ou vingança. . . Muitas escrituras afirmam que o castigo do Senhor e o sofrimento que vêm Dele são para o benefício de Seus filhos e surgem da compaixão.”

Um exemplo deste tipo de ira pode ser encontrado na Bíblia, quando Jesus expulsa os cambistas do templo. Na ocasião, Jesus diz: “Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda” (João 2:16). A “ira” de Jesus como a Bíblia descreve é usada nesta circunstância para servir a Deus, honrá-Lo e abençoar Seus filhos.

Como lidar com esse sentimento

Uma das maiores tarefas da vida é de governar nossos pensamentos e emoções. O presidente Hinckley disse que a ira é “uma indicação da incapacidade de controlar seus pensamentos, palavras e emoções”.

Para superar a fraqueza humana, simplesmente não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos da graça de Deus. Mesmo quando a ira surgir podemos escolher não agir de acordo com ela e em vez disso, permitir que nossas emoções causem em nós um maior desejo de servir a Deus e a Seus filhos.

Conclusão

Não desanime quando estiver tentando lidar com seus sentimentos de ira. Lembre-se de que a perfeição não pode ser alcançada nesta vida. No entanto, com a ajuda de Deus, podemos continuar a melhorar e desenvolver relacionamentos mais fortes.

 

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

https://mormonsud.net/inspiracao/mitos-sobre-perdao/

 

| Para refletir
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
aviso
História de quando um aviso do Espírito salvou a vida do Presidente...
Terapeuta familiar compartilha conversa franca sobre o divórcio na...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *